(ENEM 2017) Os maiores consumidores da infraestrutura logística para exportação no Brasil são os produtos a granel, dentre os quais se destacam o minério de ferro, petróleo e seus derivados e a soja, que, por possuírem baixo valor agregado, e por serem movimentados em grandes volumes, necessitam de uma infraestrutura de grande porte e baixos custos. No caso da soja, a infraestrutura deixa muito a desejar, resultando em enormes filas de navios, caminhões e trens, que, por ficarem grande parte do tempo ociosos nas filas, têm seu custo majorado, onerando fortemente o exportador, afetando sua margem de lucro e ameaçando nossa competitividade internacional.
FLEURY P. F. A infraestrutura e os desafios logísticos das exportações brasileiras. Rio de Janeiro: CEL; Coppead; UFRJ. 2005 (adaptado).
No contexto do início do século XXI, uma ação para solucionar os problemas logísticos da soja apresentados no texto seria a
- A) isenção de impostos de transportes.
- B) construção de terminais atracadouros.
- C) diversificação dos parceiros comerciais.
- D) contratação de trabalhadores portuários.
- E) intensificação do policiamento das rodovias.
Resposta:
A alternativa correta é letra B)
A) incorreta: A insenção de impostos não ajudaria a diminuir os custos gerados pelo tempo ocioso na espera da carga que os navios gastama nas filas, pois o custo desse tempo vem de ficar parado, gasto de mão de obra, cobustível e não impostos.
B) correta: A construção de terminais atracadouros (Um terminal atracadouro é um ponto onde o barco e o navio iria parar, despachar o produto e seguir viagem. De tal forma que a soja não ficaria muito tempo estacionada, iria estar sempre circulando.) permitiria uma aceleração no processo de carga e descarga dos navios já que eles teriam um local para atracar (estacionar) e adiantar o processo. Muitas vezes os navios aguardam na região marítima ao redor e não podem iniciar os serviços de embarque da produção, aumentando o tempo de espera.
A principal ideia é remover as filas, isso se resolve criando um sistema de transporte da soja do caminhão ao trem ao navio com maior facilidade. Isso se resolveria com terminais atracadouros em que a mercadoria seria passada diretamente para o navio, sem ficar esperando em filas.
C) incorreta: A diversificação dos parceiros não ajudaria nessa questão logística, mas poderia aumentar as filas e também a competitividade.
D) incorreta: A contratação de novos trabalhadores só geraria mais gastos, pois a questão é problemática na logística de transporte.
E) incorreta: Os portos funcionam como ponto de carga de descarga de navios no mar, não em rodovias.
Deixe um comentário