(UECE – 2015) Os movimentos nacionalistas da Argélia nasceram no final da Primeira Guerra Mundial e apresentaram diversas soluções. Divididos entre extremistas defensores de um país muçulmano: aqueles a favor da total colaboração com os franceses e aqueles que aprovavam a ajuda da França desde que fossem reconhecidos plenos direitos políticos para os muçulmanos. Após anos de conflitos,
- A) a Argélia é proclamada independente em 1962, tornando-se um país que nasceu sob a marca de fortes contrastes entre os diferentes grupos de libertação.
- B) no ano de 1940, a França é derrotada pela Força de Libertação Nacional Argelina.
- C) em 1958, De Gaulle, defensor de uma “Argélia francesa”, concedeu autonomia e independência para aquele país.
- D) a França, para defender os seus interesses econômicos, sobretudo em relação ao Sahara, em 1961, fez um acordo de colaboração mútua.
Resposta:
A alternativa correta é letra A)
a) a Argélia é proclamada independente em 1962, tornando-se um país que nasceu sob a marca de fortes contrastes entre os diferentes grupos de libertação.
Correta.
b) no ano de 1940, a França é derrotada pela Força de Libertação Nacional Argelina.
Incorreto. A Frente de Libertação Nacional é um partido nacionalista argelino e foi criado em 1º de novembro de 1954 como uma fusão de pequenos partidos, com o objetivo de obter a independência da Argélia frente à França. Dessa forma, em 1940 ela ainda não existia.
c) em 1958, De Gaulle, defensor de uma “Argélia francesa”, concedeu autonomia e independência para aquele país.
Incorreto. A Argélia é proclamada independente em 1962.
d) a França, para defender os seus interesses econômicos, sobretudo em relação ao Sahara, em 1961, fez um acordo de colaboração mútua.
Incorreto. Esse acordo de colaboração mútua foi feito em 1962.
Deixe um comentário