Prova de Biologia do ENEM 2015 Resolvida
1) A definição de queimadura é bem ampla, porém, basicamente, é a lesão causada pela ação direta ou indireta produzida pela transferência de calor para o corpo. A sua manifestação varia desde bolhas (flictenas) até formas mais graves, capazes de desencadear respostas sistêmicas proporcionais à gravidade da lesão e sua respectiva extensão. Muitas vezes, os primeiros socorros prestados à vítima, ao invés de ajudar, acabam agravando ainda mais a situação do paciente.
Disponível em: www.bombeiros-bm.rs.gov.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).
Ao se deparar com um indivíduo que sofreu queimadura com formação de flictena, o procedimento de primeiros socorros que deve ser realizado antes de encaminhar o paciente ao hospital é
- A) colocar gelo sobre a flictena para amenizar a dor.
- B) utilizar manteiga para evitar o rompimento da flictena.
- C) passar creme dental para diminuir a ardência da flictena.
- D) perfurar a flictena para que a água acumulada seja liberada.
- E) cobrir a flictena com gazes molhadas para evitar a desidratação.
A alternativa correta é letra E)
Os primeiro socorros para queimaduras se limitam à cobrir a área com gazes molhadas, no caso de formação de bolhas, e lavagem do local com água corrente em temperatura ambiente. Não devem ser aplicados no local nenhum produto, como pastas de dente, e nunca se deve estourar a bolha formada.
2) (ENEM – 2015) Euphorbia mili é uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil e conhecida como coroa-de-cristo. O estudo químico do látex dessa espécie forneceu o mais potente produto natural moluscicida, a miliamina L.
MOREIRA. C. P. s.; ZANI. C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do látex de Synadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre
Biomphalaria glabrata e isolamento do constituinte majoritário. Revista Eletrônica de Farmácia. n. 3, 2010 (adaptado).
O uso desse látex em água infestada por hospedeiros intermediários tem potencial para atuar no controle da:
- A) dengue.
- B) malária.
- C) elefantíase.
- D) ascaridíase.
- E) esquistossomose.
A alternativa correta é letra E)
A esquistossomose é uma doença parasitária que tem como vetor o caramujo (molusco) Biomphalaria sp.
Alternativa correta: E
3) (ENEM – 2015) O formato das células de organismos pluricelulares é extremamente variado. Existem células discoides, como é o caso das hemácias, as que lembram uma estrela, como os neurônios, e ainda algumas alongadas, como as musculares. Em um mesmo organismo, a diferenciação dessas células ocorre por:
- A) produzirem mutações específicas.
- B) possuírem DNA mitocondrial diferentes.
- C) apresentarem conjunto de genes distintos.
- D) expressarem porções distintas do genoma.
- E) terem um número distinto de cromossomos.
A alternativa correta é letra D)
A diferenciação das células (morfológicas e fisiológicas) em um organismo, ocorre devido a expressão de partes distintas dos genes. Ou seja, para cada tipo celular, uma porção diferente do DNA será lida. Lembrando que esse DNA é mesmo para todas as células desse indivíduo.
4) (ENEM-2015) Entre os anos de 1028 e 1038, Alhazen (Ibn al-Haytham; 965-1040 d.C.) escreveu sua principal obra, o Livro da Óptica, que, com base em experimentos, explicava o funcionamento da visão e outros aspectos da ótica, por exemplo, o funcionamento da câmara escura. O livro foi traduzido e incorporado aos conhecimentos científicos ocidentais pelos europeus. Na figura, retirada dessa obra, é representada a imagem invertida de edificações em um tecido utilizado como anteparo.
Se fizermos uma analogia entre a ilustração e o olho humano, o tecido corresponde ao(à)
- A) íris.
- B) retina.
- C) pupila.
- D) córnea.
- E) cristalino.
A alternativa correta é letra B)
a) Incorreta. A íris regula o diâmetro da pupila, ou seja, a entrada de luz.
b) Correta. A estrutura do olho análoga à imagem invertida utilizada na figura é a retina. Quando a imagem é formada na retina, esta é reduzida e invertida. Ao chegar ao córtex cerebral, ela é processada.
c) Incorreta. A pupila é a abertura do olho por onde a luz entra.
d) Incorreta. Córnea é a membrana transparente que recobre o olho.
e) Incorreta. O cristalino é a lente responsável pelo foco da visão.
5) (ENEM – 2015) Os anfíbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre. Apesar disso, a sobrevivência do grupo ainda permanece restrita a ambientes úmidos ou aquáticos, devido à manutenção de algumas características fisiológicas relacionadas à água.
Uma das características a que o texto se refere é a
- A) a reprodução por viviparidade.
- B) respiração pulmonar nos adultos.
- C) regulação térmica por endotermia.
- D) cobertura corporal delgada e altamente permeável.
- E) locomoção por membros anteriores e posteriores desenvolvidos.
A alternativa correta é letra D)
a) Incorreta. Anfíbios se reproduzem por oviparidade.
b) Incorreta. A respiração pulmonar nos adultos não é uma característica que faz com que os anfíbios ainda tenham uma certa dependência da umidade.
c) Incorreta. Anfíbios são ectotérmicos.
d) Correta. A pele dos anfíbios é extremamente permeável, e auxilia no processo de trocas gasosas, mas para tal função necessita que a pele sempre esteja umida, sendo portanto um organismo bastante dependente de ambientes úmidos e aquáticos apesar de serem terrestres.
e) Incorreta. Não é uma característica relacionada à relativa dependência da umidade.
6) A palavra “biotecnologia” surgiu no século XX, o cientista Herbert Boyer introduziu a informação responsável pela fabricação da insulina humana em uma bactéria, para que ela passasse a produzir a substância.
Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado).
As bactérias modificadas por Herbert Boyer passaram a produzir insulina humana porque receberam
- A) a sequência de DNA codificante de insulina humana.
- B) a proteína sintetizada por células humanas.
- C) um RNA recombinante de insulina humana.
- D) o RNA mensageiro de insulina humana.
- E) um cromossomo da espécie humana.
A alternativa correta é letra A)
Ao receber a sequência de DNA codificante da insulina humana, as bactérias transgênicas modificadas por Herbert Boyer passaram a produzir o hormônio humano que regula a glicemia.
Alternativa correta: A
B) Incorreta --> a proteína sintetizada por células humanas. Se recebesse apenas a proteína ela não seria capaz de sintetizar novas proteínas, precisaria estar inserido no material genético.
C) Incorreta --> um RNA recombinante de insulina humana. Isso também não permitiria que a bactéria continuasse sintetizando a insulina, pois o RNA serviria apenas uma vez, já se o gene estiver no DNA, ela poderá sintetizar outras proteínas.
D) Incorreta --> o RNA mensageiro de insulina humana. O mesmo dito para a afirmativa C, o RNAm serviria apenas para uma unica sintese, o gene precisa ser inserido no DNA.
E) Incorreta --> um cromossomo da espécie humana A presença de mais uma molécula de DNA, poderia causar a morte da bactéria, ou ate mesmo causa a formação de proteínas mutantes.
7) Tanto a febre amarela quanto a dengue são doenças causadas por vírus do grupo dos arbovírus, pertencentes ao gênero Flavivirus, existindo quatro sorotipos para o vírus causador da dengue. A transmissão de ambas acontece por meio da picada de mosquitos, como o Aedes aegypti. Entretanto, embora compartilhem essas características, hoje somente existe vacina, no Brasil, para a febre amarela e nenhuma vacina efetiva para a dengue.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Fundação Nacional de Saúde. Dengue: Instruções para pessoal de combate ao vetor. Manual de Normas Técnicas. Disponível em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 7 ago. 2012 (adaptado).
Esse fato pode ser atribuído à
- A) maior taxa de mutação do vírus da febre amarela do que do vírus da dengue.
- B) alta variabilidade antigênica do vírus da dengue em relação ao vírus da febre amarela.
- C) menor adaptação do vírus da dengue à população humana do que do vírus da febre amarela.
- D) presença de dois tipos de ácidos nucleicos no vírus da dengue e somente um tipo no vírus da febre amarela
- E) baixa capacidade de indução da resposta imunológica pelo vírus da dengue em relação ao da febre amarela.
A alternativa correta é letra B)
a) Incorreta. Não temos a informação de que a taxa de mutação do vírus da febre-amarela é maior que a do vírus da dengue. Por conta da presença de 4 sorotipos de vírus de dengue, é provável que a taxa de mutação do vírus da dengue seja maior que o da febre-amarela.
b) Correta. A dificuldade em se produzir uma vacina eficiente contra a dengue, reside no fato de existirem diversos subtipos do vírus e alta variabilidade antigênica causada por mutações, em relação ao vírus da febre-amarela.
c) Incorreta. Ambos os vírus são adaptados a infectar humanos.
d) Incorreta. Ambos os vírus possuem apenas RNA como material genético.
e) Incorreta. Vírus da dengue e da febre-amarela não possuem diferentes capacidades de geração de resposta imune.
8) (Enem 2015) Normalmente, as células do organismo humano realizam a respiração aeróbica, na qual o consumo de uma molécula de glicose gera 38 células de ATP. Contudo, em condições anaeróbicas, o consumo de uma molécula de glicose pelas células é capaz de gerar apenas duas moléculas de ATP.
Qual curva representa o perfil de consumo de glicose para manutenção da homeostase de uma célula que inicialmente está em uma condição anaeróbica e é submetida a um aumento gradual da concentração de oxigênio?
- A) 1.
- B) 2.
- C) 3.
- D) 4.
- E) 5.
A alternativa correta é letra E)
A respiração anaeróbica é menos efetiva que a aeróbica, pois seu saldo é equivalente a 2 ATPs somente. Devido a esse fato a demanda por glicose é muito maior na fermentação, considerando a necessidade de uma mesma quantia de ATPs. Em uma situação onde a concentração de oxigênio aumenta gradualmente, fazendo com que o ambiente se torne aeróbico, a demanda por glicose diminui, já que na respiração celular são gerados mais ATPs utilizando a mesma quantidade de glicose, portanto a curva que melhor representa essa situação é a 5.
Alternativa correta: E.
9) (ENEM – 2015) Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.
Nessa situação o sistema excretor dos estudantes
- A) aumentou a filtração glomerular.
- B) produziu maior volume de urina.
- C) produziu urina com menos ureia.
- D) produziu urina com maior concentração de sais.
- E) reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos.
A alternativa correta é letra D)
a) Incorreta. A taxa filtração glomerular não tende a mudar.
b) Incorreta. Em situações de carência hídrica, a urina tende a ter volume reduzido e maior concentração, para economizar água no organismo.
c) Incorreta. A concentração de ureia na urina irá aumentar, já que o volume de água será reduzido.
d) Correta. Em situação de risco de desidratação, a ação do hormônio antidiurético (ADH), amplifica a reabsorção de água nos túbulos renais. Consequentemente, os estudantes eliminam urina com menor volume de água e maior concentração de sais minerais.
e) Incorreta. A reabsorção de glicose e aminoácidos não tende a ser reduzida, mas talvez aumentada, assim como a reabsorção de água.
10) (ENEM -2015) A cariotipagem é um método que analisa células de um indivíduo para determinar seu padrão cromossômico. Essa técnica consiste na montagem fotográfica, em sequência, dos pares de cromossomos e permite identificar um indivíduo normal (46, XX ou 46, XY) ou com alguma alteração cromossômica. A investigação do cariótipo de uma criança do sexo masculino, com alterações morfológicas e comprometimento cognitivo, verificou que ela apresentava fórmula cariotípica 47, XY, +18.
A alteração cromossômica da criança pode ser classificada como:
- A) estrutural, do tipo deleção.
- B) numérica, do tipo euploidia.
- C) numérica, do tipo poliploidia.
- D) estrutural, do tipo duplicação.
- D)
- E) numérica, do tipo aneuploidia.
A alternativa correta é letra E)
Alternativa correta: E
As aneuploidias são alterações cromossômicas numéricas onde ocorre adição ou deleção e apenas um cromossomo ou mais. O cariótipo 47, XY +18, indica que o indivíduo possui um cópia a mais do cromossomo 18.