Pode-se conceituar cultura organizacional como o modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna (Shein, 1985). Assinale abaixo a opção que não apresenta um elemento relacionado à cultura organizacional de uma empresa.
Pode-se conceituar cultura organizacional como o modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna (Shein, 1985). Assinale abaixo a opção que não apresenta um elemento relacionado à cultura organizacional de uma empresa.
- A)Valores --- são definições do que é importante para atingir o sucesso. As empresas definem alguns valores que resistem ao teste do tempo.
- B)Ritos, rituais e cerimônias - são atividades planejadas para tornar a cultura mais visível e coesa. Seriam os processos de integração, admissão, etc.
- C)Símbolos - objetos e ações ou eventos dotados de significados especiais e que permitem aos membros da organização trocarem idéias complexas e mensagens emocionais, etc.
- D)Preços - valores definidos para a comercialização de produtos e que definem um segmento do mercado.
- E)Processo de comunicação - tem a função de transmitir e administrar a cultura e inclui a rede de relações, papéis informais, etc.
Resposta:
A alternativa correta é D)
Pode-se conceituar cultura organizacional como o modelo dos pressupostos básicos que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu no processo de aprendizagem, para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna (Shein, 1985). Assinale abaixo a opção que não apresenta um elemento relacionado à cultura organizacional de uma empresa.
- A) Valores — são definições do que é importante para atingir o sucesso. As empresas definem alguns valores que resistem ao teste do tempo.
- B) Ritos, rituais e cerimônias — são atividades planejadas para tornar a cultura mais visível e coesa. Seriam os processos de integração, admissão, etc.
- C) Símbolos — objetos e ações ou eventos dotados de significados especiais e que permitem aos membros da organização trocarem ideias complexas e mensagens emocionais, etc.
- D) Preços — valores definidos para a comercialização de produtos e que definem um segmento do mercado.
- E) Processo de comunicação — tem a função de transmitir e administrar a cultura e inclui a rede de relações, papéis informais, etc.
O gabarito correto é D), pois preços estão relacionados à estratégia comercial e não diretamente à cultura organizacional da empresa.

Deixe um comentário