(ENEM – 2017) Durante o Estado Novo, os encarregados da propaganda procuraram aperfeiçoar-se na arte da empolgação e envolvimento das “multidões” através das mensagens políticas. Nesse tipo de discurso, o significado das palavras importa pouco, pois, como declarou Goebbels, “não falamos para dizer alguma coisa, mas para obter determinado efeito”.
CAPELATO, M. H. Propaganda política e controle dos meios de comunicação. In: PANDOLFI. D. (Org.). Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV. 1999.
O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental à propaganda política, na medida em que visava
- A) a conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.
- B) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.
- C) aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.
- D) estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil.
- E) alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.
Resposta:
A alternativa correta é letra A)
a) a conquistar o apoio popular na legitimação do novo governo.
Correta.
b) ampliar o envolvimento das multidões nas decisões políticas.
Incorreta. Queriam o apoio da multidão e não o envolvimento destas nas decisões políticas.
c) aumentar a oferta de informações públicas para a sociedade civil.
Incorreta. O intuito não era informar e sim manipular.
d) estender a participação democrática dos meios de comunicação no Brasil.
Incorreta. Há democracia no Estado Novo.
e) alargar o entendimento da população sobre as intenções do novo governo.
Incorreta. Não era alargar o entendimento e sim informar de uma forma que garantiria o apoio.
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