(ENEM – 2016) Um pesquisador investigou o papel da predação por peixes na densidade e tamanho das presas, como possível controle de populações de espécies exóticas em costões rochosos. No experimento colocou uma tela sobre uma área da comunidade, impedindo o acesso dos peixes ao alimento, e comparou o resultado com uma área adjacente na qual os peixes tinham acesso livre. O quadro apresenta os resultados encontrados após 15 dias de experimento.
O pesquisador concluiu corretamente que os peixes controlam a densidade dos(as)
- A) algas, estimulando seu crescimento.
- B) cracas, predando especialmente animais pequenos.
- C) mexilhões, predando especialmente animais pequenos.
- D) quatro espécies testadas, predando indivíduos pequenos.
- E) ascídias, apesar de não representarem os menores organismos.
Resposta:
A alternativa correta é letra C)
Analisando a tabela é possível observar uma redução considerável do número de mexilhões encontrados na área sem tela, além do mais, há um aumento do tamanho corporal médio dos organismos, indicando que os indivíduos menores foram predados com mais frequência.
a) Incorreta. Comparando a densidade populacional de algas nas áreas com a tela e sem a tela, é possível observar que o número de indivíduos por m² aumentou, indicando que os peixes não são predadores das algas.
b) Incorreta. Pois afirma que os peixes predaram especialmente os animais pequenos, o que não é evidenciado na tabela. Veja que o tamanho médio das cracas caiu quando os peixes passaram a circular no local, o que indica que esses peixes preferiram predar as cracas maiores, os animais grandes.
c) Correta. A partir da análise da ação do peixe predador nas áreas com tela e sem tela, é possível perceber que houve uma diminuição da quantidade de mexilhões por m² e também houve uma alteração no tamanho, passando de 3 cm para 6 cm. Isso mostra que o peixe predador atuou em mexilhões de menor tamanho, caracterizando uma seleção direcional, uma vez que fenótipo favorecido foi o de 6 cm.
d) Incorreta. No caso das cracas houve a predação dos organismos maiores e no caso das algas e ascídias, os indivíduos não foram predados, independente do tamanho.
e) Incorreta. Mesmo os peixes tendo acesso às ascídias pela área sem tela, a população não diminuiu, pelo contrário, ela aumentou.
Deixe um comentário