(ENEM 2017) Sou filho natural de uma negra, africana livre, da Costa da Mina (Nagô de Nação), de nome Luiza Mahin, pagã, que sempre recusou o batismo e a doutrina cristã. Minha mãe era baixa de estatura, magra, bonita, a cor era de um preto retinto e sem lustro, tinha os dentes alvíssimos como a neve, era muito altiva, geniosa, insofrida. Dava-se ao comércio — era quitandeira, muito laboriosa e, mais de uma vez, na Bahia, foi presa como suspeita de envolver-se em planos de insurreição de escravos que não tiveram efeito.
AZEVEDO, E.. “Lá vai verso!”: Luiz Gama e as primeiras trovas burlescas de Getulino. In: CHALHOUB, S.; PEREIRA, L. A. M. A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1998 (adaptado).
Nesse trecho de suas memórias, Luiz Gama ressalta a importância dos(as)
- A) laços de solidariedade familiar.
- B) estratégias de resistência cultural..
- C) mecanismos de hierarquização tribal.
- D) instrumentos de dominação religiosa.
- E) limites da concessão de alforria.
Resposta:
A alternativa correta é letra B)
a) laços de solidariedade familiar.
Incorreta. Tal aspecto não é trabalhado por Luiz Gama, embora o mesmo relate, através da imagem de Luiza Mahin, o modo em que ela se inseria na economia e seus meios de subsistência.
b) estratégias de resistência cultural.
Correta. A imagem de Luiza Mahin faz clara referência à possibilidade de resistência cultural diante de contextos de dominação, como aquele que a população negra e escravizada sofreu no Brasil.
c) mecanismos de hierarquização tribal.
Incorreta. Tal aspecto não é trabalhado.
d) instrumentos de dominação religiosa.
Incorreta. Estes são observados com certa visão crítica por parte do autor.
e) limites da concessão de alforria.
Incorreta. Esse aspecto é trazido com a conotação crítica pelo autor.
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