Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Prova de Química do ENEM 2017 Resolvida

Continua após a publicidade..

1) A ozonólise, reação utilizada na indústria madeireira para a produção de papel, é também utilizada em escala de laboratório na síntese de aldeídos e cetonas. As duplas ligações dos alcenos são clivadas pela oxidação com o ozônio (O3) em presença de água e zinco metálico, e a reação produz aldeídos e/ou cetonas, dependendo do grau de substituição da ligação dupla. Ligações duplas dissubstituídas geram cetonas, enquanto as ligações duplas terminais ou monossubstituídas dão origem a aldeídos, como mostra o esquema.1

Considere a ozonólise do composto 1-fenil-2-metilprop-1-eno:

Quais são os produtos formados nessa reação?

  • A) Benzaldeído e propanona
  • B) Propanal e benzaldeído
  • C) 2-fenil-etanal e metanal
  • D) Benzeno e propanona
  • E) Benzaldeído e etanal
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A)

Segundo a equação, a ozonólise do composto 1-fenil-2-metilprop-1-eno resulta em benzaldeído e propanona.

Alternativa A.

Continua após a publicidade..

2) A cromatografia em papel é um método de separação que se baseia na migração diferencial dos componentes de uma mistura entre duas fases imiscíveis. Os componentes da amostra são separados entre a fase estacionária e a fase móvel em movimento no papel. A fase estacionária consiste de celulose praticamente pura, que pode absorver até 22% de água. É a água absorvida que funciona como fase estacionária líquida e que interage com a fase móvel, também líquida (partição líquido-líquido). Os componentes capazes de formar interações intermoleculares mais fortes com a fase estacionária migram mais lentamente.

Uma mistura de hexano com 5% (v/v) de acetona foi utilizada como fase móvel na separação dos componentes de um extrato vegetal obtido a partir de pimentões. Considere que esse extrato contém as substâncias representadas.

RIBEIRO, N. M.; NUNES, C. R. Análise de pigmentos de pimentões por cromatografia em papel. Química Nova na Escola, n. 29, ago. 2008 (adaptado).

A substância presente na mistura que migra mais lentamente é o(a)

  • A) licopeno.    
  • B) alpha- caroteno.
  • C)
  • D) capsorubina.
  • E) alpha- criptoxantina.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)

Do enunciado da questão temos as seguintes informações:

"Os componentes capazes de formar interações intermoleculares mais fortes com a fase estacionária migram mais lentamente."

"É a água absorvida que funciona como fase estacionária líquida e que interage com a fase móvel..."

Concluímos então que o composto que migrará mais lentamente deve ser aquele com maior afinidade com a fase estacionária, ou seja, com a água.

Dos compostos apresentados, o que possui mais hidroxilas e oxigênios com pares de elétrons livres (capazes de formar pontes de hidrogênio com a água) é a capsorubina, portanto essa substância que terá maior afinidade com a água e consequentemente será que que migrará mais lentamente.

GABARITO: d

3) No ar que respiramos existem os chamados “gases inertes”. Trazem curiosos nomes gregos, que significam “o Novo”, “o Oculto”, “o Inativo”. E de fato são de tal modo inertes, tão satisfeitos em sua condição, que não interferem em nenhuma reação química, não se combinam com nenhum outro elemento e justamente por esse motivo ficaram sem ser observados durante séculos: só em 1962 um químico, depois de longos e engenhosos esforços, conseguiu forçar “o Estrangeiro” (o xenônio) a combinar-se fugazmente com o flúor ávido e vivaz, e a façanha pareceu tão extraordinária que lhe foi conferido o Prêmio Nobel.

LEVI, P. A tabela periódica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará,1994 (adaptado).

Qual propriedade do flúor justifica sua escolha como reagente para o processo mencionado?

  • A) Densidade
  • B) Condutância
  • C) Eletronegatividade
  • D) Estabilidade nuclear
  • E) Temperatura de ebulição
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C)

Apesar de o Xenônio ser um gás nobre e resistir à alteração da sua distribuição eletrônica, o flúor é capaz de deslocar seus elétrons e formar uma ligação, devido ao seu alto poder de atração de elétrons, ou seja, sua alta eletronegatividade.

 

Gabarito C

 

A

não são características que justificam sua escolha.

B

não são características que justificam sua escolha.

C

O flúor é o elemento mais eletronegativo da tabela periódica.

D

não são características que justificam sua escolha.

E

não são características que justificam sua escolha.

Continua após a publicidade..

4) O ferro é encontrado na natureza na forma de seus minérios, tais como a hematita (α – Fe2O3) a magnetita (Fe3O4) e a wustita (FeO). Na siderurgia, o ferro-gusa é obtido pela fusão de minérios de ferro em altos fomos em condições adequadas. Uma das etapas nesse processo é a formação de monóxido de carbono. O  CO (gasoso) é utilizado para reduzir o FeO (sólido), conforme a equação química:1

Considere as seguintes equações termoquímicas:

O valor mais próximo de ΔrH0 em kJ/mol de FeO, para a reação indicada do FeO (sólido) com o CO (gasoso) é

  • A) -14
  • B) -17
  • C) -50
  • D) -64
  • E) -100
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B)

O calor de reação para a equação do FeO com o CO pode ser determinado pela Lei de Hess através das reações fornecidas, que seriam as etapas de uma equação global, da seguinte forma:  

 

Reação 1: Fe2O3 + 3 CO → 2 Fe + 3 CO2

Reação 2: 3 FeO + CO2 → Fe3O4 + CO

Reação 3: 2 Fe3O4 + CO2 → 3 Fe2O3 + CO

————————————————————-

Equação global: FeO + CO → Fe + CO2

 

A reação 1 é dividida por 2 para equilibrar o Fe com a equação global;

A reação 2 é dividida por 3 para equilibrar o FeO com a equação global;

A reação 3 é dividida por 6 para que o Fe3O4 e o Fe2O3 sejam “cortados” pois não aparecem na equação global. Assim, o CO e o CO2 ficarão ajustados como na equação global.

As mesmas operações são aplicadas aos calores de reação para obter o ⧍H da equação global:

⧍H1/2 + ⧍H2/3 + ⧍H3/6 = (-25)/2 + (-36/3) + 47/6 = -17 kJ/mol

5) O ácido acetilsalicílico, AAS (massa molar igual a 180 g/mol) é sintetizado a partir da reação do ácido salicílico (massa molar igual a 138 g/mol) com anidrido acético, usando-se ácido sulfúrico como catalisador, conforme a equação química:

Após a síntese, o AAS é purificado e o rendimento final é de aproximadamente 50%. Devido às suas propriedades farmacológicas (antitérmico, analgésico, anti-inflamatório, antitrombótico), o AAS é utilizado como medicamento na forma de comprimidos, nos quais se emprega tipicamente uma massa de 500 mg dessa substância.

Uma indústria farmacêutica pretende fabricar um lote de 900 mil comprimidos, de acordo com as especificações do texto. Qual é a massa de ácido salicílico, em kg, que deve ser empregada para esse fim?

  • A) 293
  • B) 345
  • C) 414
  • D) 690
  • E) 828
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)

Massa de AAS contida em 900.000 comprimidos:

1 comprimido —— 0,5 g

900.000 ———— 450.000 g = 450 kg

 

1 mol do ácido salicílico —– 1 mol do AAS (100% de rendimento)

1 mol do ácido salicílico —– 0,5 mol do AAS (50% de rendimento)

138 g do ácido salicílico —– 0,5 x 180 g do AAS

x —————– 450 kg

x = 690 kg

Continua após a publicidade..

6) A invenção do LED azul, que permite a geração de outras cores para compor a luz branca, permitiu a construção de lâmpadas energeticamente mais eficientes e mais duráveis do que as incandescentes e fluorescentes. Em um experimento de laboratório, pretende-se associar duas pilhas em série para acender um LED azul que requer 3,6 volts para o seu funcionamento.

Considere as semirreações de redução e seus respectivos potenciais mostrados no quadro.

Qual associação em série de pilhas fornece diferença de potencial, nas condições-padrão, suficiente para acender o LED azul?

  • A)
  • B)
  • C)
  • D)
  • E)
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C)

A) Uma célula de cério-níquel em série com uma célula de zinco-dicromato.

A ddp da célula de césio-níquel é de E1 = 1,61 - (-0,25) = 2,86 V, sendo o polo positivo no eletrodo de grafite da solução de cério.

A ddp da célula de zinco-dicromato é de E2 = 1,33 - (-0,76) = 2,09 V, sendo o polo positivo no eletrodo de grafite da solução de dicromato.

Desse modo, temos duas pilhas ligadas em série mas com os polos correspondentes juntos. Desse modo, uma delas trabalhará como gerador e a outra como receptor, sendo a ddp resultante igual a E = |E1 - E2| = 0,23 V.

 

B) Uma célula de cério-zinco em série com uma célula de níquel-cromato.

De modo análogo, calculamos as ddps das duas células:

E1 = 1,61 - (-0,76) = 2,37 V, polo positivo no cério

E2 = 1,33 - (-0,25) = 1,58 V, polo positivo no dicromato

Novamente, temos duas pilhas ligadas em série com os polos correspondentes juntos. Assim, a ddp final será E = |E1 - E2| = 1,29 V

 

C) Uma célula de cério-zinco em série com uma célula de níquel-cromato.

A diferença entre (c) e (b) é que em (c) os polos opostos estão juntos. Nesse caso, a ddp da associação é a soma das ddps das pilhas: E =  E1 + E2 = 3,95 V

 

D) Uma célula de cério-dicromato e uma de zinco-níquel:

E1 = 1,61 - (1,33) = 0,28 V, polo positivo no cério

E2 = -0,25 - (-0,76) = 0,51 V, polo positivo no níquel

As duas pilhas estão ligadas com os polos opostos juntos, assim a ddp é: E = E1 + E2 = 0,79 V

 

E) Mesmo caso de (d), mas com os polos de mesmo sinal juntos: E = |E1 - E2| = 0,23 V

 

7) Alguns tipos de dessalinizadores usam o processo de osmose reversa para obtenção de água potável a partir da água salgada. Nesse método, utiliza-se um recipiente contendo dois compartimentos separados por uma membrana semipermeável: em um deles coloca-se água salgada e no outro recolhe-se a água potável. A aplicação de pressão mecânica no sistema faz a água fluir de um compartimento para o outro. O movimento das moléculas de água através da membrana é controlado pela pressão osmótica e pela pressão mecânica aplicada. Para que ocorra esse processo é necessário que as resultantes das pressões osmótica e mecânica apresentem

  • A) mesmo sentido e mesma intensidade.   
  • B) sentidos opostos e mesma intensidade.    
  • C) sentidos opostos e maior intensidade da pressão osmótica.    
  • D) mesmo sentido e maior intensidade da pressão osmótica.    
  • E) sentidos opostos e maior intensidade da pressão mecânica.    
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E)

Gabarito E

A

Inferência incorreta sobre a osmose reversa. Para ocorrer osmose reversa, a pressão mecânica aplicada na solução é maior que a pressão osmótica da água salgada.

B

Inferência incorreta sobre a osmose reversa. Para ocorrer osmose reversa, a pressão mecânica aplicada na solução é maior que a pressão osmótica da água salgada.

C

Inferência incorreta sobre a osmose reversa. Para ocorrer osmose reversa, a pressão mecânica aplicada na solução é maior que a pressão osmótica da água salgada.

D

Inferência incorreta sobre a osmose reversa. Para ocorrer osmose reversa, a pressão mecânica aplicada na solução é maior que a pressão osmótica da água salgada.

E

Correto.

Identificar métodos utilizados em escala industrial para a obtenção de produtos a partir da água do mar: obtenção do cloreto de sódio por evaporação, do gás cloro e do sódio metálico por eletrólise ígnea, do hidróxido de sódio e do gás cloro por eletrólise da salmoura, do carbonato de sódio pelo processo Solvay e de água potável por destilação e por osmose reversa. Reconhecer o processo de autoionização da água pura no nível microscópico como responsável pela condutibilidade elétrica por ela apresentada.

Continua após a publicidade..

8) Diversos produtos naturais podem ser obtidos de plantas por processo de extração. O lapachol e da classe das naftoquinonas Sua estrutura apresenta uma hidroxila enólica (pKa = 6,0) que permite que este composto seja isolado da serragem dos ipes por extração com solução adequada, seguida de filtração simples. Considere que  , em que KA é a constante acida da reação de ionização do lapachol.

COSTA. P. R. R. et al. Ácidos e bases em química orgânica.Porto Alegre: Bookman. 2005 (adaptado).

Qual solução deve ser usada para extração do lapachol da serragem do ipê com maior eficiência?

  • A) Solução de Na2CO3 para formar um sal de lapachol.
  • B) Solução-tampão ácido acético/acetato de sódio (pH = 4,5).
  • C) Solução de NaCl a fim de aumentar a forca iônica do meio.
  • D) Solução de Na2SO4 para formar um par iônico com lapachol.
  • E) Solução de HCI a fim de extrai-lo por meio de reação ácido-base.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A)

O Lapachol é uma substância de caráter ácido. A solução que deve ser utilizada para extraí-lo deve ter caráter básico, a fim de interagir bem com a molécula ácida. Das alternativas apresentadas, a única que contém uma substância de caráter básico é a letra A, carbonato de sódio.

a) Correta. O Na2CO3 é um sal básico. O íon carbonato (CO32-) é proveniente de um ácido fraco (H2CO3) e pode sofrer hidrólise, aumentando a concentração de íons OH- do meio, o que o caracteriza como sal básico:

CO32- + H2O ⇌ HCO3- + OH-

b) Incorreta. Essa é uma solução ácida (pH < 7).

c) Incorreta. O NaCl é um sal neutro.

d) Incorreta. O Na2SO4 é um sal neutro. 

e) Incorreta. Uma solução de HCl tem caráter ácido.

9) As centrífugas são equipamentos utilizados em laboratórios, clínicas e indústrias. Seu funcionamento faz uso da aceleração centrífuga obtida pela rotação de um recipiente e que serve para a separação de sólidos em suspensão em líquidos ou de líquidos misturados entre si.

RODITI. I. Dicionário Houaiss de física. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005 (adaptado).

Nesse aparelho, a separação das substâncias ocorre em função

  • A) das diferentes densidades
  • B) dos diferentes raios de rotação
  • C) das diferentes velocidades angulares
  • D) das diferentes quantidades de cada substância
  • E) da diferente coesão molecular de cada substância
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A)

Na centrífuga, observa-se o conceito da força de inércia centrífuga: F_{cf}=momega ^{2}R

O módulo da força centrífuga, por ser proporcional à massa do sólido, depende de sua densidade.

Alternativa A.

Continua após a publicidade..

10) O biodiesel é um biocombustível obtido a partir de fontes renováveis, que surgiu como alternativa ao uso do diesel de petróleo para motores de combustão interna. Ele pode ser obtido pela reação entre triglicerídeos, presentes em óleos vegetais e gorduras animais, entre outros, e álcoois de baixa massa molar, como o metanol ou etanol, na presença de um catalisador, de acordo com a equação química:

 

 

A função química presente no produto que representa o biodiesel é

  • A) éter
  • B) éster
  • C) álcool
  • D) cetona
  • E) ácido carboxílico
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B)

O biodiesel tem origem na reação de triglicerídeos e álcoois. A função bioquímica existente no biodiesel é éster.

Alternativa B.

1 2