Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

(Enem – 2017)  Palestinos se agruparam em frente a aparelhos de televisão e telas montadas ao ar livre em Ramalah, na Cisjordânia, para acompanhar o voto da resolução que pedia o reconhecimento da chamada Palestina como um Estado observador não membro da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo era esperar pelo nascimento, ao menos formal, de um Estado palestino. Depois da aprovação da resolução, centenas de pessoas foram à praça da cidade com bandeiras palestinas, soltaram fogos de artifício, fizeram buzinaços e dançaram pelas ruas. Aprovada com 138 votos dos 193 da Assembleia-Geral, a resolução eleva o status do Estado palestino perante a organização.

 Palestinos comemoram elevação de status na ONU com bandeiras e fogos. Disponível em: http://folha.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).

A mencionada resolução da ONU referendou o(a)

Resposta:

A alternativa correta é letra D)

A) incorreta: está equivocada, pois a questão da delimitação territorial já existia e o almejado pelo povo palestino em relação a comunidade internacional seria o reconhecimento desse território como Estado já que ele sempre existiu.

B) incorreta: O reconhecimento da Palestina como Estado pela ONU ajuda a população no reconhecimento territorial, para a melhoria das condições de vida da população outras medidas teriam de ser tomadas. 

C) incorreta: O reconhecimento não trouxe o tratado de paz, apenas um fio de esperança para os palestinos em relação ao reconhecimento de seu território a nível mundial. 

D) correta: a resolução da ONU que reconhece a Palestina como um Estado observador não membro da Organização foi aprovada pela Assembleia Geral. Esse fato revela o apoio da comunidade internacional à demanda nacional palestina, em busca da criação, no futuro, de um Estado nacional palestino. Dessa forma, as alternativas A, B, C e E estão incorretas.

E) incorreta: não está correta pois o status da Palestina foi elevado, mas não a mesma condição dos outros países, como podemos perceber no seguinte trecho: "o reconhecimento da chamada Palestina como um Estado observador não membro da Organização das Nações Unidas (ONU)"

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *