A célula eucariótica é composta de muitas estruturas, compartimentos e organelas, cada uma com funções específicas que exigem conjuntos distintos de proteínas e enzimas. Essas proteínas (com exceção daquelas produzidas nas mitocôndrias e plastídios) são sintetizadas nos ribossomos, no citoplasma. Como elas são direcionadas para seus destinos celulares finais? Talvez o sistema de direcionamento de proteínas mais bem caracterizado seja o que começa no retículo endoplasmático. A maioria das proteínas lisossomais, de membrana ou secretadas tem uma sequência sinal amino-terminal. Sobre as sequências-sinal e as proteínas com sequência-sinal, pode-se afirmar que:
- A) todas as sequências-sinal têm entre 10 e 15 aminoácidos hidrofóbicos.
- B) todas as sequências-sinal possuem 1 ou mais resíduos carregados positivamente depois da sequência hidrofóbica.
- C) todas as sequências-sinal possuem uma pequena sequência no terminal carboxil que é relativamente polar, tendo resíduos com cadeias laterais curtas, principalmente prolina, na posição mais próxima do sítio de clivagem.
- D) uma única protease é responsável por clivar as diferentes sequências-sinal de qualquer proteína.
- E) as proteínas com essas sequências sinal são sintetizadas nos ribossomos ligados a mitocôndrias.
Resposta:
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
A questão está anulada por falta de uma alternativa que esteja correta, todas as alternativas apresentam ao menos uma incorreção.
a) todas as sequências-sinal têm entre 10 e 15 aminoácidos hidrofóbicos.
INCORRETA: Sequências-sinal podem variar em comprimento e composição. O principal papel das sequências-sinal é direcionar a proteína para uma localização específica dentro da célula. Muitas sequências-sinal contêm aminoácidos hidrofóbicos que facilitam a ancoragem da proteína em membranas celulares. Portanto, não há um tamanho fixo ou composição específica universal para todas as sequências-sinal. Por exemplo, a proteína precursora da insulina, que é processada no pâncreas, tem uma sequência-sinal com cerca de 24 aminoácidos, dos quais alguns são hidrofóbicos.
b) todas as sequências-sinal possuem 1 ou mais resíduos carregados positivamente depois da sequência hidrofóbica.
INCORRETA: Algumas sequências-sinal podem incluir resíduos carregados positivamente após a sequência hidrofóbica, o que pode ajudar na interação com o sistema de transporte celular. No entanto, nem todas as sequências-sinal apresentam essa característica. A composição específica das sequências-sinal pode variar a depender do endereçamento final desta proteína.
c) todas as sequências-sinal possuem uma pequena sequência no terminal carboxil que é relativamente polar, tendo resíduos com cadeias laterais curtas, principalmente prolina, na posição mais próxima do sítio de clivagem.
INCORRETA: A composição das sequências-sinal pode variar de acordo com a proteína e sua função. Algumas sequências-sinal podem conter regiões mais polares, mas isso não se aplica a todas. A presença de resíduos como prolina pode variar. Como ocorre, por exemplo, na sequência-sinal da proteína alfa-amilase pancreática, que não contém prolina nas proximidades do sítio de clivagem.
d) uma única protease é responsável por clivar as diferentes sequências-sinal de qualquer proteína.
INCORRETA: Diferentes proteínas podem ser processadas por diferentes proteases. A escolha da protease depende da proteína específica e do destino que a proteína terá na célula. A proteína insulina requer a ação da enzima protease tripsina para o processamento da sua sequência-sinal, enquanto outras proteínas podem ser processadas por diferentes proteases.
e) as proteínas com essas sequências sinal são sintetizadas nos ribossomos ligados a mitocôndrias.
INCORRETA: As proteínas com sequências-sinal são sintetizadas nos ribossomos livres no citoplasma da célula. Em seguida, essas proteínas são direcionadas para o sistema endomembranar (retículo endoplasmático, complexo de Golgi, lisossomos, etc.) com base em suas sequências-sinal específicas.
Deixe um comentário