O processo de concentração urbana no Brasil em determinados locais teve momentos de maior intensidade e, ao que tudo indica, atualmente passa por uma desaceleração no ritmo de crescimento populacional nos grandes centros urbanos.
BAENINGER, R. Cidades e metrópoles: a desaceleração no crescimento populacional e novos arranjos regionais. Disponível em: www.sbsociologia.com.br. Acesso em: 12 dez. 2012 (adaptado).
Uma causa para o processo socioespacial mencionado no texto é o(a)
- A) carência de matérias-primas.
- B) degradação da rede rodoviária.
- C) aumento do crescimento vegetativo.
- D) centralização do poder político.
- E) realocação da atividade industrial.
Resposta:
A alternativa correta é letra E)
A) incorreta: Não foi por escassez de matéria prima, pois ela chegava por meio de transporte, mas sim para baratear o processo encurtando as distâncias.
B) incorreta: O motivo pelo qual ocorreu a desconcentração industrial não foi a degradação da rede rodoviária que melhorou com o tempo, mas sim diminuir os gastos que a área central impõe.
C) incorreta: O crescimento da população não influenciou diretamente esse processo.
D) incorreta: A saída das áreas centrais mostra descentralização.
E) correta: Uma causa para o processo socioespacial é a realocação da atividade industrial. O advento do processo produtivo pós-fordista ocasionou uma dispersão espacial das indústrias. As empresas buscavam se instalar em locais mais viáveis economicamente e que em grandes vezes, estavam em cidades de médio porte e não nos grandes centros. Fazendo com que esses tivessem redução em seu processo de crescimento populacional.
Deixe um comentário