Hipoxia ou mal das alturas consiste na diminuição de oxigênio (O2) no sangue arterial do organismo. Por essa razão, muitos atletas apresentam mal-estar (dores de cabeça, tontura, falta de ar etc.) ao praticarem atividade física em altitudes elevadas. Nessas condições, ocorrerá uma diminuição na concentração de hemoglobina oxigenada (HbO2) em equilíbrio no sangue, conforme a relação:
A alteração da concentração de hemoglobina oxigenada no sangue ocorre por causa do(a):
- A) elevação da pressão arterial
- B) aumento da temperatura corporal.
- C) redução da temperatura do ambiente.
- D) queda da pressão parcial de oxigênio
- E) diminuição da quantidade de hemácias.
Resposta:
A alternativa correta é letra D)
a) Incorreta. Não há relação direta entre a quantidade de oxigênio e a pressão arterial do sangue. O fator que é alterado pela variação da quantidade de oxigênio dissolvido no sangue influência a pressão parcial de oxigênio, e não a pressão arterial. A pressão arterial é afetada principalmente pela frequência cardíaca, débito cardíaco e diâmetro dos vasos sanguíneos.
b) Incorreta. Nos animais homeotérmicos, a manutenção da temperatura corporal é dependente da energia gerada no metabolismo aeróbico, que consequentemente dependente do consumo de oxigênio. Dessa forma, a manutenção da temperatura corporal é dependente do consumo de oxigênio que possibilita a geração de energia no metabolismo aeróbico, mas não é o que causa a alteração da concentração de hemoglobina oxigenada.
c) Incorreta. A temperatura ambiental não vai deslocar o equilíbrio da reação, não alterando a concentração de hemoglobina oxigenada.
d) Correta. Locais de altitude elevada apresentam menores pressões de oxigênio, isto é, a quantidade de O2 disponível pela mesma quantidade de ar é reduzida. Consequentemente, a quantidade de oxigênio ligado à hemoglobina é reduzida, já que existe menos O₂ entrando no pulmão para a realização da hematose.
e) Incorreta. A quantidade de hemácias aumenta com a altitude e não diminui.
Deixe um comentário