Organizar, a exemplo de todas as funções da administração, é um processo que abrange a tomada de decisões. A propósito das etapas ou das decisões que envolvem a função de organizar, assinale a alternativa correta.
Organizar, a exemplo de todas as funções da administração, é um processo que abrange a tomada de decisões. A propósito das etapas ou das decisões que envolvem a função de organizar, assinale a alternativa correta.
- A)A cadeia de comando distribui-se pelos diversos escalões hierárquicos. A autoridade dos que se situam nos níveis superiores contrapõe-se à responsabilidade dos que se posicionam nos níveis inferiores.
- B)A divisão do trabalho é atributo das grandes organizações. Nas pequenas, para atingir seus objetivos, cada empregado ou funcionário deve especializar-se em todas as tarefas.
- C)As unidades de trabalho são chamadas cargos. A menor unidade de trabalho da estrutura organizacional é o departamento.
- D)Autoridade formal é a exercida por alguns empregados ou funcionários independentemente do cargo ocupado por eles.
- E)Quanto maior a amplitude de controle de um chefe ou gerente, menor é o número de seus subordinados diretos.
Resposta:
A alternativa correta é A)
Organizar, a exemplo de todas as funções da administração, é um processo que abrange a tomada de decisões. A propósito das etapas ou das decisões que envolvem a função de organizar, a alternativa correta é:
- A) A cadeia de comando distribui-se pelos diversos escalões hierárquicos. A autoridade dos que se situam nos níveis superiores contrapõe-se à responsabilidade dos que se posicionam nos níveis inferiores.
Esta alternativa está correta porque reflete o princípio básico da organização hierárquica, em que a autoridade flui de cima para baixo, enquanto a responsabilidade é atribuída aos níveis inferiores. As demais alternativas apresentam conceitos equivocados ou imprecisos sobre estrutura organizacional, divisão do trabalho e autoridade formal.
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