Mais de 4 mil e 400 índios das etnias Yanomami e Ye’Kuana, que habitam o norte do Amazonas e leste de Roraima até a fronteira com a Venezuela, sofrem de oncocercose, uma doença parasitária conhecida como “cegueira dos rios”. O parasita pode invadir o globo ocular, causando reações que podem levar à cegueira (Adaptado: IBICT, Canal Ciência).Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a família e o nome vulgar do inseto vetor desta filariose.
Mais de 4 mil e 400 índios das etnias Yanomami e Ye’Kuana, que habitam o norte do Amazonas e leste de Roraima até a fronteira com a Venezuela, sofrem de oncocercose, uma doença parasitária conhecida como “cegueira dos rios”. O parasita pode invadir o globo ocular, causando reações que podem levar à cegueira (Adaptado: IBICT, Canal Ciência).
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a família e o nome vulgar do inseto vetor desta filariose.
- A)Psychodidae e flebótomo
- B)Argasidae e carrapato
- C)Culicidae e mosquito palha
- D)Simuliidae e borrachudo ou pium
- E)Reduviidae e barbeiro
Resposta:
A alternativa correta é D)
Mais de 4 mil e 400 índios das etnias Yanomami e Ye’Kuana, que habitam o norte do Amazonas e leste de Roraima até a fronteira com a Venezuela, sofrem de oncocercose, uma doença parasitária conhecida como "cegueira dos rios". O parasita pode invadir o globo ocular, causando reações que podem levar à cegueira (Adaptado: IBICT, Canal Ciência).
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a família e o nome vulgar do inseto vetor desta filariose.
- A) Psychodidae e flebótomo
- B) Argasidae e carrapato
- C) Culicidae e mosquito palha
- D) Simuliidae e borrachudo ou pium
- E) Reduviidae e barbeiro
O gabarito correto é D).
Deixe um comentário