(Enem 2017) A diversidade de atividades relacionadas ao setor terciário reforça a tendência mais geral de desindustrialização de muitos dos países desenvolvidos sem que estes, contudo, percam o comando da economia. Essa mudança implica nova divisão internacional do trabalho, que não é mais apoiada na clara segmentação setorial das atividades econômicas.
RIO, G. A. P. A espacialidade da economia. In: CASTRO, I. E.: GOMES. P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org. ). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012 (adaptado).
Nesse contexto, o fenômeno descrito tem como um de seus resultados a
- A) saturação do setor secundário.
- B) ampliação dos direitos laborais.
- C) bipolarização do poder geopolítico.
- D) consolidação do domínio tecnológico.
- E) primarização das exportações globais.
Resposta:
A alternativa correta é letra D)
[A] incorreta: porque não ocorre a saturação da produção industrial, mas sua terceirização;
[B] incorreta: porque a desindustrialização resulta em menor empregabilidade e consequentemente redução dos direitos laborais;
[C] incorreta: porque o texto não faz referencia ao sistema de poder da geopolítica;
[D] correta: está correta porque a redução da produção industrial em valores absolutos, (fenômeno denominado desindustrialização) dos países desenvolvidos se dá pela terceirização da produção ou transferência das unidades fabris para países que oferecem vantagens mais competitivas, contudo, o espaço da produção industrial é substituído pelos centros tecnológicos criando uma nova divisão internacional do trabalho, onde a economia é controlada pelo Norte por meio do domínio tecnológico.
[E] incorreta: porque a desindustrialização nos países subdesenvolvidos resulta na reprimarização da balança comercial, porém, nos desenvolvidos configura a ascensão do setor quaternário.
Deixe um comentário