(Uece 2016) O litoral do Nordeste se estende, segundo Silveira (1964), das proximidades da baía de São Marcos até a Baía de Todos os Santos, dividido em dois macrocompartimentos: a costa semiárida, a nordeste do cabo Calcanhar, e a costa nordeste oriental, ou das Barreiras, do cabo Calcanhar até a baía de Todos os Santos.
MUEHE, Dieter. O litoral Brasileiro e sua compartimentação. Geomorfologia do Brasil. Cunha, S. B. 2003. Rio de Janeiro. p. 290.
Considerando os aspectos fisiográficos do litoral nordestino, pode-se afirmar corretamente que as dunas costeiras
- A) ocorrem indistintamente em todo o litoral nordestino, e possuem maior expressão e representatividade no sul da Bahia.
- B) no Ceará não têm nenhuma relação, quanto ao seu deslocamento, com o clima ou com a estação chuvosa.
- C) presentes nos Lençóis Maranhenses têm idade geológica do Cretáceo, por isso são formadas por areias quartzosas distróficas.
- D) têm sua origem, em parte, relacionada aos processos de subida e descida do nível do mar.
Resposta:
A alternativa correta é letra D)
A - INCORRETA - Ocorre praticamente em todo litoral nordestino, mas tem sua maior expressão nos estados mais ao norte, onde há maior presença dos ventos alísios, que influenciam na formação mais intensa das dunas.
B - INCORRETA - A formação de dunas está relacionada ao clima , pois para que os sedimentos se desloquem e se acumulem é necessário que eles estejam secos, por isso é mais comum a formação de Dunas em climas com estações secas durante o ano.
C - INCORRETA - as dunas são formações recentes da era Cenozóica, e o Cretáceo é da era Mesozóica.
D - CORRETA - As ondas carregam grande quantidade de areia, depositando-as nas praias. Quando estes sedimentos estão secos, tem-se o início do trabalho de transporte realizado pelo vento, que os modela e os fazem acumular nas partes mais elevadas das praias.
ALTERNATIVA D
Ilustração da formação das dunas em etapas.
Monitor: Igor M. Moreira
Deixe um comentário