(ENEM- 2017) A retina é um tecido sensível à luz, localizado na parte posterior do olho, onde ocorre o processo de formação de imagem. Nesse tecido, encontram-se vários tipos celulares específicos. Um desses tipos celulares são os cones, os quais convertem os diferentes comprimentos de onda da luz visível em sinais elétricos, que são transmitidos pelo nervo óptico até o cérebro.
Disponível em: www.portaldaretina.com.br. Acesso em: 13 jun. 2012 (adaptado).
Em relação à visão, a degeneração desse tipo celular irá
- A) comprometer a capacidade de visão em cores.
- B) impedir a projeção dos raios luminosos na retina.
- C) provocar a formação de imagens invertidas na retina.
- D) causar dificuldade de visualização de objetos próximos.
- E) acarretar a perda da capacidade de alterar o diâmetro da pupila.
Resposta:
A alternativa correta é letra A)
[A]
a) Correta. A degeneração dos cones da retina irá comprometer a capacidade de visão em cores. Os cones são os responsáveis pela percepção das 3 cores primárias que humanos enxergam, enquanto os bastonetes são responsáveis por percepção de intensidade luminosa, não discernindo cores.
b) Incorreta. Os cones ficam na região da retina, ao fundo dos olhos, enquanto a luz atravessa a córnea e adentra pela pupila através do cristalino. Assim, danos nos cones não afetam a projeção da luz no olho.
c) Incorreta. As imagens invertidas são corrigidas por ação do cérebro, assim, danos nos cones não causam inversão da imagem.
d) Incorreta. Danos no cristalino, lente que permite a focalização da visão, é que pode afetar a visualização de objetos próximos ou distantes.
e) Incorreta. A regulação da abertura da pupila é possível por conta da ação de músculos, logo, problemas nos cones não afetam essa capacidade.
Deixe um comentário