Abaixo encontram-se descrições feitas por um estudante a respeito de dois artrópodes: I. Tem um par de antenas, três pares de pernas e possui dois pares de asas; II. Tem corpo dividido em cefalotórax e abdome, não tem antenas e possui quatro pares de pernas. Em relação às categorias taxonômicas, os animais indicados por I e II pertencem
Abaixo encontram-se descrições feitas por um estudante a respeito de dois artrópodes:
I. Tem um par de antenas, três pares de pernas e possui dois pares de asas;
II. Tem corpo dividido em cefalotórax e abdome, não tem antenas e possui quatro pares de pernas.
Em relação às categorias taxonômicas, os animais indicados por I e II pertencem
- A)ao mesmo filo e à mesma classe.
- B)ao mesmo filo, porém a diferentes classes.
- C)à mesma ordem e à mesma classe.
- D)à mesma ordem, porém, a diferentes classes.
Resposta:
A alternativa correta é B)
O estudo dos artrópodes é fundamental para compreender a diversidade do reino animal. As descrições fornecidas pelo estudante apresentam características distintas que permitem classificar os organismos em diferentes categorias taxonômicas. Analisando os dados, podemos identificar que:
O animal descrito em I possui um par de antenas, três pares de pernas e dois pares de asas, características típicas dos insetos, que pertencem à classe Insecta. Já o animal descrito em II apresenta corpo dividido em cefalotórax e abdome, ausência de antenas e quatro pares de pernas, traços característicos dos aracnídeos, que fazem parte da classe Arachnida.
Ambos os grupos, no entanto, compartilham características comuns que os colocam no mesmo filo, o Arthropoda, como a presença de um exoesqueleto quitinoso e apêndices articulados. Portanto, embora pertençam a classes diferentes, estão unidos em um mesmo filo, confirmando que a alternativa correta é a B) ao mesmo filo, porém a diferentes classes.
Essa distinção evidencia a importância da taxonomia para organizar e entender as relações evolutivas entre os seres vivos, destacando como características morfológicas podem definir grupos taxonômicos amplos (como filo) ou mais específicos (como classe).
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