Durante sua evolução, as plantas apresentaram grande diversidade de características, as quais permitiram sua sobrevivência em diferentes ambientes. Na imagem, cinco dessas características estão indicadas por números.
CAMPBELL, N. et al. Biologia. São Paulo: Artmed, 2010 (adaptado).
A aquisição evolutiva que permitiu a conquista definitiva do ambiente terrestre pelas plantas está indicada pelo número
- A) 1
- B) 2
- C) 3
- D) 4
- E) 5
Resposta:
A alternativa correta é letra C)
[A] Incorreta
Os embriões protegidos no gametófito foram uma melhoria na nutrição do embrião por ser nutrido às custas do gametófito. Não foi o que permitiu a conquista definitiva do ambiente terrestre, visto que as hepáticas (Hepatophyta) são uma divisão de plantas briófitas.
[B] Incorreta
Tecidos condutores verdadeiros proporcionaram principalmente um aumento na estatura das plantas . Não foi o que permitiu a conquista definitiva do ambiente terrestre. Visto que as licitas são uma divisão de plantas pteridófitas.
[C] Correta
Com o aparecimento do grão de pólen e do tubo polínico nas gimnospermas, a reprodução desses indivíduos ficou independente da água, permitindo que os mesmo pudessem conquistar o ambiente terrestre.
[D] Incorreta
Polinização pelo vento é um fator que está atribuído apenas as gimnospermas quando as angiospermas também são independentes da água para a reprodução ( fator que levou a conquista do ambiente terrestre).
[E] Incorreta
Produção de frutos é uma vantagem evolutiva que protege as sementes e possuem adaptações que permitem com que sejam dispersos, no ambiente, com eficiência. Não está relacionado com a conquista do ambiente terrestre. Além disso é um fator apenas das angiospermas quando as gimnospermas também são independentes da água para a reprodução ( fator que levou a conquista do ambiente terrestre).
Deixe um comentário