Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Enem 2015) Dominar a luz implica tanto um avanço tecnológico quanto uma certa liberação dos ritmos cíclicos da natureza, com a passagem das estações e as alternâncias de dia e noite. Com a iluminação noturna, a escuridão vai cedendo lugar à claridade, e a percepção temporal começa a se pautar pela marcação do relógio. Se a luz invade a noite, perde sentido a separação tradicional entre trabalho e descanso – todas as partes do dia podem ser aproveitadas produtivamente. (SILVA FILHO. A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult-CE. 2001 (adaptado).)

Em relação ao mundo do trabalho, a transformação apontada no texto teve como consequência a

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra E)

A) incorreta: O texto não fala sobre melhoria da qualidade da produção e sim sobre aumento da jornada de trabalho, ou seja, aumento da produção. 

B) incorreta: O texto fala sobre o advento da luz poder ampliar a jornada de trabalho nas fábricas e indústrias. 

C) incorreta:  O texto não fala sobre autonomia do trabalhador, mas sim sobre maior disponibilidade de horário para exploração da mão de obra. 

D) incorreta: O texto fala sobre a otimização da produção com aumento da disponibilidade de horas para trabalhar no dia e não diminuição do empenho no trabalho. 

E) correta: Podemos notar que a eletricidade trouxe inúmeros benefícios para a humanidade. Nas organizações, por influência da iluminação, a vida do trabalhador tornou-se mais cansativa, por conta da eletricidade.  O trabalhador passou a laborar mais, o que não acontecia no período pré-eletricidade - quando ele tinha mais tempo disponível para ficar em casa com a sua família. Diante disto, notamos que a alternativa correta é a LETRA "E". As alterações implementadas pelo avanço tecnológico fizeram com que os empresários viabilizassem o aumento da jornada de trabalho. A iluminação nas indústrias tornou a vida do trabalhador mais árdua, uma consequência direta do uso da eletricidade.

 

 

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *