Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Prova de Geografia do ENEM 2017 Resolvida

Continua após a publicidade..

1) (Enem 2017)

Tipologia da área

%

 de chuva

retida no local

escoada

Bacias naturais/florestas

80  a 100

0 a 20

Bacias com ocupação agrícola/cultivos

40 a 60

40 a 60

Bacias com ocupação residencial

40 a 50

50 a 60

Bacias com ocupação urbana pesada

0 a 10

90 a 100

MACHADO, P. J. O.; TORRES, F. T. P. Introdução à hidrogeografia. São Paulo: Cengage Learning, 2012 (adaptado).

A leitura dos dados revela que as áreas com maior cobertura vegetal têm o potencial de intensificar o processo de

  • A) erosão laminar.
  • B) intemperismo físico.
  • C) enchente nas cidades.
  • D) compactação do solo.
  • E) recarga dos aquíferos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E)

[A], incorreta: porque a intensificação da erosão laminar ocorre com maior porcentagem de chuva escoada;

[B], incorreta: porque com alta retenção de água nas áreas de bacias naturais/florestas ocorre o intemperismo químico;

[C], incorreta: porque as enchentes ocorrem em bacias com maior porcentagem de chuva escoada e, portanto, em bacias com ocupação urbana pesada;

[D], incorreta:porque a compactação do solo é um processo resultante de processos antrópicos e, portanto, associado a bacias urbanas ou com ocupação econômica.  

[E], correta: está correta porque as áreas de bacias naturais/florestas, ou seja, de maior cobertura vegetal retém maior porcentagem de chuvas no local 0%  a 20%  e, portanto, proporcionam maior recarga de aquíferos. 

Continua após a publicidade..

2) (Enem 2017)  A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do pais, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica.

CAIADO, M. C. A migração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. In: HOGAN, D. J. et al. (Org.). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002.

A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de

  • A) expansão vertical.
  • B) polarização nacional.
  • C) emancipação municipal.
  • D) segregação socioespacial.
  • E) desregulamentação comercial.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)

[A], porque expansão vertical refere-se à ocupação do espaço por meio de edifícios, o que não corresponde ao texto;

[B], porque polarização nacional é a influência exercida pela cidade em nível nacional, o que não está referenciado no texto;

[C], porque emancipação municipal é o processo de autonomia de um distrito em relação ao município a que estava atrelado, conceito que não corresponde ao texto;

[D] está correta porque o processo de metropolização e a urbanização desordenada geram espaços segmentados nos aglomerados urbanos, empurrando a população de menor renda para uma periferia com infraestrutura ausente ou insuficiente reproduzindo a pobreza e criando a configuração de segregação socioespacial, a exemplo do espaço urbano do Entorno do Distrito Federal. 

[E], porque desregulamentação comercial é a supressão de regras ou leis permitindo maior liberalização da atividade, definição que não é mencionada no texto.  

3) (Enem 2017)  A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.

RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.: GOMES. P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org. ). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (adaptado).

Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a

  • A) saturação do setor secundário.
  • B) ampliação dos direitos laborais.
  • C) bipolarização do poder geopolítico.
  • D) consolidação do domínio tecnológico.
  • E) primarização das exportações globais.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)

[A] incorreta: porque não ocorre a saturação da produção industrial, mas sua terceirização;

[B] incorreta: porque a desindustrialização resulta em menor empregabilidade e consequentemente redução dos direitos laborais;

[C] incorreta: porque o texto não faz referencia ao sistema de poder da geopolítica;

[D] correta: está correta porque a redução da produção industrial em valores absolutos, (fenômeno denominado desindustrialização) dos países desenvolvidos se dá pela terceirização da produção ou transferência das unidades fabris para países que oferecem vantagens mais competitivas, contudo, o espaço da produção industrial é substituído pelos centros tecnológicos criando uma nova divisão internacional do trabalho, onde a economia é controlada pelo Norte por meio do domínio tecnológico.

[E] incorreta: porque a desindustrialização nos países subdesenvolvidos resulta na reprimarização da balança comercial, porém, nos desenvolvidos configura a ascensão do setor quaternário.  

Continua após a publicidade..

4) (Enem 2017)  O fenômeno da mobilidade populacional vem, desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo. Esses novos processos se materializam, entre outros aspectos, na dimensão interna, pelo redirecionamento dos fluxos migratórios para as cidades médias, em detrimento dos grandes centros urbanos; pelos deslocamentos de curta duração e a distâncias menores; pelos movimentos pendulares, que passam a assumir maior relevância nas estratégias de sobrevivência, não mais restritos aos grandes aglomerados urbanos.

OLIVEIRA, L. A. P.; OLIVEIRA, A. T. R. Reflexões sobre os deslocamentos populacionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2011 (adaptada).

A redefinição dos fluxos migratórios internos no Brasil, no período apontado no texto, tem como causa a intensificação do processo de

  • A) descapitalização do setor primário.   
  • B) ampliação da economia informal.   
  • C) tributação da área residencial citadina.
  • D) desconcentração da atividade industrial.
  • E) saturação da empregabilidade no setor terciário.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)

a)Incorreta, pois, não há tal processo de descapitalização do setor primária, que se refere à diminuição dos investimentos do setor primário, o que não ocorre no Brasil. Além disso, o texto não cita êxodo rural que seria a primeira consequência caso houvesse tal processo.

b)Incorreta, pois, a economia informal, mesmo tendo aumentado devido ao desemprego que levou diversas pessoas para a informalidade em seus trabalhos, não possui relação direta com os movimentos migratórios expostos no texto, já que os trabalhadores informais, raramente, saem de suas cidades para trabalhar, tendendo a ficar em sua região urbana devido à falta de recursos de grande parte desses trabalhadores.

c)Incorreta, pois, a tributação feita sobre a área residencial de uma cidade sempre foi efetuada, e não teve aumento significativo na atualidade, logo, não é ela a causa para os movimentos migratórios citados no texto.

d)Correta, pois, a desconcentração da atividade industrial, saindo dos grandes centros urbanos e indo para as cidades médias, acaba influenciando as migrações de pessoas, também, dos grandes centros para as cidades médias, assim como pontuado no texto.

e)Incorreta, pois, mesmo havendo uma certa saturação do setor terciário, os grandes centros ainda são o local com maior oportunidade de emprego nesse setor, quando comparado com cidades pequenas e médias, por isso, essa não poderia ser a causa de tal migrações expostas no texto, já que o texto discorre sobre a mudança de ambiente por esses migrantes, fugindo dos grandes centros, o que não ocorre em decorrência de tal saturação, que ocorre de forma ainda mais intensa nas cidades pequenas e médias.

5) A instalação de uma refinaria obedece a diversos fatores técnicos. Um dos mais importantes é a localização, que deve ser próxima tanto dos centros de consumo como das áreas de produção. A Petrobras possui refinarias estrategicamente distribuídas pelo país. Elas são responsáveis pelo processamento de milhões de barris de petróleo por dia, suprindo o mercado com derivados que podem ser obtidos a partir de petróleo nacional ou importado.

MURTA, A. L. S. Energia: o vício da civilização; crise energética e alternativas sustentáveis. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

A territorialização de uma unidade produtiva depende de diversos fatores locacionais. A partir da leitura do texto, o fator determinante para a instalação das refinarias de petróleo é a proximidade a

  • A) sedes de empresas petroquímicas.
  • B) zonas de importação de derivados.
  • C) polos de desenvolvimento tecnológico.
  • D) áreas de aglomerações de mão de obra.
  • E) espaços com infraestrutura de circulação.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E)

A) incorreta: A alternativa não atende os requisitos solicitados pelo comando do enunciado, ele traz um pequeno texto que descreve os atuais pré-requisitos para a instalação de indústrias de manuseio intermediário, como as de refinaria de petróleo, levando em consideração a área de extração/produção, o processamento e o consumidor. O texto fala sobre a importância da proximidade para diminuir o gastos com transporte, seja do material bruto para a refinaria ou do produto final para o consumidor, por isso a circulação é mais importante do que a proximidade com a sede, a sede que teria de se adequar as áreas de extração, processamento e consumo.

B) incorreta:  O texto descreve a importância das refinarias próximas às áreas de consumo desse material, para otimizar a logística de distribuição a nível nacional e não apenas voltada para o internacional, e no caso brasileiro é mais comum a exportação do mineral energético para ser refinado no exterior. 

C) incorreta: O erro da alternativa C é exigir um local de intenso desenvolvimento tecnológico para a implantação das refinarias, o que não é verdade, já que ela precisa, apenas, de um com infraestrutura de transporte desenvolvida, pois, tendo essa infraestrutura já é possível transportar o petróleo para a refinaria e distribuir seus derivados a partir dela, assim, vemos que não é necessário ser um polo tecnológico, mas, apenas, um espaço com linhas de transporte próprias para essas cargas

D) incorreta: O texto fala sobre a importância das refinarias próximas aos centros consumidores a mão de obra pode ser atraída com essas indústrias sem necessidade de procurar lugares específicos para tal.

E) correta: A instalação de uma refinaria deve obedecer a fatores técnicos e logísticos, como a proximidade a outras áreas de produção e centros de consumo. Em função disso, é determinante para a refinaria estar próxima à infraestrutura de circulação.

 

Continua após a publicidade..

6) No dia em que foram colhidos os dados meteorológicos apresentados, qual fator climático foi determinante para explicar os índices de umidade relativa do ar nas regiões Nordeste e Sul?

Temperatua mínima das regiões
Tabela de umidade das regiões
  • A) Altitude, que forma barreiras naturais.   
  • B) Vegetação, que afeta a incidência solar.   
  • C) Massas de ar, que provocam precipitações.   
  • D) Correntes marítimas, que atuam na troca de calor.   
  • E) Continentalidade, que influencia na amplitude da temperatura.   
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C)

A) incorreta: As baixas de temperatura e médias de precipitação estão elevadas em todo território nacional, vemos no canto superior direito do mapa que os dados foram coletados no inverno o que descreve um fenômeno climático. 

B) incorreta: A vegetação influencia na retenção de umidade que age como regulador térmico, mas ao analisarmos o mapa vemos que a queda de temperatura ocorre a nível nacional e principalmente na região sul e sudeste por conta do inverno brasileiro. 

c) correta: As massas de ar dão as características climáticas das estações do ano, no caso do mapa que mostra o inverno brasileiro, vemos uma temperatura menor na região mais a sul do Brasil e isso ocorre pela influência da Massa Polar Atlântica, que diminui a temperatura e aumenta a umidade por ser uma massa de formação oceânica. 

D) incorreta: As correntes marinhas influenciam nas precipitação nos litorais onde águas mais quentes geram mais chuvas, mas não faz jus ao caso mencionado

E) incorreta: A continentalidade influência na amplitude térmica de localizações no interior do continente e com pouca umidade, o que não é o caso da região ao sul do Brasil.

No período observado, os dados metereológicos apresentados com relação à umidade elevada nas regiões Nordeste e Sul indicam a atuação das massas de ar, que provocam precipitações, que não são um elemento climático, mas, um fator, como explicado na aula.

Alternativa C.

7) O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).

Revista InfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.

No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados em

  • A) áreas vulcânicas, onde o material magmático se eleva, formando cordilheiras.
  • B) faixas costeiras, onde o assoalho oceânico recebe sedimentos, provocando tsunamis.
  • C) estreitas faixas de intensidade sísmica, no contato das placas tectônicas, próximas a dobramentos modernos.
  • D) escudos cristalinos, onde as rochas são submetidas aos processos de intemperismo, com alterações bruscas de temperatura.
  • E) áreas de bacias sedimentares antigas, localizadas no centro das placas tectônicas, em regiões conhecidas como pontos quentes.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C)

A) incorreta: O evento geológico tratado é a sobreposição de placas, o movimento delas, além do fato de vulcanismo não formar cordilheiras e sim o encontro de placas. 

B) incorreta: O acúmulo de sedimentos na faixa costeira do assoalho oceânico não tem relação com eventos geológicos endógenos, mas sim a agentes externos do relevo. Já os tsunamis são causados por movimento das placas oceânicas.

C) correta: O texto do enunciado fala sobre atividade sísmica que resultou no deslocamento de faixas no Chile, essa atividade sísmica é resultado do encontro convergente da placa de Nazca com a Sul-Americana.

D) incorreta: Escudos cristalinos são rochas de formação geológica antiga e por sua resistência e idade estão em faixas com pouca atividade geológica. 

E) incorreta: Os "hot spots" são pontos de vulcanismo sem uma explicação aparente, são uma anomalia geológica. 

O texto trata da região que abrange o encontro entre as placas tectônicas Sul-Americana e de Nazca (na costa oeste do continente americano). Os terremotos de grande intensidade, típicos de dobramentos modernos, são causados pelos abalos sísmicos resultantes dos movimentos orogenéticos. 

Alternativa C.

Continua após a publicidade..

8) A primeira Guerra do Golfo, genuinamente apoiada pelas Nações Unidas e pela comunidade internacional, assim como a reação imediata ao Onze de Setembro, demonstravam a força da posição dos Estados Unidos na era pós-soviética.

HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

Um aspecto que explica a força dos Estados Unidos, apontada pelo texto, reside no(a)

  • A) poder de suas bases militares espalhadas ao redor do mundo.
  • B) alinhamento geopolítico da Rússia em relação aos EUA.
  • C) política de expansionismo territorial exercida sobre Cuba.
  • D) aliança estratégica com países produtores de petróleo, como Kuwait e Irã.
  • E) incorporação da China à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A)

A) correta: As bases militares dos EUA servem como forma de extensão do poder geopolítico de forma física transvestidas de manutenção de paz. 

B) incorreta: Pós URSS o capitalismo ganhou força no mundo e seu principal precursor foi os EUA, mas mesmo com o fim oficial da URSS a rivalidade russa com os EUA se manteve. 

C) incorreta: Mesmo com a invasão americana em parte do território cubano, as bases militares espalhadas pelo mundo não são uma expansão territorial, mas sim uma reafirmação de poder geopolítico. 

D) incorreta: As bases militares dos EUA espalhadas por países do mundo e principalmente concentradas em regiões do Oriente Médio estão pautadas oficialmente em questões de manutenção de ordem contra os seus governos oficiais, e assim a relação com minerais energéticos não é de acordo com o Estado mesmo que ela exista não é por vias oficiais. 

E) incorreta: A OTAN não tem relação com as bases físicas de manutenção de poder, são relações comerciais entre os países banhados pelo Atlântico ao Norte do globo.

Na era pós-soviética, com o fim do conflito entre Leste e Oeste (que marcou o período da Guerra Fria), o poder de intervenção dos EUA esteve fundamentado na enorme quantidade das bases militares do país, construídas ainda no mundo polarizado, e no posicionamento estratégico das mesmas.

Alternativa A.

9) Procuramos demonstrar que o desenvolvimento pode ser visto como um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam. O enfoque nas liberdades humanas contrasta com visões mais restritas de desenvolvimento, como as que identificam desenvolvimento com crescimento do Produto Nacional Bruto, ou industrialização. O crescimento do PNB pode ser muito importante como um meio de expandir as liberdades. Mas as liberdades dependem também de outros determinantes, como os serviços de educação e saúde e os direitos civis.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.

A concepção de desenvolvimento proposta no texto fundamenta-se no vínculo entre

  • A) incremento da indústria e atuação no mercado financeiro.
  • B) criação de programas assistencialistas e controle de preços.
  • C) elevação da renda média e arrecadação de impostos.
  • D) garantia da cidadania e ascensão econômica.
  • E) ajuste de políticas econômicas e incentivos fiscais.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)

A) incorreta: O texto discorre sobre a importância de outros aspectos para o desenvolvimento além do setor econômico. 

B) incorreta: O texto fala sobre assegurar e garantir direitos básicos a nível vitalício para consolidar o desenvolvimento e cidadania, o assistencialismo social é uma medida para atender a população a curto prazo, que não resolvem a situação, enquanto as outras estão sendo trabalhadas a longo prazo.

C) incorreta: As medidas de elevação de renda seriam eficazes se atingissem toda a população e essa renda desse acessibilidade a serviços de educação e saúde, além da aplicação dos impostos para essas áreas. 

D) correta: A cidadania engloba direitos básicos de acesso à saúde e educação, podendo delimitar a longo prazo um caminho para ascensão social e econômica.

E) incorreta: Incentivos fiscais são políticas que privilegiam classes de alto status sociais e fortalecem as estratificações sociais vigentes. 

O texto apresenta a concepção de que o desenvolvimento se relaciona à expansão das liberdades reais das pessoas. A perspectiva tradicional de desenvolvimento é centrada exclusivamente em índices econômicos e este é o contraste com a concepção descrita. Segundo o texto, desenvolvimento também engloba educação, saúde e direitos sociais e, por isso, se fundamenta no vínculo entre cidadania e ascensão econômica.

Alternativa D.

Continua após a publicidade..

10) México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. Os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do Pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre suas fronteiras.

OLIVEIRA, E. Aliança do Pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O Globo, 24 fev. 2013 (adaptado)

O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países-membros

  • A) promover a livre circulação de trabalhadores.
  • B) fomentar a competitividade no mercado externo.
  • C) restringir investimentos de empresas multinacionais.
  • D) adotar medidas cambiais para subsidiar o setor agrícola.
  • E) reduzir a fiscalização alfandegária para incentivar o consumo
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B)

A) incorreta: As tarifas aduaneiras dizem sobre a circulação de mercadorias e não de pessoas.

B) correta: O objetivo econômico visado pelos países membros do acordo descrito no texto era fomentar a competitividade no mercado externo. A redução das tarifas aduaneiras torna os produtos mais competitivos porque diminui os preços. Foi buscando o crescimento dos mercados que México, Peru, Colômbia e Chile reduziram seus impostos.

C) incorreta: Acordos econômicos como esses visam atrair investimentos e fomentar a economia, e não restringir. 

D) incorretas: Os acordos de blocos econômicos visam diminuir as tarifas cambiais. 

E) incorretas: O intúito e reduzir as tarifas, às fiscalização para controle do que pode ou não entrar contínua (exemplo: drogas).

1 2