Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Com relação à biologia da fase larvária de Culicidae, analise as afirmativas a seguir. I. As larvas passam por quatro estágios e são necessariamente aquáticas. II. As larvas apresentam uma região cefálica bem desenvolvida, apresentando um par de antenas e peças bucais. III. As larvas de Culicidae precisam vir à superfície da água para respirar, com exceção dos gêneros Mansonia e Coquillettidia. Assinale: 

Com relação à biologia da fase larvária de Culicidae, analise
as afirmativas a seguir.

I. As larvas passam por quatro estágios e são
necessariamente aquáticas.

II. As larvas apresentam uma região cefálica bem
desenvolvida, apresentando um par de antenas e peças
bucais.

III. As larvas de Culicidae precisam vir à superfície da água
para respirar, com exceção dos gêneros Mansonia e
Coquillettidia.

Assinale: 

Resposta:

A alternativa correta é E)

Com relação à biologia da fase larvária de Culicidae, as afirmativas apresentadas demonstram características essenciais desse estágio de desenvolvimento. A análise detalhada de cada uma delas permite confirmar sua veracidade.

A afirmativa I está correta, pois as larvas de Culicidae de fato passam por quatro estágios larvais distintos (instares) e são obrigatoriamente aquáticas, dependendo da água para completar seu ciclo de vida.

A afirmativa II também está correta, já que as larvas apresentam uma região cefálica bem desenvolvida, com estruturas como antenas e peças bucais adaptadas para sua alimentação e sobrevivência no ambiente aquático.

Por fim, a afirmativa III é verdadeira, uma vez que a maioria das larvas de Culicidae necessita subir à superfície da água para respirar, exceto os gêneros Mansonia e Coquillettidia, que possuem adaptações especiais para obter oxigênio de plantas aquáticas.

Portanto, a alternativa correta é E) se todas as afirmativas estiverem corretas, pois cada uma delas descreve com precisão aspectos relevantes da biologia larval desses insetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *