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(ENEM 2017)  Sou filho natural de uma negra, africana livre, da Costa da Mina (Nagô de Nação), de nome Luiza Mahin, pagã, que sempre recusou o batismo e a doutrina cristã. Minha mãe era baixa de estatura, magra, bonita, a cor era de um preto retinto e sem lustro, tinha os dentes alvíssimos como a neve, era muito altiva, geniosa, insofrida. Dava-se ao comércio — era quitandeira, muito laboriosa e, mais de uma vez, na Bahia, foi presa como suspeita de envolver-se em planos de insurreição de escravos que não tiveram efeito.

AZEVEDO, E.. “Lá vai verso!”: Luiz Gama e as primeiras trovas burlescas de Getulino. In: CHALHOUB, S.; PEREIRA, L. A. M. A história contada: capítulos de história social da literatura no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1998 (adaptado).

Nesse trecho de suas memórias, Luiz Gama ressalta a importância dos(as)

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Resposta:

A alternativa correta é letra B)

a) laços de solidariedade familiar.

Incorreta.  Tal aspecto não é trabalhado por Luiz Gama, embora o mesmo relate, através da imagem de Luiza Mahin, o modo em que ela se inseria na economia e seus meios de subsistência.

b) estratégias de resistência cultural.

Correta.  A imagem de Luiza Mahin faz clara referência à possibilidade de resistência cultural diante de contextos de dominação, como aquele que a população negra e escravizada sofreu no Brasil.

c) mecanismos de hierarquização tribal.

Incorreta.  Tal aspecto não é trabalhado.

d) instrumentos de dominação religiosa.   

Incorreta.  Estes são observados com certa visão crítica por parte do autor.

e) limites da concessão de alforria. 

Incorreta.  Esse aspecto é trazido com a conotação crítica pelo autor. 

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