A eletroforese de proteínas séricas é um método que permite separar proteínas do plasma humano em frações. O exame consiste em aplicar a amostra do soro em um meio sólido e submetê-la a um potencial elétrico. Esse exame tem diversas aplicações no campo da saúde. Um paciente com suspeita de mieloma múltiplo realizou esse exame, que evidenciou o resultado seguinte.
Acerca da eletroforese de proteínas séricas, julgue o item.
A estabilização da estrutura secundária de uma determinada proteína está dada pelas ligações de hidrogênio das cadeias laterais de resíduos de aminoácidos.
- A) Certo
- B) Errado
Resposta:
A alternativa correta é letra B) Errado
Esse item está errado, pois a estabilização da estrutura secundária das proteínas é atribuída às ligações de hidrogênio entre as cadeias do esqueleto principal e não das cadeias laterais.
A estruturação secundária das proteínas ocorre entre o grupo carbonilo (C=O) de um resíduo de aminoácido e o grupo amina (N-H) de outro resíduo, formando as alfa hélices e as folhas beta. As cadeias laterais dos aminoácidos até podem contribuir para a estabilização da estrutura secundária mas as ligações de hidrogênio do esqueleto principal são as mais significativas para a formação da estrutura secundária, por meio das alfa alfa hélice e folhas beta.
Portanto, o item está errado.
Referência: NELSON, David L.; COX, Michael M.. Princípios de bioquímica de Lehninger. 7 Porto Alegre: Artmed, 2019
Deixe um comentário