(Enem 2017) Visando explicar uma das propriedades da membrana plasmática, fusionou-se uma célula de camundongo com uma célula humana, formando uma célula híbrida. Em seguida, com o intuito de marcar as proteínas de membrana, dois anticorpos foram inseridos no experimento, um específico para as proteínas de membrana do camundongo e outro para as proteínas de membrana humana. Os anticorpos foram visualizados ao microscópio por meio de fluorescência de cores diferentes.
A mudança observada da etapa 3 para a etapa 4 do experimento ocorre porque as proteínas
- A) movimentam-se livremente no plano da bicamada lipídica.
- B) permanecem confinadas em determinadas regiões da bicamada.
- C) auxiliam o deslocamento dos fosfolipídios da membrana plasmática.
- D) são mobilizadas em razão da inserção de anticorpos.
- E) são bloqueadas pelos anticorpos.
Resposta:
A alternativa correta é letra A)
movimentam-se livremente no plano da bicamada lipídica.
Alternativa Corretapermanecem confinadas em determinadas regiões da bicamada.
Incorreta. A bicamada lipídica é fluida, portanto seus componentes estão sempre se movimentando e alterando sua posição dentro dessa estrutura.auxiliam o deslocamento dos fosfolipídios da membrana plasmática.
Incorreta. As proteínas de membrana estão relacionadas à diversas funções como o transporte de íons e outros compostos, contudo, a fluidez e mobilidade é uma característica intrínseca dos fosfolipídeossão mobilizadas em razão da inserção de anticorpos.
Incorreta. As proteínas são estruturas que compõe a membrana naturalmente, sua presença e mobilidade nessa estrutura são características independentes de anticorpos.são bloqueadas pelos anticorpos.
Incorreta. As proteínas realmente são bloqueadas por anticorpos, contudo, a movimentação observada nas etapas finais não está relacionada com essa interação, mas com as propriedades das membranas lipídicas.[A]
A mudança verificada na transição da etapa 3 para a etapa 4 demonstra que as proteínas podem se movimentar livremente na bicamada lipídica que forma a membrana plasmática das células.
Deixe um comentário