Prova de Geografia da UECE 2016 Resolvida
1) “Conjunto de correntes que caracterizou a geografia no período que se estende de 1870 aproximadamente, quando a geografia tornou-se uma disciplina institucionalizada nas universidades europeias, à década de 1950, quando se verificou a denominada revolução teorético-quantitativa […]”.
Correa, Roberto Lobato. Espaço um conceito chave da Geografia. p. 17.
In: Geografia: conceitos e temas. 1995.
Essa descrição se refere ao conceito de geografia
- A) tradicional.
- B) cultural.
- C) crítica.
- C)
- D) agrária.
A alternativa correta é letra A)
None2) “O espaço entendido como espaço social, vivido, em estreita correlação com a prática social não deve ser visto como espaço absoluto, […] O espaço também não é um instrumento político, um campo de ações de um indivíduo ou grupo, ligado ao processo de reprodução da força de trabalho através do consumo”.
Corrêa, R. L. Espaço, um conceito-chave da geografia.
Geografia: conceitos e temas. Castro, I. E. et. al. Rio de Janeiro. 1995. p. 25.
Partindo dessa concepção de espaço, de acordo com a Geografia Crítica, é correto afirmar que espaço pode ser entendido como
- A) um espaço absoluto que forma um conjunto de pontos independentes de qualquer coisa.
- B) uma relação excludente entre a noção de planície isotópica e sua representação matricial.
- C) um ponto fixo, ou o lugar da hierofania.
- C)
- D) o lócus da reprodução das relações sociais de produção.
A alternativa correta é letra D)
None3) Atente ao seguinte excerto: “A floresta Amazônica de Terra Firme é um ecossistema que apresenta uma diversidade florística muito elevada, via de regra, maior que os demais ecossistemas florestais do mundo. […] a diversidade é, via de regra, muito elevada. Este não é um fato novo, tendo sido ressaltado por vários autores”.
Leitão Filho, Hermógenes de Freitas. Considerações sobre a florística de florestas tropicais e subtropicais do brasil. Ipef, n.35, p.41-46, abr.1987.
Dentre os vários fatores integrados que justificam a elevada diversidade em florestas tropicais, como a Amazônica, está a:
- A) elevação média das temperaturas da Terra.
- B) redução da precipitação na Amazônia.
- C) produtividade elevada dos ecossistemas.
- D) redução da vegetação e aumento do número de animais.
A alternativa correta é letra C)
Incorreta: A) Um dos fatores que influência na grande biodiversidade das florestas tropicais é o conjunto do fator pouca amplitude térmica com altas temperaturas e disponibilidade de riqueza hídrica, isso ocorre pela localiza intertropical dessas faixas verdes, só a alta temperatura não justifica se a mesma acompanha ausência de umidade (vide desertos da faixa tropical do globo). A localização das florestas tropicais já faz com que sejam a região do globo que recebe mais incidência solar.
Incorreta: B) A riqueza hídrica da região amazônica é um dos fatores determinantes para a biodiversidade, diminuir o regime hídrico implica diretamente na diminuição dela.
Correta: C) A Floresta Amazônica por sua imensidão é composta por uma rede complexa é rica de ecossistemas diversos, ímpares e complementares entre si que contribuem para manutenção e evolução da fauna e flora.
Incorreta: D) A redução da vegetação desse bioma impacta diretamente na diminuição da fauna e como resultado perda da biodiversidade do bioma.
4) Considerando alguns dos principais eventos realizados sobre clima e desenvolvimento sustentável, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Agenda 21
2. IPCC
Coluna II
( ) Organização ligada à ONU e criada a partir do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente. Tem, dentre os seus objetivos, o estudo do clima da Terra.
( ) Reúne parte dos maiores estudiosos sobre o aquecimento global.
( ) Vários países participantes da Rio 92 acordaram e assinaram este documento que constitui uma tentativa de promover um novo padrão de desenvolvimento, denominado “desenvolvimento sustentável”.
( ) Pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- A) 1, 2, 2, 1.
- B) 2, 2, 1, 1.
- C) 1, 1, 2, 1.
- D) 2, 2, 1, 2.
- E) 1, 1, 2, 2.
A alternativa correta é letra B)
None5) Os oceanos correspondem à maior área superficial do planeta. Possuem uma profundidade média de aproximadamente 3.700 metros, e suas margens continentais representam cerca de 20% do total da área por eles ocupada. Considerando essas feições, analise as afirmações a seguir, e escreva (1) se a afirmação fizer referência a uma Margem Continental do Tipo Pacífico, e (2) se fizer referência a uma Margem Continental do Tipo Atlântico.
( ) Plataforma, talude e elevação continental são algumas das feições típicas deste tipo de margem, que são definidas a partir do gradiente batimétrico.
( ) As fossas oceânicas são as feições mais características deste tipo de margem. Pelo fato de não receberem quantidades significativas de sedimentos, normalmente não desenvolvem um sopé continental.
( ) Esta margem se desenvolveu a partir do rifteamento e separação de um continente, dando origem a um novo oceano e dois blocos continentais. A margem leste da América do Sul e América do Norte, e as margens leste e oeste da África são exemplos deste tipo de margem.
( ) A margem do tipo ativa localiza-se nas regiões de convergência das placas litosféricas, onde ocorre a subducção de uma placa sob a outra.
( ) Nesta margem concentram-se as principais atividades vulcânicas e sísmicas da Terra.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- A) 2, 1, 2, 1, 1.
- B) 1, 2, 1, 2, 1.
- C) 2, 2, 1, 1, 2
- D) 1, 1, 2, 2, 2
A alternativa correta é letra A)
( 2 ) Plataforma, talude e elevação continental são algumas das feições típicas deste tipo de margem, que são definidas a partir do gradiente batimétrico. Pois, a margem do Oceano Atlântico, muito antigamente, era uma cadeia de montanhas, assim, ela foi erodida deixando, apenas, as serras que agora compões nossa região litorânea, então, a partir dessa erosão e deposição de sedimentos no litoral, foram gerados esses taludes, plataformas e elevações continentais na área costeira.
( 1 ) As fossas oceânicas são as feições mais características deste tipo de margem. Pelo fato de não receberem quantidades significativas de sedimentos, normalmente não desenvolvem um sopé continental. Pois, devido ao encontro entre as placas de Nazca e Sul- Americana, há a criação, justamente, de uma fossa oceânica, na região de subducção no encontro dessas duas placas tectônicas.
( 2 ) Esta margem se desenvolveu a partir do rifteamento e separação de um continente, dando origem a um novo oceano e dois blocos continentais. A margem leste da América do Sul e América do Norte, e as margens leste e oeste da África são exemplos deste tipo de margem. Pois, a margem do Oceano Atlântico foi formada a partir da separação do continente americano do continente africano durante a separação da Pangeia.
( 1 ) A margem do tipo ativa localiza-se nas regiões de convergência das placas litosféricas, onde ocorre a subducção de uma placa sob a outra. Pois, a margem do Oceano Pacífico é, extremamente, ativa, justamente, pela convergência entre as duas placas tectônicas citadas acima.
( 1 ) Nesta margem concentram-se as principais atividades vulcânicas e sísmicas da Terra. Pois, devido ao encontro convergente entre as placas tectônicas, que geraram a Cordilheira dos Andes, essa região do Oceano Pacífico possui uma intensa atividade vulcânica e sísmica, dentre as mais intensas da Terra.
6) (Uece 2016) Atente à seguinte descrição: a luta contra o regime ditatorial deste governo que está no poder há quase 50 anos comandado pelo mesmo partido, o Baath, teve início em março de 2011. Seu governante anterior proibiu a criação de partidos de oposição. Contudo, em fevereiro de 2012, foi anunciada a criação de uma nova constituição que entraria em vigor após as eleições presidenciais de 2014, e que previa o pluripartidarismo.
O país árabe que passou por essa questão política, que influenciou os conflitos armados posteriores é o(a)
- A) Tunísia.
- B) Egito.
- C) Síria.
- D) Turquia.
A alternativa correta é letra C)
[C]
Como mencionado corretamente na alternativa [C], a Síria foi palco do desdobramento da Primavera Árabe cujas manifestações populares pressionaram o presidente Bashar Al-Assad do partido Baath à maior democratização política, contudo, a forte oposição do governo aos opositores resultou em uma sangrenta guerra civil. Estão incorretas as alternativas seguintes porque não correspondem ao contexto indicado pelo enunciado.
7) Considerando alguns dos principais eventos realizados sobre clima e desenvolvimento sustentável, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Agenda 21
2. Carta da Terra
3. IPCC
Coluna II
( ) Organização ligada à ONU e criada a partir do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente. Tem, dentre os seus objetivos, o estudo do clima da Terra.
( ) Reúne parte dos maiores estudiosos sobre o aquecimento global.
( ) Vários países participantes da Rio 92 acordaram e assinaram este documento que constitui uma tentativa de promover um novo padrão de desenvolvimento, denominado “desenvolvimento sustentável”.
( ) Pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
( ) Tem como um dos seus princípios respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade, reconhecendo que todos os seres são interligados e cada forma de vida tem valor, independentemente de sua utilidade para os seres humanos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- A) 2, 3, 3, 2, 1.
- B) 3, 3, 1, 1, 2.
- C) 1, 2, 3, 1, 2.
- D) 3, 2, 1, 2, 3.
A alternativa correta é letra B)
8) (Uece 2016) Atente ao excerto a seguir:
“Duzentos e cinquenta milhões de habitantes na época da Antiguidade Clássica, meio bilhão pelos meados do século XVII, um bilhão em 1850, dois bilhões em 1940, mais quatro bilhões antes de 1980. […] A mais inelutável das razões de desigualdade entre os homens é hoje a sua origem geográfica, isto é, o lugar onde nascem”.
George, 1986, p. 7-8. In: Moreira, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico. Por uma epistemologia critica. Contexto, São Paulo, 2011. p. 78-79.
As reflexões históricas, sociais e espaciais sobre a distribuição do homem na Terra podem ser as mais diversas. Dentre as causas da explosão demográfica, pode-se apontar corretamente
- A) a revolução na higiene, que acompanhou a Revolução Industrial, principalmente nas áreas da medicina e do saneamento básico.
- B) o acesso de toda a população mundial a remédios e tratamento de saúde mais modernos e eficazes.
- C) o aumento global da produção de alimentos que eliminou a fome e a desnutrição em todos os continentes.
- D) o aumento do número de cidades no mundo, fato que elevou drasticamente a população global.
A alternativa correta é letra A)
[A]
A partir do século 19 houve uma intensificação do crescimento da população mundial devido à taxa de natalidade elevada, elevação da expectativa de vida e queda substancial da taxa de mortalidade. Isto aconteceu devido a fatores como urbanização, avanço da medicina, difusão do saneamento básico e melhora dos indicadores de educação. No século 21, observa-se certa queda no ritmo de crescimento nos países desenvolvidos e países emergentes em razão de declínio das taxas de fecundidade e natalidade.
9) Dentre as mais importantes etapas nos trabalhos de campo dos estudos geológicos e geomorfológicos encontram-se a identificação e a descrição dos tipos de rochas. Analise as seguintes afirmações que tratam sobre os três principais tipos de rochas:
I. De acordo com as variações do teor de sílica, as rochas ígneas podem ser ácidas, intermediárias, básicas e ultrabásicas.
II. Pelitos e ruditos são exemplos de rochas sedimentares formadas por ações químicas e biológicas, respectivamente.
III. As rochas metamórficas que ocupam regiões profundas da crosta terrestre, submetidas a temperaturas entre 100 e 250 °C possuem alto grau de metamorfismo.
Está correto o que se afirma somente em
- A) I e II.
- B) III.
- C) I.
- D) II e III.
A alternativa correta é letra C)
10) (Uece 2016) Atente ao seguinte excerto: “O tratamento do clima urbano, como um dos componentes da qualidade do ambiente, não poderá ser considerado insignificante para o mundo moderno. Com isso, há um envolvimento, se não metafísico, pelo menos, ideológico no seu sentido mais puro. Ele se reveste de um anseio, uma expectativa em participar das cruzadas pró-ambiente, às quais se filiam muitos idealistas ou ecoativistas, como às vezes são designados aqueles que almejam melhor qualidade de vida para a sociedade”.
Monteiro, Carlos Augusto de Figueiredo. Teoria e Clima Urbano, um projeto e seus caminhos. In Clima Urbano. Ed Contexto. São Paulo. 2009. p.14.
Considerando o excerto, a partir da concepção do autor, pode-se concluir acertadamente que
- o estudo do clima urbano não é uma tarefa simples ou sem importância. Pelo contrário, é por demais relevante para a qualidade ambiental nos grandes centros urbanos e no planeta como um todo.o estudo do clima urbano interessa apenas aos habitantes das grandes metrópoles e a uma minoria de pesquisadores e ambientalistas.apenas as condições físicas e ambientais das grandes cidades, como as principais características do seu relevo e da sua geologia, influenciam no clima urbano.muito embora a temática do clima urbano seja importante para o melhor entendimento da relação homem natureza nas cidades, ainda são insignificantes os estudos nessa área.
A alternativa correta é letra A)
None