Prova de Geografia do ENEM 2015 Resolvida
1) A questão ambiental, uma das principais pautas contemporâneas, possibilitou o surgimento de concepções políticas diversas, dentre as quais se destaca a preservação ambiental, que sugere uma ideia de intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa.
PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
Considerando as atuais concepções políticas sobre a questão ambiental, a dinâmica caracterizada no texto quanto à proteção do meio ambiente está baseada na
- A) prática econômica sustentável.
- B) contenção de impactos ambientais.
- C) utilização progressiva dos recursos naturais.
- D) proibição permanente da exploração da natureza.
- E) definição de áreas prioritárias para a exploração econômica.
A alternativa correta é letra D)
A) incorreta: O trecho fala sobre intocabilidade na natureza e recursos e não exploração sustentável.
B) incorreta: O texto trata de uma solução para conter os impactos e o comando da questão pergunta qual é ela.
C) incorreta: O texto salienta deixar de usar de forma total os recursos para preservá-los.
D) correta: O texto menciona a doutrina da "preservação ambiental", que "sugere uma ideia de intocabilidade da natureza e impede o seu aproveitamento econômico sob qualquer justificativa.". Isso significa que tal dinâmica pressupõe a proibição da exploração do meio-ambiente em qualquer circunstância, com ações permanentes e gerais.
E) incorreta: O trecho fala sobre intocabilidade na natureza e recursos de forma geral e não da separação de zonas.
2) (Enem 2015) Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova Iorque para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.
REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educador, 1994 (adaptado).
A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de
- A) linhas de montagem e formação de estoques.
- B) empresas burocráticas e mão de obra barata.
- C) controle estatal e infraestrutura consolidada.
- D) organização em rede e tecnologia da informação.
- E) gestão centralizada e protecionismo econômico.
A alternativa correta é letra D)
a) linhas de montagem e formação de estoques.
Incorreto. O texto não se refere a formação de estoque, o foco é na produção em teia.
b) empresas burocráticas e mão de obra barata.
Incorreto. O texto pode nos levar a entender a diminuição da burocracia na produção já que ele se internacionaliza cada vez mais e não específica em relação a mão de obra.
c) controle estatal e infraestrutura consolidada.
Incorreto. O texto discorre sobre a expansão na produção e a perda das barreiras nacionais, não fala sobre a intervenção do Estado.
d) organização em rede e tecnologia da informação.
Correta. Pelo enunciado podemos perceber que se trata de um modelo criado na Terceira Revolução Industrial, chamado de Toyotismo, que se dá pelo fato da fabricação ser mais descentralizada e o mercado ser ampliado de maneira mais global. E é aí que entra essas tecnologias, como as redes de comunicação de informações e de transporte, fazendo com se transforme nessa Teia Global. Onde existe uma terceirização da fabricação dos produtos e serviços.
e) gestão centralizada e protecionismo econômico.
Incorreto. O texto trata justamente da produção descentralizada.
3) Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que — embora amasse muito seu pai — estava pronta a deixá-lo morrer, a sacrificá-lo por seu país. Quando o presidente Bush citou suas palavras, elas foram entendidas como manifestação “normal” de patriotismo americano; vamos conduzir uma experiência mental simples e imaginar uma menina árabe maometana pateticamente lendo para as câmeras as mesmas palavras a respeito do pai que lutava pelo Talibã — não é necessário pensar muito sobre qual teria sido a nossa reação.
ZIZEK, S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Bom Tempo, 2003.
A situação imaginária proposta pelo autor explicita o desafio cultual do(a)
- A) prática da diplomacia.
- B) exercício da alteridade.
- C) expansão da democracia.
- D) universalização do progresso.
- E) conquista da autodeterminação.
A alternativa correta é letra B)
a) prática da diplomacia.
Incorreto. A situação imaginária proposta pelo autor não tem relação com a prática da diplomacia.
b) exercício da alteridade.
Correta. A proposição de Zizek revela uma assimetria com relação às noções de patriotismo e sacrifício. Do lado americano, ele seria compreensível e até mesmo enaltecido; do lado árabe seria condenado e rechaçado. Tal hipótese reflete o desafio da "alteridade", ou seja, da transposição de situações da própria cultura em direção a outra, antagônica em termos geopolíticos. Esse desafio e a falta da construção de um pensamento empático revelam as origens da intolerância discutida pelo filósofo no texto.
c) expansão da democracia.
Incorreto. A situação imaginária proposta pelo autor não tem relação com a expansão da democracia.
d) universalização do progresso.
Incorreto. A situação imaginária proposta pelo autor não tem relação com a universalização do progresso.
e) conquista da autodeterminação.
Incorreto. A situação imaginária proposta pelo autor não tem relação com a conquista da autodeterminação.
4) Tanto potencial poderia ter ficado pelo caminho, se não fosse o reforço em tecnologia que um gaúcho buscou. Há pouco mais de oito anos, ele usava o bico da botina para cavoucar a terra e descobrir o nível de umidade do solo, na tentativa de saber o momento ideal para acionar os pivôs de irrigação. Até que conheceu uma estação meteorológica que, instalada na propriedade, ajuda a determinar a quantidade de água de que a planta necessita. Assim, quando inicia um plantio, o agricultor já entra no site do sistema e cadastra a área, o pivô, a cultura, o sistema de plantio, o espaçamento entre linhas e o número de plantas, para então receber recomendações diretamente dos técnicos da universidade.
CAETANO, M. O valor de cada gota. Globo Rural, n. 312, out. 2011.
A implementação das tecnologias mencionadas no texto garante o avanço do processo de
- A) monitoramento da produção.
- B) valorização do preço da terra.
- C) correção dos fatores climáticos.
- D) divisão de tarefas na propriedade.
- E) estabilização da fertilidade do solo.
A alternativa correta é letra A)
A) correta: O texto mostra como os dados mais precisos podem gerar medidas mais eficazes (e com menos perdas) no processo agrícola, permitindo que o dono da terra possa monitorar suas atividades e gerir sua produção.
B) incorreta: O texto não aborda a questão monetária da valorização da terra.
C) incorreta: Os fatores climáticos não são corrigidos, mas o plantio é adaptado para que as medidas sejam complementares às necessidades de cada cultura.
D) incorreta: Os mecanismos não dividem as tarefas, mas sim quantificam o melhor para as culturas .
E) incorreta: Os mecanismos não estabilizam a fertilidade so solo, mas sim quantificam o melhor para as culturas.
5) (Enem 2015) Algumas regiões do Brasil passam por uma crise de água por causa da seca. Mas, uma região de Minas Gerais está enfrentando a falta de água no campo tanto em tempo de chuva como na seca. As veredas estão secando no norte e no noroeste mineiro. Ano após ano, elas vêm perdendo a capacidade de ser a caixa-d’água do grande sertão de Minas.
VIEIRA. C. Degradação do solo causa perda de fontes de água de famílias de MG. Disponível em: http://g1.globo.com.Acesso em: 1 nov. 2014.
As veredas têm um papel fundamental no equilíbrio hidrológico dos cursos de água no ambiente do Cerrado, pois
- A) colaboram para a formação de vegetação xerófila.
- B) formam os leques aluviais nas planícies das bacias.
- C) fornecem sumidouro para as águas de recarga da bacia.
- D) contribuem para o aprofundamento dos talvegues à jusante.
- E) constituem um sistema represador da água na chapada.
A alternativa correta é letra E)
As Veredas são áreas consideradas um Sub – bioma do Cerrado, com solos hidromórficos ( solos com excesso de água) , áreas pantanosas, com presença da palmeiras, estão próximas as nascentes de rios, afloramento de água, que se encontram no cerrado, por ser uma região de muitos planaltos, essa região é conhecida como caixa-d’água do Brasil.
A – colaboram para a formação de vegetação xerófila. – INCORRETA –
as plantas xerófilas são os cactos, os mandacarus e os xique-xiques, que são vegetações típicas da Caatinga e não do Cerrado.
B – formam os leques aluviais nas planícies das bacias. – INCORRETA
Leque Aluvial é aquele desenho em forma de triângulo que se formam na foz de um rio e nada tem a ver com as Veredas que estão próximas as nascentes de possíveis rios e não na foz.
C – fornecem sumidouro para as águas de recarga da bacia. – INCORRETA
As veredas são regiões de afloramento de água, ou seja, que alimenta as bacias hidrográficas, ela não tem esse papel de sumidouro ( de absorver a água)
D – contribuem para o aprofundamento dos talvegues à jusante – INCORRETA
as Veredas não fará esse papel de aprofundamento dos talvegues ( parte mais funda do rio) no sentido de sua foz, pois as águas dos afluentes, os processos erosivos, e a precipitação tem papéis importantes na formação de talvegues mais profundos.
E – constituem um sistema represador da água na chapada. – CORRETA
As veredas são formadas principalmente nas chapadas, que num determinado local de afloramento de águas, que se acumulam numa determinada área devido a um relevo represador, permitindo que aquele local forme essa área pantanosa e úmida mesmo em períodos da seca.
Monitor: Igor M. Moreira
6) A imagem representa o resultado da erosão que ocorre em rochas nos leitos dos rios, que decorre do processo natural de
- A) fraturamento geológico, derivado da força dos agentes internos.
- B) solapamento de camadas de argilas, transportadas pela correnteza.
- C) movimento circular de seixos e areias, arrastados por águas turbilhonares.
- D) decomposição das camadas sedimentares, resultante da alteração química.
- E) assoreamento no fundo do rio, proporcionado pela chegada de material sedimentar.
A alternativa correta é letra C)
A) incorreta: O comando da questão fala sobre a feição ser característica de atividade erosiva nos leitos dos rios, logo não tem influência dos agentes internos.
B) incorreta: Solapamento do solo é quando uma parte afunda ou desliza e sendo assim a feição representada não faz jus a nomenclatura.
C) correta: A forma resultante da ação erosiva – tendo como agente as águas dos rios – aponta que o processo que a originou foram sucessivos movimentos circulares, com a presença de sedimentos. Sendo assim, a única opção que faz a descrição destes movimentos é a que fala sobre as águas turbilhonares com a presença de seixos e areias.
D) incorreta: A ação que a feição sofre, como foi dito no enunciado, é erosiva de forma mecânica e não química.
E) incorreta: O assoreamento diz sobre o acúmulo de sedimento e a exercício fala sobre erosão.
7) (Enem 2015) Os movimentos de massa constituem-se no deslocamento de material (solo e rocha) vertente abaixo pela influência da gravidade. As condições que favorecem os movimentos de massa dependem principalmente da estrutura geológica, da declividade da vertente, do regime de chuvas, da perda de vegetação e da atividade antrópica.
(BIGARELLA, J. J. Estrutura e origem das paisagens tropicais e subtropicais. Florianópolis: UFSC, 2003 (adaptado).)
Em relação ao processo descrito, sua ocorrência é minimizada em locais onde há
- A) exposição do solo.
- B) drenagem eficiente.
- C) rocha matriz resistente.
- D) agricultura mecanizada.
- E) média pluviométrica elevada.
A alternativa correta é letra B)
A) incorreta: A exposição do solo acelera esse processo.
B) correta: A questão se relaciona a movimentos de massa, que deslocam solo e rocha pela vertente do relevo. Por influência gravitacional e encharcamento do solo, ocorrem os deslizamentos, que podem ser minimizados por uma drenagem eficiente.Ou seja, o ideal é ter uma maior infiltração da água, por exemplo. Veja figura abaixo. A maior infiltração diminui a velocidade dos detritos que se movem na superfície do relevo e que causam a erosão. É claro que esses fatores também dependem da gravidade, declividade, características da rochas, vegetação, etc.
C) incorreta: Não é aplicável essa solução, não tem como a ação antrópica modificar a rocha matriz.
D) incorreta: A intensificação dos processos agrícolas intensifica a degradação.
E) incorreta: Não é aplicável mudar a dinâmica pluviométrica para diminuir os danos.
8) (Enem 2015) No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa.
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado).
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em:
- A) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral.
- B) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais.
- C) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados.
- D) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal.
- E) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.
A alternativa correta é letra E)
A) incorreta: A diminuição das legislações laborais foi uma implicação direta da informalização crescente que a globalização trouxe e mesmo com a a perda parcial da espacialidade física ainda temos vantagens locacionais.
B) incorreta: A ampliação dos fluxos logísticos é uma característica da globalização e a diminuição forçada das políticas sindicais também (de forma forçada).
C) incorreta: Com o mundo globalizado e aumento das necessidades por produtos a produção aumenta, logo os investimentos também e assim a valorização de mão de obra qualificada.
D) incorreta: Com a globalização a informalização laboral cresceu e assim a jornada de trabalho.
E) correta: O texto que acompanha a questão tem como tópico o mundo em processo de globalização, o mundo em um contexto onde a aplicação tecnológica é cada vez mais presente.É presente no trecho, então, a crítica desse sistema que ao mesmo modo que avança no campo tecnológico, substitui a mão de obra por máquinas, gerando uma taxa alta no nível de desemprego.
9) De acordo com as figuras, a intensidade de intemperismo de grau muito fraco é característica de qual tipo climático?
- A) Tropical.
- B) Litorâneo.
- C) Equatorial.
- D) Semiárido.
- E) Subtropical.
A alternativa correta é letra D)
A) incorreta: O regime tropical de acordo com o gráfico de temperatura e pluviosidade as zonas tropicais seriam da alto a médio nível de intemperismo.
B) incorreta: O regime litorâneo de acordo com o gráfico de temperatura e pluviosidade as zonas litorâneas seriam da alto a médio nível de intemperismo.
C) incorreta: O regime equatorial de acordo com o gráfico de temperatura e pluviosidade as zonas equatoriais seriam de alto nível de intemperismo.
D) correta: Ao relacionar o diagrama e o mapa, é possível identificar que a região que apresenta um grau de intemperismo muito fraco é aquela com baixas médias de precipitação (espaços de clima semiárido), visto que a maior ocorrência do processo de intemperismo é decorrente das altas taxas de pluviosidade. Por isso, o gabarito só poderia ser aquele que destaca o sertão nordestino brasileiro.
E) incorreta: O regime subtropical de acordo com o gráfico de temperatura e pluviosidade as zonas subtropicais seriam de médio a fraco nível de intemperismo.
10) (Enem 2015) Atualmente, as represálias econômicas contra as empresas de informática norte-americanas continuam. A Alemanha proibiu um aplicativo dos Estados Unidos de compartilhamento de carros; na China, o governo explicou que os equipamentos e serviços de informática norte-americanos representam uma ameaça, pedindo que as empresas estatais não recorram a eles.
SCHILLER, D. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 11 nov. 2014 (adaptado).
As ações tomadas pelos países contra a espionagem revelam preocupação com o(a)
- A) subsídio industrial.
- B) hegemonia cultural
- C) protecionismo dos mercados.
- D) desemprego tecnológico.
- E) segurança dos dados.
A alternativa correta é letra E)
a) subsídio industrial.
Incorreto. As ações tomadas pelos países contra a espionagem não revelam uma preocupação o com subsídio industrial.
b) hegemonia cultural
Incorreto. As ações tomadas pelos países contra a espionagem não revelam uma preocupação com a hegemonia cultural.
c) protecionismo dos mercados.
Incorreto. As ações tomadas pelos países contra a espionagem não revelam uma preocupação com o protecionismo dos mercados.
d) desemprego tecnológico.
Incorreto. As ações tomadas pelos países contra a espionagem não revelam uma preocupação com o desemprego tecnológico.
e) segurança dos dados.
Correta. Os escândalos de espionagem americana contra países como Alemanha e Brasil mostrou o empenho americano na busca de informações privilegiadas. As medidas tomadas contra essa prática visa garantir a segurança de seus dados, projetos e empresas.