(UECE – 2015) Atente às seguintes afirmações acerca do Movimento Tenentista no Brasil.
I. O Tenentismo surgiu entre militares, especialmente entre os militares de baixa patente.
II. Os Tenentes, de modo geral oriundos das camadas médias da população, defendiam a moralização da vida política.
III. Nos anos 1920, organizaram várias ações militares, entre elas o chamado Levante de Copacabana.
IV. Os Tenentistas pretendiam um governo comunista e exigiram, a partir de 1922, que seus líderes se filiassem ao PCB (Partido Comunista Brasileiro).
Está correto o que se afirma apenas em
- A) I e IV.
- B) I, II e III.
- C) II e III.
- D) III e IV.
Resposta:
A alternativa correta é letra B)
IV. Os Tenentistas pretendiam um governo comunista e exigiram, a partir de 1922, que seus líderes se filiassem ao PCB (Partido Comunista Brasileiro).
Incorreta. O Tenentismo não era um movimento comunista. Segundo Boris Fausto:
"[...]pretendiam dotar o país de um poder centralizado, com o objetivo de educar o povo e seguir uma política vagamente nacionalista. Tratava-se de reconstruir o Estado para construir a nação. O grande mal das oligarquias - pensavam eles - consistia na grafmentação do Brasil, na sua transformação "em vinte feudos" cujos senhores são escolhidos pela política dominante.
Embora não chegassem nessa época a formular um programa antiliberal, os "tenentes" não acreditavam que o "liberalismo autêntico" fosse o caminho para a recuperação do país. Faziam restrições às eleições diretas, ao sufrágio universal, insinuando a crença em uma via autoritária para a reforma do Estado e da sociedade." (FAUSTO, Boris. O sentido do Tenentismo in: História do Brasil. EDUSP, 2015. p269)
Deixe um comentário