A primeira Guerra do Golfo, genuinamente apoiada pelas Nações Unidas e pela comunidade internacional, assim como a reação imediata ao Onze de Setembro, demonstravam a força da posição dos Estados Unidos na era pós-soviética.
HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.
Um aspecto que explica a força dos Estados Unidos, apontada pelo texto, reside no(a)
- A) poder de suas bases militares espalhadas ao redor do mundo.
- B) alinhamento geopolítico da Rússia em relação aos EUA.
- C) política de expansionismo territorial exercida sobre Cuba.
- D) aliança estratégica com países produtores de petróleo, como Kuwait e Irã.
- E) incorporação da China à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Resposta:
A alternativa correta é letra A)
A) correta: As bases militares dos EUA servem como forma de extensão do poder geopolítico de forma física transvestidas de manutenção de paz.
B) incorreta: Pós URSS o capitalismo ganhou força no mundo e seu principal precursor foi os EUA, mas mesmo com o fim oficial da URSS a rivalidade russa com os EUA se manteve.
C) incorreta: Mesmo com a invasão americana em parte do território cubano, as bases militares espalhadas pelo mundo não são uma expansão territorial, mas sim uma reafirmação de poder geopolítico.
D) incorreta: As bases militares dos EUA espalhadas por países do mundo e principalmente concentradas em regiões do Oriente Médio estão pautadas oficialmente em questões de manutenção de ordem contra os seus governos oficiais, e assim a relação com minerais energéticos não é de acordo com o Estado mesmo que ela exista não é por vias oficiais.
E) incorreta: A OTAN não tem relação com as bases físicas de manutenção de poder, são relações comerciais entre os países banhados pelo Atlântico ao Norte do globo.
Na era pós-soviética, com o fim do conflito entre Leste e Oeste (que marcou o período da Guerra Fria), o poder de intervenção dos EUA esteve fundamentado na enorme quantidade das bases militares do país, construídas ainda no mundo polarizado, e no posicionamento estratégico das mesmas.
Alternativa A.
Deixe um comentário