A fome não é um problema técnico, pois ela não se deve à falta de alimentos, isso porque a fome convive hoje com as condições materiais para resolvê-la.
PORTO-GONÇALVES, C. W. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente. In: OLIVEIRA, A. U.; MARQUES, M. I. M. (Org). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004 (adaptado)
O texto demonstra que o problema alimentar apresentado tem uma dimensão política por estar associado ao(à)
- A) escala de produtividade regional
- B) padrão de distribuição de renda
- C) dificuldade de armazenamento de grãos
- D) crescimento da população mundial
- E) custo de escoamento dos produtos
Resposta:
A alternativa correta é letra B)
A) incorreta: Como o pequeno texto da questão discorre, a fome não se trata de um problema técnico de não conseguir produzir em algum lugar ou região, pois com as técnicas disponíveis desde a Revolução Verde, várias formas de correção são possíveis.
B) correta: Hoje no mundo a fome é tratada como um problema de distribuição e concentração, mas a produção de hoje já resolveria a segurança alimentar.
C) incorreta: A logística não seria um problema para combater a fome, e esse se enquadra em problema técnico.
D) incorreta: O contingente populacional não é um dos fatores que influencia na fome hoje, pois a produção de alimentos é o suficiente.
E) incorreta: O escoamento seria uma questão técnica, e como já foi dito no texto o problema da fome no mundo não é esse.
questão já caiu em outros momentos no ENEM. Ela trata sobre a má distribuição de renda e de alimentos no mundo. Lembrando que não temos o aumento populacional como um problema, mas sim uma solução, já que um país com uma grande população é capaz de se desenvolver e possuir um mercado interno importante, como é o caso de países como o Brasil, Nigéria, Paquistão, Índia, China, EUA entre outros.
CORRETA B
Deixe um comentário