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O organizador de uma competição de lançamento de dardos pretende tornar o campeonato mais competitivo. Pelas regras atuais da competição, numa rodada, o jogador lança 3 dardos e pontua caso acerte pelo menos um deles no alvo. O organizador considera que, em média, os jogadores têm, em cada lançamento, de probabilidade de acertar um dardo no alvo.
A fim de tornar o jogo mais atrativo, planeja modificar as regras de modo que a probabilidade de um jogador pontuar em uma rodada seja igual ou superior a . Para isso, decide aumentar a quantidade de dardos a serem lançados em cada rodada.
Com base nos valores considerados pelo organizados da competição, a quantidade mínima de dardos que devem ser disponibilizados em uma rodada para tornar o jogo mais atrativo é
- A) 2.
- B) 4.
- C) 6.
- D) 9.
- E) 10.
Resposta:
O jogador ganha quando acerta pelo menos um dardo. Então para ganhar, só não se deve perder todos os lances.
Para perder todos a probabilidade é dada por:
Como a probabilidade de acertar deve ser maior que 9/10:
o menor inteiro que satisfaz é n = 4
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