Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A organização não governamental (ONG) Viver comSaúde possui programas de incentivo à prática desportiva, demonitoramento da saúde bucal, de divulgação sobre a prevençãode doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A referidaONG atua exclusivamente no Distrito Federal (DF), mas pretendeampliar sua área de atuação para o estado de Goiás em face darealidade precária dos fornecedores de serviços de saúde daspequenas cidades do entorno do DF. Tal ampliação implicará umaumento de 70% nos custos da organização. Para tanto, a ONGterá de tomar decisões acerca do seu processo organizacional.A partir da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir comrelação ao processo organizacional. A ampliação da área de atuação da ONG em apreço para o estado de Goiás inviabiliza seu atual modelo de departamentalização por serviço da organização por se tratar de diferentes localidades.

A organização não governamental (ONG) Viver com
Saúde possui programas de incentivo à prática desportiva, de
monitoramento da saúde bucal, de divulgação sobre a prevenção
de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros. A referida
ONG atua exclusivamente no Distrito Federal (DF), mas pretende
ampliar sua área de atuação para o estado de Goiás em face da
realidade precária dos fornecedores de serviços de saúde das
pequenas cidades do entorno do DF. Tal ampliação implicará um
aumento de 70% nos custos da organização. Para tanto, a ONG
terá de tomar decisões acerca do seu processo organizacional.

A partir da situação hipotética acima, julgue os itens a seguir com
relação ao processo organizacional.




A ampliação da área de atuação da ONG em apreço para o estado de Goiás inviabiliza seu atual modelo de departamentalização por serviço da organização por se tratar de diferentes localidades.

Resposta:

A alternativa correta é E)

A afirmação de que a ampliação da área de atuação da ONG Viver com Saúde para o estado de Goiás inviabiliza seu atual modelo de departamentalização por serviço é ERRADA (E). A justificativa para essa resposta está no fato de que a departamentalização por serviço não está necessariamente vinculada a uma única localidade geográfica.

O modelo de departamentalização por serviço organiza as atividades da ONG com base nas funções desempenhadas, como programas de incentivo ao esporte, monitoramento de saúde bucal e prevenção de doenças. Essa estrutura pode ser mantida mesmo com a expansão para novas regiões, desde que os serviços oferecidos sejam replicáveis em diferentes localidades.

Além disso, a ONG pode adaptar sua operação sem alterar radicalmente sua estrutura organizacional. A expansão para Goiás exigirá ajustes logísticos e de custos, mas não torna automaticamente inviável o modelo atual. Portanto, a afirmação apresentada no item está incorreta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *