(ENEM – 2016 – 2ª aplicação) O ambiente marinho pode ser contaminado com rejeitos radioativos provenientes de testes com armas nucleares. Os materiais radioativos podem se acumular nos organismos. Por exemplo, o estrôncio-90 é quimicamente semelhante ao cálcio e pode substituir esse elemento nos processos biológicos.
FIGUEIRA, R. C. L.; CUNHA. I. I. L. A contaminação dos oceanos por radionuclídeos antropogênicos. Química Nova na Escola, n. 1. 1996 (adaptado).
Um pesquisador analisou as seguintes amostras coletadas em uma região marinha próxima a um local que manipula o estrôncio radioativo: coluna vertebral de tartarugas, concha de moluscos, endoesqueleto de ouriços-do-mar, sedimento de recife de corais e tentáculos de polvo.
Em qual das amostras analisadas a radioatividade foi menor?
- A) Concha de moluscos.
- B) Tentáculos de polvo.
- C) O sedimento de recife de corais.
- D) Coluna vertebral de tartarugas.
- E) Endoesqueleto de ouriços-do-mar.
Resposta:
A alternativa correta é letra B)
[B]
O estrôncio (família II A) apresenta propriedades químicas semelhantes ao cálcio, da mesma família, e, portanto, pode substitui-lo. O cálcio pode ser encontrado em estruturas derivadas de carbonatos e fosfatos de cálcio, como nas colunas vertebrais de tartarugas, conchas de moluscos, endoesqueletos de ouriços-do-mar e sedimentos de recifes de corais.
O estrôncio, assim como o cálcio, não poderá ser encontrado, em grandes quantidades, em tentáculos de polvos.
Deixe um comentário