(ENEM 2015) O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras.
LOPES, R. J. O novo mapa da floresta. Folha de S. Paulo, 7 maio 2011 (adaptado).
A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografia como elemento promotor da
- A) expansão da fronteira agrícola.
- B) remoção de populações nativas.
- C) superação da condição de pobreza.
- D) valorização de identidades coletivas.
- E) implantação de modernos projetos agroindustriais.
Resposta:
A alternativa correta é letra D)
A) incorreta: Com essa tecnologia aplicada aos saberes tradicionais dos indígenas eles poderão ter maior controle sobre suas terras e denunciar eventuais avanços ilegais da fronteira.
B) incorreta: Essa tecnologia pode ajudar na perpetuação das populações nativas.
C) incorreta: A aplicação desse tipo de tecnologia ajuda no mapeamento e controle territorial, mas não de forma direta para ascensão socioeconômica, Vale ressaltar que a demarcação não gera automaticamente a modernização de suas terras ou a superação da pobreza.
D) correta: Os mapas são instrumentos utilizados para mapear o espaço geográfico, onde são englobados aspectos naturais – dados pela natureza, como rios e florestas – e artificiais – construídos pelo Homem, como moradias e vias de deslocamento. A possibilidade de grupos tradicionais marcarem corretamente suas terras leva a uma maior preservação de sua cultura, de suas práticas e suas relações, valorizando suas identidades coletivas.
E) incorreta: O objetivo dessa implantação tecnológica nas comunidades e a manutenção das terras indígenas.
Deixe um comentário