Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Prova de Biologia do ENEM 2017 Resolvida

Continua após a publicidade..

1) (ENEM- 2017) A reação em cadeia da polimerase (PCR, na sigla em inglês) e uma técnica de biologia molecular que permite replicação in vitro do DNA de forma rápida. Essa técnica surgiu na década de 1980 e permitiu avanços científicos em todas as Áreas de investigação genômica. A dupla hélice e estabilizada por ligações hidrogênio, duas entre as bases adenina (A) e timina (T) e três entre as bases guanina (G) e citosina (C). Inicialmente, para que o DNA possa ser replicado, a dupla hélice precisa ser totalmente desnaturada (desenrolada) pelo aumento da temperatura, quando são desfeitas as ligações hidrogênio entre as diferentes bases nitrogenadas.

Qual dos segmentos de DNA será o primeiro a desnaturar totalmente durante o aumento da temperatura na reação de PCR?

  • A)
  • B)
  • C)
  • D)
  • E)
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C)

Gabarito C

A

A sequência de DNA que será a primeira a desnaturar com o aumento da temperatura é aquela que possui o segmento com maior número de bases nitrogenadas Adenina (A) e Timina (T).

B

A sequência de DNA que será a primeira a desnaturar com o aumento da temperatura é aquela que possui o segmento com maior número de bases nitrogenadas Adenina (A) e Timina (T).

C

Reconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula. Reconhecer o emparelhamento específico entre as bases nitrogenadas que compõem o DNA. Relacionar a duplicação do DNA com a complementaridade das bases que o compõem. Reconhecer a existência de um código genético universal, por meio do qual a sequência de bases do DNA é traduzida em uma sequência de aminoácidos na proteína.

D

A sequência de DNA que será a primeira a desnaturar com o aumento da temperatura é aquela que possui o segmento com maior número de bases nitrogenadas Adenina (A) e Timina (T).

E

A sequência de DNA que será a primeira a desnaturar com o aumento da temperatura é aquela que possui o segmento com maior número de bases nitrogenadas Adenina (A) e Timina (T).

Continua após a publicidade..

2) A toxicidade de algumas substâncias é normalmente representada por um índice conhecido como DL50 (dose letal mediana). Ele representa a dosagem aplicada a uma população de seres vivos que mata 50% desses indivíduos e é normalmente medido utilizando-se ratos como cobaias. Esse índice é muito importante para os seres humanos, pois ao se extrapolar os dados obtidos com o uso de cobaias, pode-se determinar o nível tolerável de contaminação de alimentos, para que possam ser consumidos de forma segura pelas pessoas. O quadro apresenta três pesticidas e suas toxicidades. A unidade mg/kg indica a massa da substância ingerida pela massa da cobaia.

Sessenta ratos, com massa de 200g cada, foram divididos em três grupos de vinte. Três amostras de ração, contaminadas, cada uma delas com um dos pesticidas indicados no quadro, na concentração de 3mg por grama de ração, foram administradas para cada grupo de cobaias. Cada rato consumiu 100g de ração.

Qual(ais) grupo(s) terá(ão) uma mortalidade mínima de 10 ratos?

  • A) O grupo que se contaminou somente com atrazina.    
  • B) O grupo que se contaminou somente com diazinon.    
  • C) Os grupos que se contaminaram com atrazina e malation.  
  • D) Os grupos que se contaminaram com diazinon e malation.    
  • E) Nenhum dos grupos contaminados com atrazina, diazinon e malation.    
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)

60 ratos – em 3 grupos de 20 ratos – 3 amostras de ração
3 mg tóxico/g de ração
massa do rato 200 g
cada rato consumiu 100 g

3 mg de pesticida ———– 1 g de ração
x mg de pesticida ———– 100 g de ração

x = 300 mg de pesticida

300 mg / 0,2 kg = 1500 mg/kg

Ou seja, somente o Diazinon e Malation

Alternativa D

3) (ENEM- 2017) Os botos-cinza (Sotalia guianensis), mamíferos da família dos golfinhos, são excelentes indicadores da poluição das áreas em que vivem, pois passam toda a sua vida – cerca de 30 anos – na mesma região. Além disso, a espécie acumula mais contaminantes em seu organismo, como o mercúrio, do que outros animais da sua cadeia alimentar.

MARCOLINO, B. Sentinelas do mar. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br.

Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).

Os botos-cinza acumulam maior concentração dessas substâncias porque

  • A) são animais herbívoros.
  • B) são animais detritívoros.
  • C) são animais de grande porte.
  • D) digerem o alimento lentamente.
  • E) estão no topo da cadeia alimentar.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E)

Os organismos que se situam no topo da cadeia alimentar apresentam as maiores concentrações de poluentes que não conseguem excretar, devido ao efeito cumulativo ou magnificação trófica dessas substâncias.

A

Herbívoros estão na base da cadeia

B

Detritívoros estão no final da cadeia.

C

Os animais que acumulam maior concentração dessas substâncias estão no topo da cadeia.

D

Os animais que acumulam maior concentração dessas substâncias estão no topo da cadeia.

E

Os animais que acumulam maior concentração dessas substâncias estão no topo da cadeia.

Continua após a publicidade..

4) (Enem 2017)  A terapia celular tem sido amplamente divulgada como revolucionária, por permitir a regeneração de tecidos a partir de células novas. Entretanto, a técnica de se introduzirem novas células em um tecido, para o tratamento de enfermidades em indivíduos, já era aplicada rotineiramente em hospitais.

A que técnica refere-se o texto?

  • A) Vacina.
  • B) Biópsia.
  • C) Hemodiálise   
  • D) Quimioterapia.   
  • E) Transfusão de sangue.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E)

a) Incorreta. Uma vacina não contém células, mas, geralmente, vírus mortos ou atenuados que são injetados nos pacientes. Vírus não são formados por células. Existem atualmente outros tipos de vacinas que utilizam outros mecanismos para induzir a imunidade no paciente. 

b) Incorreta. A biópsia corresponde à retirada de células de um tecido para análise em laboratório com objetivo de diagnosticar alguma doença. 

c) Incorreta. A hemodiálise é um processo com fim de tratamento em que o sangue do paciente é filtrado por uma máquina que imita a filtração realizada pelos rins, sendo aplicada em pacientes com problemas renais. 

d) Incorreta. A quimioterapia é um tratamento medicamentoso aplicado em pacientes de câncer com objetivo de evitar a proliferação ou extinguir os tumores. 

e) Correta. A transfusão de sangue é um tipo de terapia celular, porque repõe os elementos figurados do sangue que se encontram alterados em diversas enfermidades.

5) (ENEM- 2017) Uma das estratégias para conservação de alimentos é o salgamento, adição de cloreto de sódio historicamente utilizado por tropeiros, vaqueiros e sertanejos para conservar carnes de boi, porco e peixe.

O que ocorre com as células presentes nos alimentos preservados com essa técnica?

  • A) O sal adicionado diminui a concentração de solutos em seu interior.
  • B) O sal adicionado desorganiza e destrói suas membranas plasmáticas.
  • C) A adição de sal altera as propriedades de suas membranas plasmáticas.
  • D) Os íons e provenientes da dissociação do sal entram livremente nelas.  
  • E) A grande concentração de sal no meio extracelular provoca a saída de água de dentro delas.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E)

a) Incorreta. O sal adicionado não diminui a concentração de soluto, mas de solvente no interior das células. 

b) Incorreta. O sal não afeta a membrana plasmática, muito menos a destrói. 

c) Incorreta. As propriedades das membranas biológicas não são afetadas por sal. 

d) Incorreta. Os íons não entram livremente nas células, mas dependem de transportadores. 

e) Correta. O salgamento das carnes funciona como conservante por se tratar de um ambiente fortemente hipertônico que provoca a desidratação osmótica dos alimentos e dos microrganismos decompositores.

Continua após a publicidade..

6) (ENEM- 2017) A retina é um tecido sensível à luz, localizado na parte posterior do olho, onde ocorre o processo de formação de imagem. Nesse tecido, encontram-se vários tipos celulares específicos. Um desses tipos celulares são os cones, os quais convertem os diferentes comprimentos de onda da luz visível em sinais elétricos, que são transmitidos pelo nervo óptico até o cérebro.

Disponível em: www.portaldaretina.com.br. Acesso em: 13 jun. 2012 (adaptado).

Em relação à visão, a degeneração desse tipo celular irá

  • A) comprometer a capacidade de visão em cores.
  • B) impedir a projeção dos raios luminosos na retina.
  • C) provocar a formação de imagens invertidas na retina.
  • D) causar dificuldade de visualização de objetos próximos.
  • E) acarretar a perda da capacidade de alterar o diâmetro da pupila.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A)

[A]

a) Correta. A degeneração dos cones da retina irá comprometer a capacidade de visão em cores. Os cones são os responsáveis pela percepção das 3 cores primárias que humanos enxergam, enquanto os bastonetes são responsáveis por percepção de intensidade luminosa, não discernindo cores. 

b) Incorreta. Os cones ficam na região da retina, ao fundo dos olhos, enquanto a luz atravessa a córnea e adentra pela pupila através do cristalino. Assim, danos nos cones não afetam a projeção da luz no olho. 

c) Incorreta. As imagens invertidas são corrigidas por ação do cérebro, assim, danos nos cones não causam inversão da imagem. 

d) Incorreta. Danos no cristalino, lente que permite a focalização da visão, é que pode afetar a visualização de objetos próximos ou distantes. 

e) Incorreta. A regulação da abertura da pupila é possível por conta da ação de músculos, logo, problemas nos cones não afetam essa capacidade. 

7) A Mata Atlântica caracteriza-se por uma grande diversidade de epífitas, como as bromélias. Essas plantas estão adaptadas a esse ecossistema e conseguem captar luz, água e nutrientes mesmo vivendo sobre as árvores.

Disponível em: www.ib.usp.br. Acesso em: 23 fev. 2013 (adaptado).
Essas espécies captam água do(a)
  • A) organismo das plantas vizinhas.
  • B) solo através de suas longas raízes.
  • C) chuva acumulada entre suas folhas.
  • D) seiva bruta das plantas hospedeiras.
  • E) comunidade que vive em seu interior.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C)

[C]

 

As plantas epífitas, como as bromélias, captam água da chuva acumulada entre suas folhas.

Continua após a publicidade..

8) (Enem 2017)  Para se adequar às normas ambientais atuais, as construtoras precisam prever em suas obras a questão do uso de materiais de modo a minimizar os impactos causados no local. Entre esses materiais está o chamado concregrama ou pisograma, que é um tipo de revestimento composto por peças de concreto com áreas vazadas, preenchidas com solo gramado. As figuras apresentam essas duas formas de piso feitos de concreto.

A utilização desse tipo de piso em uma obra tem o objetivo de evitar, no solo a

  • A) impermeabilização.
  • B) diminuição da temperatura.
  • C) acumulação de matéria orgânica.
  • D) alteração do pH.
  • E) salinização.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A)

[A]

 

A utilização do pisograma em uma obra tem o objetivo de evitar a impermeabilização do solo, fato que dificulta o escoamento das águas das chuvas.

9) (Enem 2017)  A distrofia muscular Duchenne (DMD) é uma doença causada por uma mutação em um gene localizado no cromossomo X. Pesquisadores estudaram uma família na qual gêmeas monozigóticas eram portadoras de um alelo mutante recessivo para esse gene (heterozigóticas). O interessante é que uma das gêmeas apresentava o fenótipo relacionado ao alelo mutante, isto é, DMD, enquanto a sua irmã apresentava fenótipo normal.

RICHARDS. C. S. et al. The American Journal of Human Genetics, n. 4, 1990 (adaptado).

A diferença na manifestação da DMD entre as gêmeas pode ser explicada pela

  • A) dominância incompleta do alelo mutante em relação ao alelo normal.
  • B) falha na separação dos cromossomos no momento da separação dos dois embriões.
  • C) recombinação cromossômica em uma divisão celular embrionária anterior à separação dos dois embriões.
  • D) inativação aleatória de um dos cromossomos em fase posterior à divisão que resulta nos dois embriões.
  • E) origem paterna do cromossomo portador do alelo mutante em uma das gêmeas e origem materna na outra.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)

a) Incorreta. O fenômeno de dominância incompleta causa o surgimento de um fenótipo intermediário entre os determinados por cada alelo, e não a diferença entre as irmãs. 

b) Incorreta. Isso não poderia ter ocorrido, já que os dois embriões já possuem dois cromossomos X, não ocorrendo separação entre esses cromossomos para formar os dois fetos. 

c) Incorreta. A recombinação cromossômica ocorre na meiose, e não há meiose após a fecundação. 

d) Correta. A diferença fenotípica observada entre as gêmeas monozigóticas pode ser explicada pela inativação aleatória de um cromossomo  em fase posterior à divisão que resultou nos dois embriões.

e) Incorreta. Ambas as gêmeas possuem os mesmos cromossomos provenientes do pai e da mãe. 

Continua após a publicidade..

10) (Enem 2017)  Visando explicar uma das propriedades da membrana plasmática, fusionou-se uma célula de camundongo com uma célula humana, formando uma célula híbrida. Em seguida, com o intuito de marcar as proteínas de membrana, dois anticorpos foram inseridos no experimento, um específico para as proteínas de membrana do camundongo e outro para as proteínas de membrana humana. Os anticorpos foram visualizados ao microscópio por meio de fluorescência de cores diferentes.

 

 

A mudança observada da etapa 3 para a etapa 4 do experimento ocorre porque as proteínas

  • A) movimentam-se livremente no plano da bicamada lipídica.  
  • B) permanecem confinadas em determinadas regiões da bicamada.
  • C) auxiliam o deslocamento dos fosfolipídios da membrana plasmática.
  • D) são mobilizadas em razão da inserção de anticorpos.
  • E) são bloqueadas pelos anticorpos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A)

  1. movimentam-se livremente no plano da bicamada lipídica. 
    Alternativa Correta

  2. permanecem confinadas em determinadas regiões da bicamada.
    Incorreta. A bicamada lipídica é fluida, portanto seus componentes estão sempre se movimentando e alterando sua posição dentro dessa estrutura. 

  3. auxiliam o deslocamento dos fosfolipídios da membrana plasmática.
    Incorreta. As proteínas de membrana estão relacionadas à diversas funções como o transporte de íons e outros compostos, contudo, a fluidez e mobilidade é uma característica intrínseca dos fosfolipídeos

  4. são mobilizadas em razão da inserção de anticorpos.
    Incorreta. As proteínas são estruturas que compõe a membrana naturalmente, sua presença e mobilidade nessa estrutura são características independentes de anticorpos.

  5. são bloqueadas pelos anticorpos.
     Incorreta. As proteínas realmente são bloqueadas por anticorpos, contudo, a movimentação observada nas etapas finais não está relacionada com essa interação, mas com as propriedades das membranas lipídicas. 

    [A]


    A mudança verificada na transição da etapa 3 para a etapa 4 demonstra que as proteínas podem se movimentar livremente na bicamada lipídica que forma a membrana plasmática das células.

1 2