Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Enem 2017)  O trombone de Quincke é um dispositivo experimental utilizado para demonstrar o fenômeno da interferência de ondas sonoras. Uma fonte emite ondas sonoras de determinada frequência na entrada do dispositivo. Essas ondas se dividem pelos dois caminhos  e e se encontram no ponto a saída do dispositivo, onde se posiciona um detector. O trajeto ADC pode ser aumentado pelo deslocamento dessa parte do dispositivo. Com o trajeto igual ao capta-se um som muito intenso na saída. Entretanto, aumentando-se gradativamente o trajeto  até que ele fique como mostrado na figura, a intensidade do som na saída fica praticamente nula. Desta forma, conhecida a velocidade do som (320 m/s) no interior do tubo é possível determinar o valor da frequência do som produzido pela fonte.

 

O valor da frequência, em hertz, do som produzido pela fonte sonora é

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra C)

Quando os trajetos percorridos pelas ondas são iguais (ADC =AEC), temos uma situação de interferência construtiva (IC), no enunciado isso é dado na frase "Com o trajeto igual ao capta-se um som muito intenso na saída". 

Quando os trajetos percorridos pelas ondas forem diferentes (situação apresentada na figura), a interferência pode ser considerada destrutiva (ID), pois o enunciado diz que "a intensidade do som na saída fica praticamente nula". Eles são modificados ao mover o ADC. 

A questão pede a frequência emitida pela fonte, então: sabemos que v=lambda f e tendo v=320 m/s para encontrarmos o valor da frequência é necessário conhecermos o valor do comprimento de onda. Ele será obtido pensando nos conceito de interferência.

A diferença de caminho é dada por Delta x = n frac{lambda}{2}  como no caso apresentado na imagem temos um caso de ID sabemos que teremos valores de "n" ímpares. Qual a diferença de caminho? 

 

A onda percorre 10 cm a mais indo em AD e mais 10 cm em DC, portanto Delta x = 20 cm.

E qual será o valor de "n" ?

Pense que na situação de IC (sem o ADC ser modificado) temos Delta x = 0 então sabemos que é o valor n = 0 o ponto máximo central. A partir daí o trajeto foi aumentado gradativamente ATÉ QUE "acontecer" a situação apresentada na figura (no enunciado o comando é este: "Entretanto, aumentando-se gradativamente o trajeto  até que ele fique como mostrado na figura,"), isso nos indica que será o primeiro ponto de mínima intensidade o caso onde n = 1. 

Então podemos escrever: 

Delta x = n frac{ lambda }{2} rightarrow 20 = 1 frac{ lambda }{2}

therefore lambda = 40 cm = 0,4 m

 

Assim, para encontrar a frequência:

 320 = 0,4 f rightarrow f = 800 Hz

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *