No processo de capacitação de servidores de uma organização, osconteúdos programáticos, o número de servidores capacitados, bemcomo as notas obtidas pelos servidores na avaliação são dadosutilizados pelo analista administrativo para, com base nas normasde avaliação e treinamento e no regulamento interno sobrecapacitação da empresa, emitir o certificado e o histórico dosservidores egressos. Considerando essas informações, julgue ospróximos itens, relativos à gestão de processos. O servidor capacitado constitui exemplo de cliente.
No processo de capacitação de servidores de uma organização, os
conteúdos programáticos, o número de servidores capacitados, bem
como as notas obtidas pelos servidores na avaliação são dados
utilizados pelo analista administrativo para, com base nas normas
de avaliação e treinamento e no regulamento interno sobre
capacitação da empresa, emitir o certificado e o histórico dos
servidores egressos. Considerando essas informações, julgue os
próximos itens, relativos à gestão de processos.
O servidor capacitado constitui exemplo de cliente.
- C) CERTO
- E) ERRADO
Resposta:
A alternativa correta é C)
No contexto da gestão de processos organizacionais, a capacitação de servidores é uma atividade que envolve múltiplas etapas e stakeholders. O servidor capacitado, nesse cenário, pode ser considerado um exemplo de cliente, uma vez que ele é o destinatário direto dos serviços oferecidos pela organização, no caso, o treinamento e a certificação.
O texto fornecido destaca que os conteúdos programáticos, o número de servidores capacitados e suas notas são utilizados pelo analista administrativo para emitir certificados e históricos. Isso evidencia que o servidor é o beneficiário principal do processo, caracterizando-o como cliente interno. Ele recebe um "produto" (a capacitação) que agrega valor à sua atuação profissional e atende às normas da organização.
Portanto, a afirmação de que "O servidor capacitado constitui exemplo de cliente" está correta, conforme indicado pelo gabarito (C). Essa perspectiva reforça a importância de tratar os colaboradores como partes interessadas centrais nos processos de desenvolvimento e avaliação, alinhando-se às boas práticas de gestão.

Deixe um comentário