Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(ENEM 2017) Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma infraestrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ociosos nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional.

FLEURY P. F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead; UFRJ. 2005 (adaptado).

 

No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto seria a

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra B)

A) incorreta: A insenção de impostos não ajudaria a diminuir os custos gerados pelo tempo ocioso na espera da carga que os navios gastama nas filas, pois o custo desse tempo vem de ficar parado, gasto de mão de obra, cobustível e não impostos. 

B)  correta: A construção de terminais atracadouros (Um terminal atracadouro é um ponto onde o barco e o navio iria parar, despachar o produto e seguir viagem. De tal forma que a soja não ficaria muito tempo estacionada, iria estar sempre circulando.)  permitiria uma aceleração no processo de carga e descarga dos navios já que eles teriam um local para atracar (estacionar) e adiantar o processo. Muitas vezes os navios aguardam na região marítima ao redor e não podem iniciar os serviços de embarque da produção, aumentando o tempo de espera.

A principal ideia é remover as filas, isso se resolve criando um sistema de transporte da soja do caminhão ao trem ao navio com maior facilidade. Isso se resolveria com terminais atracadouros em que a mercadoria seria passada diretamente para o navio, sem ficar esperando em filas.

C) incorreta: A diversificação dos parceiros não ajudaria nessa questão logística, mas poderia aumentar as filas e também a competitividade. 

D) incorreta: A contratação de novos trabalhadores só geraria mais gastos, pois a questão é problemática na logística de transporte. 

E) incorreta: Os portos funcionam como ponto de carga de descarga de navios no mar, não em rodovias.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *