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(ENEM – 2017)  Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.

CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI. D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV. 1999.

O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava

Resposta:

A alternativa correta é letra A)

a) a conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.

Correta.

b) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.

Incorreta. Queriam o apoio da multidão e não o envolvimento destas nas decisões políticas.

c) aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.

Incorreta. O intuito não era informar e sim manipular.

d) estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil. 

Incorreta. Há democracia no Estado Novo.

e) alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.

Incorreta. Não era alargar o entendimento e sim informar de uma forma que garantiria o apoio.

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