Procuramos demonstrar que o desenvolvimento pode ser visto como um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam. O enfoque nas liberdades humanas contrasta com visões mais restritas de desenvolvimento, como as que identificam desenvolvimento com crescimento do Produto Nacional Bruto, ou industrialização. O crescimento do PNB pode ser muito importante como um meio de expandir as liberdades. Mas as liberdades dependem também de outros determinantes, como os serviços de educação e saúde e os direitos civis.
SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.
A concepção de desenvolvimento proposta no texto fundamenta-se no vínculo entre
- A) incremento da indústria e atuação no mercado financeiro.
- B) criação de programas assistencialistas e controle de preços.
- C) elevação da renda média e arrecadação de impostos.
- D) garantia da cidadania e ascensão econômica.
- E) ajuste de políticas econômicas e incentivos fiscais.
Resposta:
A alternativa correta é letra D)
A) incorreta: O texto discorre sobre a importância de outros aspectos para o desenvolvimento além do setor econômico.
B) incorreta: O texto fala sobre assegurar e garantir direitos básicos a nível vitalício para consolidar o desenvolvimento e cidadania, o assistencialismo social é uma medida para atender a população a curto prazo, que não resolvem a situação, enquanto as outras estão sendo trabalhadas a longo prazo.
C) incorreta: As medidas de elevação de renda seriam eficazes se atingissem toda a população e essa renda desse acessibilidade a serviços de educação e saúde, além da aplicação dos impostos para essas áreas.
D) correta: A cidadania engloba direitos básicos de acesso à saúde e educação, podendo delimitar a longo prazo um caminho para ascensão social e econômica.
E) incorreta: Incentivos fiscais são políticas que privilegiam classes de alto status sociais e fortalecem as estratificações sociais vigentes.
O texto apresenta a concepção de que o desenvolvimento se relaciona à expansão das liberdades reais das pessoas. A perspectiva tradicional de desenvolvimento é centrada exclusivamente em índices econômicos e este é o contraste com a concepção descrita. Segundo o texto, desenvolvimento também engloba educação, saúde e direitos sociais e, por isso, se fundamenta no vínculo entre cidadania e ascensão econômica.
Alternativa D.
Deixe um comentário