Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A gestão financeira e orçamentária envolve ações e procedimentos de administração, como o planejamento, a análise e o controle das atividades financeiras de uma entidade, independentemente de seu objetivo. Entre as funções listadas, qual não faz parte da administração financeira e orçamentária?

A gestão financeira e orçamentária envolve ações e
procedimentos de administração, como o planejamento, a
análise e o controle das atividades financeiras de uma
entidade, independentemente de seu objetivo. Entre as
funções listadas, qual não faz parte da administração
financeira e orçamentária?

Resposta:

A alternativa correta é D)

A gestão financeira e orçamentária é um pilar essencial para a sustentabilidade de qualquer organização, seja ela pública, privada ou sem fins lucrativos. Seu escopo abrange o planejamento, a análise e o controle dos recursos financeiros, visando otimizar seu uso e garantir a saúde econômica da entidade. Entre as opções apresentadas, a alternativa que claramente se destoa das funções típicas dessa área é a Administração de Recursos Humanos, que pertence a um domínio distinto da gestão organizacional.

As demais alternativas estão intrinsecamente ligadas à gestão financeira: a Administração de Orçamento de Capital lida com investimentos de longo prazo; a Administração de Caixa gerencia a liquidez operacional; a Administração de Fundos de Pensão envolve aplicações financeiras para benefícios futuros; e a Administração de Projetos de Financiamentos está relacionada à captação e alocação de recursos. Já a gestão de pessoas, embora crucial para a organização, foca em políticas de contratação, desenvolvimento e retenção de talentos – aspectos que não integram o núcleo das decisões financeiras e orçamentárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *