Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Prova de Geografia do ENEM 2019 Resolvida

Continua após a publicidade..

1) A geração de imagens por meio da tecnologia ilustrada depende da variação do(a): 

Questão geografia enem 2019 - A geração de imagens por meio da tecnologia ilustrada depende da variação do(a):

Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 11 dez. 2018 (adaptado). 

  • A) Albedo dos corpos físicos.
  • B) Profundidade do lençol freático. 
  • C) Campo de magnetismo terrestre.
  • D) Qualidade dos recursos minerais. 
  • E) Movimento de translação planetária.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A)

A) Correta: O albedo é o coeficiente de reflexão de uma certa superfície, e é referente ao principal agente de aquecimento da nossa atmosfera, pois, quando os raios da luz solar perpassam a atmosfera, pouco calor é absorvido, contudo, quando esse chega na superfície da Terra, o solo e as águas absorvem essa energia e acabam emitindo ela para as parcelas mais baixas da atmosfera, que por sua vez, acabam sendo mais aquecidas, assim, quanto mais energia solar o solo absorver, maior será o calor que passará para atmosfera.

Logo, o albedo, que é a taxa de reflexão desse calor, ou seja, quanto do calor não foi absorvido pelo solo, é inversamente proporcional à temperatura da atmosfera na região, pois, quanto maior o albedo, maior a reflexão desses raios a partir do solo, logo, menos energia o solo absorveu, e assim, a atmosfera do local será mais fria, por isso, nos polos, onde a neve, que é branca, reflete muito a luz solar e pouco a absorve, possui tão baixas temperatura, além dos demais fatores. 

Assim, quanto menor o albedo, maior a temperatura da região, já que o solo estará absorvendo mais energia térmica, que, posteriormente, será passada para a atmosfera.

Isso interfere muito, também, nas temperaturas das altas altitudes, pois, devido ao relevo acidentado das montanhas, os raios solares chegam menos perpendicularmente, o que altera o comprimento de onda do mesmo, fazendo ele ter menor intensidade na hora de levar calor à atmosfera, além, da capacidade menor de reter esse calor por parte da atmosfera, devido à menor concentração de moléculas de ar que temos, quanto mais alto na mesma estivermos. Por isso, conseguimos encontrar neve, até nas regiões tropicais, em cima das montanhas.

B) incorreta: Os lençóis freáticos se tratam de águas subterrâneas e assim não entram na conta do albedo terrestre. 

C) incorreta: O campo magnético terrestre tem ligação com a orientação através dos pólos magnéticos e questões gravitacionais, não com o albedo. 

D) incorreta: A qualidade dos recursos minerais não entra na discussão dessa questão. 

E) incorreta: a questão traz uma ilustração de como ocorre a geração de imagens através da reflexão a partir dos raios solares . Essas imagens são geradas através de sinais com a reflexão dos raios e assim gera imagens, por isso não tem relação com a translação, pois se a Terra estivesse parada uma parte ia ter Sol e na porção do planeta em que o Sol estiver iluminando essa geração de imagem estará acontecendo

Questão que poderia se tornar difícil se o aluno nunca tivesse escutado ou estudado a palavra albedo. Mesmo sem o conhecimento da palavra, ele poderia acertar por eliminação. Já que a imagem fornece algumas boas informações, como as setas indicando a reflexão da luz.

O Albedo é o  poder de reflexão de uma superfície. É a razão entre a radiação refletida pela superfície e a radiação incidente sobre ela.

CORRETA A

Continua após a publicidade..

2) A pegada ecológica gigante que estamos a deixar no planeta está a transformá-lo de tal forma que os especialistas consideram que já entramos numa nova época geológica, o Antropoceno. E muitos defendem que, se não travarmos a crise ambiental, mais rapidamente transformaremos a Terra em Vênus do que iremos a Marte. A expressão “Antropoceno” é atribuída ao químico e prêmio Nobel Paul Crutzen, que a propôs durante uma conferência em 2000, ao mesmo tempo que anunciou o fim do Holoceno — a época geológica em que os seres humanos se encontram há cerca de 12 mil anos, segundo a União Internacional das Ciências Geológicas (UICG), a entidade que define as unidades de tempo geológicas. 

SILVA. R. D. Antropoceno: e se formos os últimos seres vivos a alterar a Terra?

Disponível em: www.publico.pt Acesso em: 5 dez. 2017 (adaptado). 

A concepção apresentada considera a existência de uma nova época geológica concebida a partir da capacidade de influência humana nos processos: 

  • A) Eruptivos.
  • B) Exógenos.
  • C) Tectônicos.
  • D) Magmáticos.
  • E) Metamórficos.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B)

A)Eruptivos, pode ser exemplificado pela criação de ilhas a partir da erupção vulcânica, como as ilhas do Hawai, em um processo onde há uma erupção marinha e o magma expelido pelo vulcão acaba se resfriando, formando uma rocha magmática, que irá constituir o solo da nova ilha que foi formada por processos de erupções continuas e de grande volume, para conseguir passar, em altimetria, do nível do mar.

C)Tectônicos, podem ser exemplificados pela criação de cadeias montanhosas, pelo choque das placas tectônicas, como na Cordilheira do Andes, formada a partir do choque de duas placas tectônicas, a Placa de Nazca e a Placa Sul-Americana.

D)Magmáticos, podem ser exemplificados por intrusões magmáticas, que são veios de magma que ascendem na litosfera, mas não chegam a entrar em processo de erupção, ou seja, se resfria internamente no solo, sem escapar para a superfície.

E)Metamórficos, podem ser exemplificados por mudanças no aspecto mineralógico e textura de uma rocha, provocada por ação de altas pressões e temperaturas nas camadas médias e profundas da litosfera, onde há uma grande quantidade de rochas acima da que sofrerá o metamorfismo, para gerar a pressão necessária, sobre a rocha, para que ela seja metamorfizada.

Questão interessante, ela cobra conhecimentos geológicos e climáticos. Esquecemos em alguns momentos de que o planeta Terra, ele funciona e funcionará independente da presença ou não da nossa espécie. Mesmo com o aquecimento global e com as mudanças climáticas, não somos capazes de realizar mudanças endógenas em nosso planeta (Endógeno é um fenômeno ou processo geológico que se realiza no interior do planeta Terra), pelo menos por enquanto, mas sim mudanças exógenas.

CORRETA B

3) Os moradores de Utiqiagvik passaram dois meses quase totalmente na escuridão

Os habitantes desta pequena cidade no Alasca – o estado dos Estados Unidos mais ao norte – já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia. Em 18 de novembro de 2018, seus pouco mais de 4 mil habitantes viram o último pôr do sol do ano. A oportunidade seguinte para ver a luz do dia ocorreu no dia 23 de janeiro de 2019, às 13 h 04 min (horário local).

Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 maio 2019 (adaptado).

O fenômeno descrito está relacionado ao fato de a cidade citada ter uma posição geográfica condicionada pela

  • A) continentalidade.
  • B) maritimidade.
  • C) longitude.
  • D) latitude.
  • E) altitude.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)

Questão bem tranquila, exige apenas que o aluno tenha conhecimento sobre coordenadas geográficas, ele poderia se confundir com longitude e latitude. 

CORRETA D

Lembrando de alguns fatores climáticos:

Fatores Climáticos

a) latitude: está intrinsecamente ligada às diferenças da radiação solar sobre a Terra. Assim, quanto mais próximo à Linha do Equador (baixas latitudes), mais as temperaturas tendem a aumentar. Por outro lado, à medida que nos direcionamos rumo às zonas polares (altas latitudes), menores tendem a ser as temperaturas.

b) altitude: em regiões mais altas, a pressão atmosfera costuma ser menor, além do fato de a irradiação também ser mais diminuta. Assim a temperatura costuma ser inferior, o que nos faz concluir que quanto maior a altitude, menores as temperaturas e, quanto mais próximo ao nível do mar, maiores as temperaturas.

c) maritimidade ou continentalidade: são termos que designam, respectivamente, a proximidade de um local do mar ou a sua posição em uma região mais continental, o que interfere diretamente sobre o clima. Isso ocorre porque o solo costuma se aquecer ou se resfriar mais rapidamente do que a água, o que acarreta uma maior amplitude térmica (diferença entre a maior e menor temperatura) ao longo do ano em regiões continentais e o inverso em regiões litorâneas.

d) massas de ar: em função das diferenças de pressão atmosférica, temos a movimentação do ar. Quando esse movimento ocorre em blocos de ar com a mesma temperatura e umidade, formam-se as massas de ar, que transferem suas características para o clima dos locais por onde passam. Massas de ar frio e úmido, por exemplo, são responsáveis por diminuírem as temperaturas e aumentarem a umidade. O encontro entre duas massas diferentes forma as frentes de ar.

e) vegetação: interfere no clima de várias formas diferentes. As principais delas são a contenção ou absorção dos raios solares, minimizando os seus efeitos, e a elevação da umidade por meio da evapotranspiração, o que ajuda a diminuir as temperaturas e elevar os índices de chuva.

f) relevo: também influencia o clima quando as regiões mais altas impedem a passagem de massas de ar, fazendo com que algumas regiões se tornem mais secas ou até desérticas.

g) correntes marítimas: apresentam condições específicas de temperatura, influenciando diretamente o clima. Em regiões em que o mar é mais quente, por exemplo, a evaporação aumenta e eleva a umidade, que se dispersa para outras regiões. Quando as correntes são mais frias, a umidade local diminui e a pressão atmosférica e a umidade passam a ser menores, o que faz com que essa região acabe “sugando” as massas de ar de outras localidades, que passam a sofrer alterações em seus climas.

Além de todos esses fatores, que são os de ordem natural, também é preciso lembrar que o homem acaba se tornando um dos agentes mais intensos de transformação do clima. Ele pode ser responsável tanto por fenômenos climáticos mais localizados (ilhas de calor, inversão térmica e outros) quanto por processos mais amplos e diversificados.

Continua após a publicidade..

4) O bônus demográfico é caracterizado pelo período em que, por causa da redução do número de filhos por mulher, a estrutura populacional fica favorável ao crescimento econômico. Isso acontece porque há proporcionalmente menos crianças na população, e o percentual de idosos ainda não é alto.

GOIS, A. O Globo, 5 abr. 2015 (adaptado).

A ação estatal que contribui para o aproveitamento do bônus demográfico é o estímulo à 

  • A) atração de imigrantes.
  • B) elevação da carga tributária.
  • C) qualificação da mão de obra.
  • D) admissão de exilados políticos.
  • E) concessão de aposentadorias.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C)

A) incorreta: O bônus demográfico diz sobre a abundância da população adulta, ou seja, PEA e as políticas de incentivo a imigração são para suprir a falta da PEA, o que não é o caso. 

B) incorreta: O comando da questão questiona sobre uma medida para aproveitar a população adulta, pois não é rentável aumentar a tributação se a população adulta não tem como arcar com esses custos. 

C) correta: Uma das ações que podem tornar esse excedente de mão de obra rentável é qualificar a mesma para atender as demandas da Indústria e preparar a economia para as próximas estratificações demográficas. 

D) incorreta: A questão apresentada e o comando não fazem com que essa alternativa seja uma hipótese de ação estatal. 

E) incorreta: O comando da questão pede que identifique uma ação para aproveitar a mão de obra e não políticas de previdência.

Enunciado apresenta o conceito de bônus demográfico e pergunta como o Estado poderia aproveitar deste fenômeno. Lembrando que o bônus demográfico chegou ao fim no Brasil.  Esse bônus demográfico é resultado da diminuição de nascimentos (redução da taxa de fecundidade), e devido as melhorias na qualidade de vida, há redução da mortalidade, aumentando a população jovem e adulta em relação as outras faixas etárias, como as crianças e idosos.

Economicamente esse bônus demográfico implica em um maior número de pessoas geradoras de força de trabalho que podem produzir e pagar impostos alavancando a economia do país. Servindo como combustível para a produção industrial e mercadológica, gerando riquezas, elevando a economia e consequentemente suas rendas, ampliando a melhoria das condições de vida.

Alguns países aproveitaram sua fase de bônus demográfico para elevarem suas economias, como China, Japão, Coreia do Sul e Cingapura, entre as décadas de 1960 e 1990, mantendo suas economias elevadas por um grande período enquanto estavam em transição demográfica.

O bônus demográfico é uma grande oportunidade que o país tem em qualificar sua mão de obra jovem e adicionar elas no mercado. Infelizmente o Brasil não soube aproveitar este momento, o que o prejudica muito na competividade internacional, principalmente na indústria.

CORRETA C

https://valor.globo.com/brasil/coluna/bonus-demografico-termina-com-menor-alta-da-populacao-ativa.ghtml

http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/590359-o-bonus-demografico-no-brasil-e-no-mundo-segundo-as-novas-projecoes-da-onu

5) (ENEM – 2019) Localizado a 160 km da cidade de Porto Velho (capital do estado de Rondônia), nos limites da Reserva Extrativista Jaci-Paraná e Terra Indígena Karipunas, o povoado de União Bandeirantes surgiu em 2000 a partir de movimentos de camponeses, madeireiros, pecuaristas e grileiros que, à revelia do ordenamento territorial e diante da passividade governamental, demarcaram e invadiram terras na área rural fundando a vila. Atualmente, constitui-se na região de maior produção agrícola e leiteira do município de Porto Velho, fornecendo, inclusive, alimentos para a Hidrelétrica de Jirau.

SILVA, R. G. C. Amazônia globalizada – o exemplo de Rondônia. Confins, n. 23, 2015 (adaptado).

A dinâmica de ocupação territorial descrita foi decorrente da

  • A) mecanização do processo produtivo.
  • B) adoção da colonização dirigida.
  • C) realização da reforma agrária.
  • D) ampliação de franjas urbanas.
  • E) expansão de frentes pioneiras.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E)

A) incorreta: O texto discorre sobre o processo de ocupação e expansão do território brasileiro através dos bandeirantes e não da mecanização, já que a produção mecanizada foi implantada quando o território já havia sido consolidado. 

B) incorreta: A descrição do texto cabe a colonização no Norte do país e já a colonização dirigida ocorreu no Sul do país. 

C) incorreta: A reforma agrária não aconteceu em território brasileiro, e o processo descrito contribui para a manutenção da estrutura fundiária.

D) incorreta: A expansão se deu através das frentes que estabeleceram vilas e produções agrícolas, e não a mistura dos espaços urbanos e agrícolas (franjas urbanas) 

E) correta: Ao ler o texto o aluno poderia ficar indeciso com duas alternativas, sendo a D (Ampliação de franjas urbanas, também a alternativa E (expansão de frentes pioneiras). 

Alternativa D séria correta se a cidade de União Bandeirantes não estivesse tão distante da sua capital (Porto Velho).  A franja Urbana é particularmente em volta do núcleo central, mais ou menos cheio de atividade e despovoado de residências, desenha-se uma enorme franja periférica, relativamente estruturada e equipada , que se desfez por vezes muito longe, no campo.

Sobrando apenas a alternativa E, que é o deslocamento populacional para determinadas áreas.

CORRETA E 

Continua após a publicidade..

6) No hemisfério Sul, a sequência latitudinal dos desertos representada na imagem sofre uma interrupção no Brasil devido à seguinte razão:

Regiões áridas e semiáridas do mundo
  • A) Existência de superfícies de intensa refletividade.
  • B) Preponderância de altas pressões atmosféricas.
  • C) Influência de umidade das áreas florestais.
  • D) Predomínio de correntes marinhas frias.
  • E) Ausência de massas de ar continentais.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C)

Os desertos ocorrem em algumas partes por conta da evapotranspiração das regiões e o que implica desde a hidrografia até a vegetação. No caso de algumas regiões equatoriais temos o domínio de florestas com altas taxas de evapotranspiração que armazena umidade, assim como regiões ricas em hidrografia. 

A) errada: As regiões que refletem a luz solar são as desérticas, pois não absorvem o calor e tem grande amplitude térmica. É sempre importante lembrar que a água é um regulador térmico, absorve e mantém calor. 

B) errada: Nas regiões de predominância de desertos e da vegetação brasileira que quebra o padrão desértico está localizada em áreas de baixa pressão. 

C) certa 

D) As correntes marinhas que atingem os litorais brasileiros são quentes. 

E) A massa de ar responsável por boa parte da umidade do território brasileiro é continental advinda da região amazônica: Massa Equatorial Continental.

7) A divisão política do mundo como apresentada na imagem seria possível caso o planeta fosse marcado pela estabilidade do(a):

 

  • A) ciclo hidrológico.
  • B) processo erosivo.
  • C) estrutura geológica.
  • D) índice pluviométrico.
  • E) pressão atmosférica.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C)

A) incorreta: O enunciado carrega uma ilustração da formação dos continentes se estivessem ligados como indicam teorias geológicas da composição da Terra a milhares de anos atrás, já o ciclo hidrológico diz sobre a evapotranspiração da água e o retorno dela para a superfície. 

B) incorreta: O processo erosivo diz sobre a degradação (quebra das rochas) e transporte dos sedimentos através de fenômenos físicos. 

C) correta: O enunciado carrega uma ilustração da formação dos continentes se estivessem ligados como indicam teorias geológicas da composição da Terra sobre a ligação física dos continentes. 

D) incorreta: O índice pluviométrico corresponde ao índice de chuvas, algo que não é mencionado nem ilustrado no enunciado. 

E) incorreta: A pressão atmosférica diz sobre a movimentação das massas de ar e da estabilidade climática, se refere às altas e baixas pressões. No enunciado não é ilustrada ou abordada essa questão.  

Questão exige que o aluno seja capaz de avaliar o mapa de uma forma geológica. A imagem é uma brincadeira de uma projeção ao período da estabilidade geológica do planeta. As outras alternativas comentam sobre alterações a partir da superfície do planeta.

CORRETA C

Continua após a publicidade..

8) Saudado por centenas de militantes de movimentos sociais de quarenta países, o papa Francisco encerrou no dia 09/07/2015 o 2º Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Segundo ele, a “globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença”.

Disponível em: http://cartamaior.com.br.  Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).

No texto há uma crítica ao seguinte aspecto do mundo globalizado:

  • A) Liberdade política.
  • B) Mobilidade humana.
  • C) Conectividade cultural.
  • D) Disparidade econômica.
  • E) Complementaridade comercial.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)

A) incorreta: O trecho do papa sobre a questão financeira e não política, lembra partes do livro "Por uma outra globalização" de Milton Santos. 

B) incorreta: Em nenhuma parte do texto ou da fala do papa essa questão é levantada, mesmo que com a globalização fosse esperado uma diminuição das fronteiras que foram reafirmadas (imigrantes e refugiados) 

C) incorreta: Mesmo se tratando de um encontro mundial, a questão discutida não é a cultural e sim a desigualdade de renda.

D) correta: A fala do papa deixou claro que o objetivo do encontro mundial era discutir a globalização desigual que reforçou as estratificações sociais, ou seja, as disparidades econômicas. 

E) incorreta: O texto nem o encontro tratam de comércio

Questão bem tranquila. Uma crítica do Papa Francisco é a respeito das disparidades econômicas. Observar-se que a escolha do Jorge Mario Bergoglio por São Francisco é baseado justamente no combate a desigualdade e da pobreza.

https://www.dw.com/pt-br/papa-francisco-critica-desigualdade-entre-ricos-e-pobres/a-46858987

CORRETA D

9) (ENEM – 2019) Brasil, Alemanha, Japão e Índia pedem reforma do Conselho de Segurança

Os representantes do G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) reiteraram hoje (26) a defesa pela ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante reunião em Nova York (Estados Unidos). Em declaração conjunta, de dez itens, os chanceleres destacaram que o órgão, no formato em que está, com apenas cinco membros permanentes e dez rotativos, não reflete o século 21.

“A reforma do Conselho de Segurança é essencial para enfrentar os desafios complexos de hoje. Como aspirantes a novos membros permanentes de um conselho reformado, os ministros reiteraram seu compromisso de trabalhar para fortalecer o funcionamento da ONU e da ordem multilateral global, bem como seu apoio às respectivas candidaturas”, afirma a declaração conjunta.

Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br.

Acesso em: 7 dez. 2018 (adaptado).

Os países mencionados no texto justificam sua pretensão com base na seguinte característica comum:

  • A) Extensividade de área territorial.
  • B) Protagonismo em escala regional.
  • C) Investimento em tecnologia militar.
  • D) Desenvolvimento de energia nuclear.
  • E) Disponibilidade de recursos minerais.
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B)

Questão relativamente fácil, ela exige que o aluno seja capaz de visualizar em um mapa a localização dos países citados (Brasil, Alemanha, Índia e Japão).

1. ERRADA – Extensividade de área territorial. 

Alemanha não é um país continental como Índia e Brasil, e o Japão é menor que a Espanha.

2. CORRETA – Protagonismo em escala regional.

São os países que possuem protagonismo em escala regional, se destacam. 

3. ERRADA – Investimento em tecnologia militar.

Somente a Índia tem realizado investimentos em tecnologia militar. O Japão realizou alguns acordos militares com o EUA, e o Brasil também.

4. ERRADA – Desenvolvimento de energia nuclear.

A Alemanha deixou de investir em energia nuclear, recentemente desativou quase a totalidade de suas usinas, como o Japão. O único país com um aumento considerável da tecnologia nuclear é a índia, que é devido aos conflitos com o Paquistão.

5. ERRADA- Disponibilidade de recursos minerais.

Apesar de uma quantidade razoável e recursos minerais, a Alemanha praticamente esgotou todos os seus recursos durante a revolução industrial. 

 

Continua após a publicidade..

10) A fome não é um problema técnico, pois ela não se deve à falta de alimentos, isso porque a fome convive hoje com as condições materiais para resolvê-la.

PORTO-GONÇALVES, C. W. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente. In: OLIVEIRA, A. U.; MARQUES, M. I. M. (Org). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004 (adaptado)

O texto demonstra que o problema alimentar apresentado tem uma dimensão política por estar associado ao(à)

  • A) escala de produtividade regional
  • B) padrão de distribuição de renda
  • C) dificuldade de armazenamento de grãos
  • D) crescimento da população mundial
  • E) custo de escoamento dos produtos  
FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B)

A) incorreta: Como o pequeno texto da questão discorre, a fome não se trata de um problema técnico de não conseguir produzir em algum lugar ou região, pois com as técnicas disponíveis desde a Revolução Verde, várias formas de correção são possíveis. 

B) correta: Hoje no mundo a fome é tratada como um problema de distribuição e concentração, mas a produção de hoje já resolveria a segurança alimentar. 

C) incorreta: A logística não seria um problema para combater a fome, e esse se enquadra em problema técnico. 

D) incorreta: O contingente populacional não é um dos fatores que influencia na fome hoje, pois a produção de alimentos é o suficiente. 

E) incorreta: O escoamento seria uma questão técnica, e como já foi dito no texto o problema da fome no mundo não é esse. 

questão já caiu em outros momentos no ENEM. Ela trata sobre a má distribuição de renda e de alimentos no mundo. Lembrando que não temos o aumento populacional como um problema, mas sim uma solução, já que um país com uma grande população é capaz de se desenvolver e possuir um mercado interno importante, como é o caso de países como o Brasil, Nigéria, Paquistão, Índia, China, EUA entre outros.

CORRETA B

 

1 2