Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

O terremoto de 8,8 na escala Richter que atingiu a costa oeste do Chile, em fevereiro, provocou mudanças significativas no mapa da região. Segundo uma análise preliminar, toda a cidade de Concepción se deslocou pelo menos três metros para o oeste. Buenos Aires moveu-se cerca de 2,5 centímetros para oeste, enquanto Santiago, mais próxima do local do evento, deslocou-se quase 30 centímetros para o oeste-sudoeste. As cidades de Valparaíso, no Chile, e Mendoza, na Argentina, também tiveram suas posições alteradas significativamente (13,4 centímetros e 8,8 centímetros, respectivamente).

Revista InfoGNSS, Curitiba, ano 6, n. 31, 2010.

No texto, destaca-se um tipo de evento geológico frequente em determinadas partes da superfície terrestre. Esses eventos estão concentrados em

Resposta:

A alternativa correta é letra C)

A) incorreta: O evento geológico tratado é a sobreposição de placas, o movimento delas, além do fato de vulcanismo não formar cordilheiras e sim o encontro de placas. 

B) incorreta: O acúmulo de sedimentos na faixa costeira do assoalho oceânico não tem relação com eventos geológicos endógenos, mas sim a agentes externos do relevo. Já os tsunamis são causados por movimento das placas oceânicas.

C) correta: O texto do enunciado fala sobre atividade sísmica que resultou no deslocamento de faixas no Chile, essa atividade sísmica é resultado do encontro convergente da placa de Nazca com a Sul-Americana.

D) incorreta: Escudos cristalinos são rochas de formação geológica antiga e por sua resistência e idade estão em faixas com pouca atividade geológica. 

E) incorreta: Os "hot spots" são pontos de vulcanismo sem uma explicação aparente, são uma anomalia geológica. 

O texto trata da região que abrange o encontro entre as placas tectônicas Sul-Americana e de Nazca (na costa oeste do continente americano). Os terremotos de grande intensidade, típicos de dobramentos modernos, são causados pelos abalos sísmicos resultantes dos movimentos orogenéticos. 

Alternativa C.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *