Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(ENEM – 2017)  A fotografia, datada de 1860, é um indício da cultura escravista no Brasil, ao expressar 

Resposta:

A alternativa correta é letra A)

a) ambiguidade do trabalho doméstico exercido pela ama de leite, desenvolvendo uma relação de proximidade e subordinação em relação aos senhores.   

Correta. O indício citado no comando da questão, pertencente à cultura escravista brasileira, era a clara diferenciação entre os escravos braçais e os escravos “de casa”, ou seja, aqueles que exerciam suas funções dentro das casas dos senhores. Dentre as funções exercidas por esses escravos, estava a de ama de leite, o que criava um laço de proximidade entre as escravas e as crianças brancas. Apesar de não perder a condição de escravidão, as amas de leite chegavam a ser chamadas de “mães pretas” pelas crianças que amamentavam.

b) integração dos escravos aos valores das classes médias, cultivando a família como pilar da sociedade imperial.

Incorreta. “cultivando a família como pilar da sociedade imperial” os escravos não podiam constituir família, não possuíam direitos de cidadania, por isto a ama de leite não possui sobrenome é apenas “Mônica” 

c) melhoria das condições de vida dos escravos observada pela roupa luxuosa, associando o trabalho doméstico a privilégios para os cativos.  

Incorreta. Há de fato condições especiais para cativos domésticos, entretanto, isto não é uma melhoria das condições de vido dos escravos no geral, continuação na situação de escravidão e sem direitos 

d) esfera da vida privada, centralizando a figura feminina para afirmar o trabalho da mulher na educação letrada dos infantes.   

Incorreta. O foco principal da imagem não é a posição da mulher e sim da escrava, as relações sociais da escravidão 

e) distinção étnica entre senhores e escravos, demarcando a convivência entre estratos sociais como meio para superar a mestiçagem.   

Incorreta. A convivência é algo que acarreta a mestiçagem e não a supera. 

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *