Prova de Biologia da UECE 2016 Resolvida
1) Atente que se diz sobre flores, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso. ( ) Flores que apresentam órgãos reprodutores de ambos os sexos, masculino e feminino, são chamadas dioicas. ( ) Flores hermafroditas são denominadas completas quando constituidas por quatro conjuntos de verticilo florais. ( ) Nas espermatófitas, o ovário, que fica na base do gineceu, corresponde ao fruto desenvolvido a partir da fecundação. ( ) As sépalas são geralmente verdes e sua função é cobrir e o botão floral antes de ele se abrir.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- A) F, F, V, V
- B) V, F, V, F
- C) V, V, F, F
- D) F, V, F, V
A alternativa correta é letra D)
None2) (Uece 2016) Atente ao que se diz sobre artrópodes e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Possuem exoesqueleto que reveste e protege o corpo de perigos externos.
( ) Ao tornarem-se adultos, podem realizar ecdise várias vezes durante a vida.
( ) Crustáceos e insetos pertencem a esse grupo, mas aracnídeos não podem ser classificados como tal.
( ) Apresentam sistema digestório completo, com digestão extracelular e sistema circulatório fechado.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- A) F, V, V, F.
- B) V, F, V, V.
- C) V, V, F, F.
- D) F, F, F, V.
A alternativa correta é letra C)
( ) Crustáceos e insetos pertencem a esse grupo, mas aracnídeos não podem ser classificados como tal.
Falsa. Aracnídeos também são artrópodes.
( ) Apresentam sistema digestório completo, com digestão extracelular e sistema circulatório fechado.
Falsa. Artrópodes apresentam sistema circulatório aberto.
3) (Uece 2016) As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas com formas variáveis medindo aproximadamente de 0,2 a 10 de diâmetro e 2 a 10 de comprimento. Existem teorias sobre a origem das mitocôndrias que discutem o provável surgimento dessas organelas nas células eucariontes durante a evolução. Supõe-se que, por volta de 2,5 bilhões de anos, células procarióticas teriam fagocitado, sem digestão, arqueobactérias capazes de realizar respiração aeróbia, disponibilizando energia para a célula hospedeira, garantindo alimento e proteção (uma relação harmônica de dependência).
(Krukemberghe Fonseca, BRASIL ESCOLA. Em: http://www.brasilescola.com/biologia/mitocondrias.htm. Acessado em 2015.).
A respeito das mitocôndrias, pode-se afirmar corretamente que
- A) são constituídas por duas membranas das quais a mais interna é lisa e a externa é pregueada, formando as cristas mitocondriais que delimitam a matriz mitocondrial local onde ficam dispersas estruturas ribossomais, enzimas e um filamento de DNA circular.
- B) a membrana externa das mitocôndrias é rica em enzimas respiratórias.
- C) durante o processo de respiração aeróbia, ocorrem reações determinantes nas mitocôndrias: o Ciclo de Krebs nas cristas mitocondriais e a Cadeia Respiratória na matriz mitocondrial.
- D) o fato de esta organela possuir material genético próprio permite a ela capacidade de autoduplicar-se, principalmente em tecidos orgânicos que requerem uma compensação fisiológica maior quanto à demanda energética; isso é percebido pela concentração de mitocôndrias em células de órgãos como o fígado (células hepáticas) e a musculatura (fibra muscular).
A alternativa correta é letra D)
são constituídas por duas membranas das quais a mais interna é lisa e a externa é pregueada, formando as cristas mitocondriais que delimitam a matriz mitocondrial local onde ficam dispersas estruturas ribossomais, enzimas e um filamento de DNA circular.
Incorreta. São constituídas por duas membranas das quais a mais externa é lisa e a interna é pregueada, formando as cristas mitocondriais que delimitam a matriz mitocondrial local onde ficam dispersas estruturas ribossomais, enzimas e um filamento de DNA circular.a membrana externa das mitocôndrias é rica em enzimas respiratórias.
Incorreta. A membrana interna das mitocôndrias é rica em enzimas respiratórias.durante o processo de respiração aeróbia, ocorrem reações determinantes nas mitocôndrias: o Ciclo de Krebs nas cristas mitocondriais e a Cadeia Respiratória na matriz mitocondrial.
Incorreta. Durante o processo de respiração aeróbia, ocorrem reações determinantes nas mitocôndrias: o Ciclo de Krebs na matriz e a Cadeia Respiratória nas cristas mitocondriaiso fato de esta organela possuir material genético próprio permite a ela capacidade de autoduplicar-se, principalmente em tecidos orgânicos que requerem uma compensação fisiológica maior quanto à demanda energética; isso é percebido pela concentração de mitocôndrias em células de órgãos como o fígado (células hepáticas) e a musculatura (fibra muscular).
(Alternativa Correta)
4) (UECE 2016) Antioxidantes presentes em extratos de plantas vêm atraindo, cada vez mais, atenção dos consumidores. O uso de plantas com propriedades farmacológicas também chama a atenção dos pesquisadores, pois, as plantas medicinais desempenham um papel muito importante na saúde pública, principalmente em países em desenvolvimento. Os antioxidantes originados de plantas, como os carotenoides, timol, fenólicos, etc., são considerados suplementos alimentares preservativos de doenças, sendo estes compostos fenólicos considerados como inibidores anticarcinogênicos (VELLOSA et al., 2007). Adicionalmente, foi observado que a ação de antioxidantes presentes em alimentos como frutas e vegetais promovem uma prevenção contra patologias como câncer ou doenças cardiovasculares (ATOUI et al., 2006).
No que concerne a antioxidantes naturais e suas características, assinale a afirmação correta.
- A) A vitamina E é a vitamina mais estudada atualmente e trata-se de uma substância hidrossolúvel.
- B) A vitamina C é um potente agente redutor e pode ser sintetizada dentro do nosso organismo.
- C) Os flavonoides atuam como agentes terapêuticos e são pigmentos naturais presentes nos vegetais.
- D) O ácido ascórbico é um excelente oxidante que previne muitas doenças neurodegenerativas.
A alternativa correta é letra C)
a) Incorreta. A vitamina E é um antioxidante, contudo, se trata de uma substância lipossolúvel.
b) Incorreta. A vitamina C não pode ser sintetizada por nosso organismo, portanto, deve ser ingerida.
c) Correta. Os flavonóides podem ser considerados pigmentos naturais, produzidos por vegetais, desempenham um papel fundamental na sua proteção contra agentes oxidantes (raios ultravioletas, substancias químicas presentes nos alimentos, poluição). Participam na fase que depende da luz durante a fotossíntese, e geralmente são encontrados na parte aérea da planta, estando ausentes apenas em organismos de origem marinha. São representativos na dieta humana, mas não podem ser sintetizados em nosso organismo, então são obtidos através de alimentos como frutas, legumes, verduras e também no chá de ervas, no vinho e no mel.
d) Incorreta. A vitamina C, ou ácido ascórbico, é um agente redutor, um antioxidante.
5) (UECE 2016) Atente ao seguinte excerto:
“[…] Sabe-se que as malformações congênitas, dentre elas a microcefalia, têm etiologia complexa e multifatorial, podendo ocorrer em decorrência de processos infecciosos durante a gestação. As evidências disponíveis até o momento indicam fortemente que o vírus Zika está relacionado à ocorrência de microcefalias. No entanto, não há como afirmar que a presença do vírus Zika durante a gestação leva, inevitavelmente, ao desenvolvimento de microcefalia no feto. A exemplo de outras infecções congênitas, o desenvolvimento dessas anomalias depende de diferentes fatores que podem estar relacionados à carga viral, fatores do hospedeiro, momento da infecção ou presença de outros fatores e condições desconhecidos até o momento. Por isso, é fundamental continuar os estudos para descrever melhor a história natural dessa doença”.
(Ministério da Saúde – Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus zika, 2015).
Sobre a replicação viral, é INCORRETO afirmar que
- A) o genoma viral é de DNA ou de RNA.
- B) na célula hospedeira o genoma viral direciona a síntese dos componentes necessários para a produção de novos virions, que são veículos para transmissão do genoma viral para a próxima célula hospedeira ou organismo.
- C) todos os genomas virais são parasitas moleculares obrigatórios que somente se tornam funcionais após se replicarem em uma célula.
- D) todos os vírus devem transcrever o tRNA que será traduzido pelos ribossomos do hospedeiro: então, os vírus são parasitas da maquinaria de síntese proteica da célula.
A alternativa correta é letra D)
a) Correta. Realmente existem virus com ambos os materiais genéticos, no entanto são exceções à regra, como os demais vírus da família Mimiviridae, por isso ao analisar essa questão é importante ver quais das alternativas apresenta conceitos mais errados, nesse caso, e sempre pensar em não considerar as exceções à regra.
b) Correta. A replicação viral é fundamental para a produção de novos virions que serão liberados no meio estracelular para infectar novas células. O vírus, ao infectar uma célula hospedeira, passa a comandar o metabolismo celular e a sintetizar nucleotídeos e proteínas que irão compor as novas partículas virais.
c) Correta. Os genomas só são funcionais quando podem ser replicados, transcritos e traduzidos, ou seja, expressos, o que necessita de um aparato específico de enzimas e proteínas. Os vírus não possuem nenhum desses aparatos, portanto, seu genoma só pode ser funcional após a infecção da célula hospedeira que terá seu aparato proteico dominado pelo genoma viral.
d) Incorreta. Os vírus não transcrevem RNA transportador (tRNA). Vírus utilizam o substrato das células para sintetizar proteínas, e são os tRNA que carregam os aminoácidos necessários para essa síntese, logo, os tRNA utilizados também serão os das células. Os vírus de DNA inserem seu DNA no citoplasma celular, onde será transcrito em mRNA e traduzido em proteínas. Os vírus de RNA inserem seu RNA no citoplasma celular, onde será traduzido em proteínas (há alguns tipos de vírus em que o processo é diferente, havendo mais etapas).
6) (Uece 2016) No que diz respeito às estruturas cerebrais e seus possíveis comprometimentos quando afetadas, relacione as colunas abaixo, numerando a coluna II de acordo com a I.
Coluna I | Coluna II | |
1. Cerebelo | ( ) Memória | |
2. Córtex | ( ) Equilíbrio | |
3. Bulbo | ( ) Emoções | |
4. Hipotálamo | ( ) Respiração |
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- 2, 1, 4, 3.
- 1, 2, 3, 4.
- C) 3, 4, 2, 1.
- D) 2, 3, 4, 1.
A alternativa correta é letra A)
A relação correta, de cima para baixo, na coluna II, é: 2, 1, 4 e 3.
Coluna I | Coluna II | |
1. Cerebelo | ( 2 ) Memória | |
2. Córtex | ( 1 ) Equilíbrio | |
3. Bulbo | ( 4 ) Emoções | |
4. Hipotálamo | ( 3 ) Respiração |
Alternativa correta: A
7) (UECE/2016) As bactérias são seres unicelulares, procariotos, que têm formas de vida do tipo isolada ou em agrupamentos variados do tipo coloniais. Embora esses seres celulares sejam considerados pelo senso comum como “micróbios perigosos”, há muitas espécies importantes para o equilíbrio dinâmico dos seres vivos e destes com o meio ambiente. Assim sendo, muitos estudos e pesquisas são desenvolvidos na área da microbiologia, para melhor conhecer a maquinaria biológica das bactérias.
Sobre a citologia bacteriana, é correto afirmar que
- A) moléculas de DNA que ficam ligadas ao cromossomo bacteriano e costumam conter genes para resistência a antibióticos são denominadas de plasmídeos.
- B) o capsídeo bacteriano, também conhecido como membrana celular, é constituído por substância química, exclusiva das bactérias, conhecida como mureína.
- C) os pneumococos, bactérias causadoras de pneumonia, são espécies de bactérias que possuem, externamente à membrana esquelética, outro envoltório, mucilaginoso, denominado de cápsula.
- D) externamente à membrana plasmática existe uma parede celular ou membrana esquelética, de composição química específica de bactérias – o ácido glicol.
A alternativa correta é letra C)
a) Incorreta. Os plasmídeos são moléculas de DNA circular que não ficam ligadas ao cromossomo bacteriano, mas sim livres no citosol da bactéria.
b) Incorreta. O capsídeo é uma estrutura típica de vírus, que consiste de um envólucro proteico que guarda o material genético viral. Nas bactérias, além da membrana celular, existe a parede celular de peptideoglicano (geralmente mureína), além de poder existir uma cápsula bacteriana.
c) Correta. Os pneumococos são bactérias patogênicas causadoras de pneumonia. Possuem, externamente à membrana esquelética, uma cápsula mucilaginosa que dificulta a atividade imunológica do hospedeiro. Em certas bactérias, além do cromossomo bacteriano, pode haver um DNA extracromossômico, denominado plasmídeo. Ele não contém genes essenciais à bactéria, mas, possui genes relacionados à resistência a antibióticos. Capsídeo, Parede Celular e Membrana celular são estruturas distintas. A parede celular é composta com peptídeoglicano, não ácido glicol. Além disso, peptidioglicano mureína não é exclusivo das bactérias, é um componente presente na parede celular de vários grupos de procariontes, como por exemplo as cianobactérias.
d) Incorreta. A parede celular de bactérias é composta por peptideoglicano, geralmente mureína, e não por ácido glicol.
8) (UECE 2016) Relacione os tipos de células do tecido ósseo com suas respectivas funções, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Osteócitos.
2. Osteoblastos.
3. Osteoclastos.
Coluna II
( ) Produção da região orgânica da matriz óssea.
( ) Reabsorção óssea.
( ) Manutenção da matriz óssea.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- A) 3, 1, 2.
- B) 2, 3, 1.
- C) 1, 2, 3.
- D) 1, 3, 2.
A alternativa correta é letra B)
1. Osteócitos: tipo celular presente no tecido ósseo. Estão localizados em cavidades ou lacunas dentro da matriz óssea, apresentando um papel fundamental na manutenção de sua integridade.
2. Osteoblastos: os osteoblastos sintetizam a parte orgânica da matriz óssea, composta por colágeno tipo I, glicoproteínas e proteoglicanas.
3. Osteoclastos: os osteoclastos participam dos processos de absorção e remodelação do tecido ósseo
Alternativa correta: B
9) (UECE 2016) O nome “caatinga” é de origem Tupi-Guarani e significa “floresta branca”, que certamente caracteriza bem o aspecto da vegetação na estação seca, quando as folhas caem (Albuquerque & Bandeira 1995) e apenas os troncos brancos e brilhosos das árvores e arbustos permanecem na paisagem seca. A província das Caatingas no nordeste do Brasil é estimada em cerca de 800.000 km (IBGE 1985). Inclui os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, a maior parte da Paraíba e de Pernambuco, sudeste do Piauí, oeste de Alagoas e Sergipe, região norte e central da Bahia, e uma faixa que se estende em Minas Gerais seguindo o rio São Francisco, juntamente com um enclave no vale seco da região média do rio Jequitinhonha. Segundo Andrade-Lima, 1981, a ilha de Fernando de Noronha também deve ser incluída.
Sobre as características do Bioma Caatinga, é correto afirmar que
- A) as caatingas semiáridas, comparadas a outras formações brasileiras, apresentam muitas características extremas dentre os parâmetros meteorológicos: a mais alta radiação solar, alta nebulosidade, a mais alta temperatura média anual, as mais altas taxas de umidade relativa, evapotranspiração potencial mais elevada, e, sobretudo, precipitações mais baixas e irregulares, limitadas, na maior parte da área, a um período muito curto no ano.
- B) a característica mais marcante do clima é o sistema de chuvas irregular de ano a ano, com a média de desvio anual (expressa como percentagem) de 20 a mais de 50%. Tais setores com desvios mais elevados de chuvas estão ligados em geral àqueles com o total anual menor, com alta concentração em três meses e períodos secos mais longos.
- C) as caatingas podem ser caracterizadas como florestas arbóreas ou arbustivas que compreendem principalmente árvores e arbustos baixos, muitos dos quais apresentam espículas, macrofilia e raras características xerofíticas.
- D) uma importante classe de solos pouco conhecida, relatada para as Caatingas são os solos arenifórmicos no Ceará, Bahia e, particularmente, no Rio Grande do Norte.
A alternativa correta é letra B)
a) Incorreta. A caatinga apresenta umidade relativa baixa e ventos fortes e secos que, associados aos demais elementos climáticos, determinam a aridez da paisagem.
b) Correta. O período chuvoso é curto, de 3 a 5 meses de duração, geralmente de janeiro a maio. As chuvas são torrenciais e irregulares concentradas nesses primeiros meses do ano. O período seco ou estiagem ocorre, na maior parte do ano, de 7 a 9 meses, entre junho e dezembro.
c) Incorreta. Os cactos são plantas que habitam regiões áridas, como deserto e a caatinga, e geralmente apresentam folhas reduzidas e modificadas em espinhos.
d) Incorreta. O tipo de solo mais comum é o raso e pedregoso, que apresenta plantas de baixo porte (arbustos) e cactáceas.
10) (UECE 2016) De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e o IBGE, 2015, a Caatinga é o principal bioma da Região Nordeste, ocupando totalmente o Ceará e parte do Rio Grande do Norte (95%), da Paraíba (92%), de Pernambuco (83%), do Piauí (63%), da Bahia (54%), de Sergipe (49%), de Alagoas (48%) e do Maranhão (1%). A Caatinga também cobre 2% de Minas Gerais. Além disso, é importante relatar que a Caatinga apresenta uma grande riqueza de ambientes e espécies, que não é encontrada em nenhum outro bioma. Infelizmente, os desmatamentos e as queimadas alteraram os ecossistemas originais desse exótico bioma.
No que diz respeito ao bioma Caatinga, assinale a afirmação verdadeira.
- A) A seca, a luminosidade e o calor característicos de áreas tropicais resultam numa vegetação
de savana estépica, espinhosa e decidual (quando as folhas caem em determinada época).
- B) Esse bioma está sujeito a dois períodos secos anuais: um de curto período de estiagem,
seguido de chuvas intermitentes e um de seca longa seguido de chuvas torrenciais que
podem faltar durante anos.
- C) Dos ecossistemas originais da Caatinga, 40% foram alterados, em especial por causa de
desmatamentos e queimadas.
- D) A Caatinga, cujo nome é de origem indígena e significa “mata clara e aberta”, é
exclusivamente brasileira e ocupa cerca de 1% do País.
A alternativa correta é letra A)
Os fatores ecológicos abióticos como a estiagem, o calor e a luminosidade, característicos de regiões tropicais, determinam o desenvolvimento de uma vegetação de savana estépica, espinhosa e decídua, formada por plantas que perdem as folhas em épocas secas, fisionomia típica do bioma Caatinga.