(Uece 2016) Atente ao excerto a seguir:
“Duzentos e cinquenta milhões de habitantes na época da Antiguidade Clássica, meio bilhão pelos meados do século XVII, um bilhão em 1850, dois bilhões em 1940, mais quatro bilhões antes de 1980. […] A mais inelutável das razões de desigualdade entre os homens é hoje a sua origem geográfica, isto é, o lugar onde nascem”.
George, 1986, p. 7-8. In: Moreira, Ruy. Para onde vai o pensamento geográfico. Por uma epistemologia critica. Contexto, São Paulo, 2011. p. 78-79.
As reflexões históricas, sociais e espaciais sobre a distribuição do homem na Terra podem ser as mais diversas. Dentre as causas da explosão demográfica, pode-se apontar corretamente
- A) a revolução na higiene, que acompanhou a Revolução Industrial, principalmente nas áreas da medicina e do saneamento básico.
- B) o acesso de toda a população mundial a remédios e tratamento de saúde mais modernos e eficazes.
- C) o aumento global da produção de alimentos que eliminou a fome e a desnutrição em todos os continentes.
- D) o aumento do número de cidades no mundo, fato que elevou drasticamente a população global.
Resposta:
A alternativa correta é letra A)
[A]
A partir do século 19 houve uma intensificação do crescimento da população mundial devido à taxa de natalidade elevada, elevação da expectativa de vida e queda substancial da taxa de mortalidade. Isto aconteceu devido a fatores como urbanização, avanço da medicina, difusão do saneamento básico e melhora dos indicadores de educação. No século 21, observa-se certa queda no ritmo de crescimento nos países desenvolvidos e países emergentes em razão de declínio das taxas de fecundidade e natalidade.
Deixe um comentário