(Enem 2017) A configuração do espaço urbano da região do Entorno do Distrito Federal assemelha-se às demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas do pais, onde é facilmente identificável a constituição de um centro dinâmico e desenvolvido, onde se concentram as oportunidades de trabalho e os principais serviços, e a constituição de uma região periférica concentradora de população de baixa renda, com acesso restrito às principais atividades com capacidade de acumulação e produtividade, e aos serviços sociais e infraestrutura básica.
CAIADO, M. C. A migração intrametropolitana e o processo de estruturação do espaço da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. In: HOGAN, D. J. et al. (Org.). Migração e ambiente nas aglomerações urbanas. Campinas: Nepo/Unicamp, 2002.
A organização interna do aglomerado urbano descrito é resultado da ocorrência do processo de
- A) expansão vertical.
- B) polarização nacional.
- C) emancipação municipal.
- D) segregação socioespacial.
- E) desregulamentação comercial.
Resposta:
A alternativa correta é letra D)
[A], porque expansão vertical refere-se à ocupação do espaço por meio de edifícios, o que não corresponde ao texto;
[B], porque polarização nacional é a influência exercida pela cidade em nível nacional, o que não está referenciado no texto;
[C], porque emancipação municipal é o processo de autonomia de um distrito em relação ao município a que estava atrelado, conceito que não corresponde ao texto;
[D] está correta porque o processo de metropolização e a urbanização desordenada geram espaços segmentados nos aglomerados urbanos, empurrando a população de menor renda para uma periferia com infraestrutura ausente ou insuficiente reproduzindo a pobreza e criando a configuração de segregação socioespacial, a exemplo do espaço urbano do Entorno do Distrito Federal.
[E], porque desregulamentação comercial é a supressão de regras ou leis permitindo maior liberalização da atividade, definição que não é mencionada no texto.
Deixe um comentário