Continua após a publicidade..
Um zootecnista pretende testar se uma nova ração para coelhos é mais eficiente do que a que ele vem utilizando atualmente. A ração atual proporciona uma massa média de 10kg por coelho, com um desvio padrão de 1kg, alimentado com essa ração durante o período de três meses. O zootecnista selecionou uma amostra de coelhos e os alimentou com a nova ração pelo mesmo período de tempo. Ao final, anotou a massa de cada coelho, obtendo um desvio padrão de 1,5 kg para a distribuição das massas dos coelhos dessa amostra. Para avaliar a eficiência dessa ração, ele utilizará o coeficiente de variação (CV) que é uma medida de dispersão definida por , em que representa o desvio padrão e , a média das massas dos coelhos que foram alimentados com uma determinada ração. O zootecnista substituirá a ração que vinha utilizando pela nova, caso o coeficiente de variação da distribuição das massas dos coelhos que foram alimentados com a nova ração for menor do que o coeficiente de variação da distribuição das massas dos coelhos que foram alimentados com a ração atual.
A substituição da ração ocorrerá se a média da distribuição das massas dos coelhos da amostra, em quilograma, for superior a
- A) 5,0.
- B) 9,5.
- C) 10,0.
- D) 10,5.
- E) 15,0.
Resposta:
[E]
O coeficiente de variação é dado pela razão entre o desvio padrão e a média das massas dos coelhos.
Com a ração atual, o coeficiente de variação é:
A ração será substituída se o coeficiente de variação da nova ração, que tem desvio padrão 1,5, for menor do que a ração atual, logo, precisamos que:
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário