A glicose, por ser uma molécula hidrofílica, não consegue atravessar a membrana plasmática e entrar nas células facilmente. O glut-4, um dos transportadores de glicose, localiza- se
- A) na membrana da maioria das células, favorecendo um transporte basal de glicose para as células a uma taxa relativamente constante.
- B) no fígado e nas células β pancreáticas, tornando-se ativo quando a quantidade de glicose sanguínea é alta.
- C) nos músculos e nas células adiposas, proporcionando a captação de glicose insulino-mediada nesses tecidos.
- D) no jejuno e adipócitos, principal carreador de glicose- 6-fosfato, mantendo o gradiente de concentração de glicose intracelular.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) nos músculos e nas células adiposas, proporcionando a captação de glicose insulino-mediada nesses tecidos.
Gabarito: Letra "C".
Entendimento: Letra "C".
Acompanhe minha análise:
Referência: MACHADO, U. F. Transportadores de glicose. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia, v. 42, 1998.
a) na membrana da maioria das células, favorecendo um transporte basal de glicose para as células a uma taxa relativamente constante.
ERRADA. Note que GLUT-4 é mais abundante nas membranas celulares do músculo esquelético, cardíaco e tecido adiposo.
b) no fígado e nas células β pancreáticas, tornando-se ativo quando a quantidade de glicose sanguínea é alta.
ERRADA. Em primeiro lugar, note que GLUT-4 é mais abundante nas membranas celulares do músculo esquelético, cardíaco e tecido adiposo. Em segundo lugar, note que a estimulação se dá pela insulina (não pela glicose, como diz na questão). Após a estimulação pela insulina, esses transportadores (GLUT-4) são translocados para a membrana e o transporte de glicose é aumentado.
c) nos músculos e nas células adiposas, proporcionando a captação de glicose insulino-mediada nesses tecidos.
CORRETA. Está inteiramente correta a afirmativa. Veja esse esquema:
Nesse esquema, você veja que os monossacarídeos glicose e galactose atravessam a membrana da célula com a ajuda de SGLT (sodium-glucose cotransporter). Na imagem, note que a proteína SGLT atua com o íon Na+; por isso, SGLT é uma proteína transportadora acoplada ao Na+. De outro modo, veja que o monossacarídeo frutose entra porque, na membrana da célula, recebe a ajuda de GLUT, que é uma família de transportadores de glicose (GLUT1 a GLUT7). No caso da frutose, é a proteína GLUT5, que ocorre em abundância nas células do intestino delgado e nas células do testículo. Esse tipo de ajuda para atravessar a membrana é chamada de cotransporte simporte, em que há gasto de energia.
d) no jejuno e adipócitos, principal carreador de glicose- 6-fosfato, mantendo o gradiente de concentração de glicose intracelular.
ERRADA. Note que GLUT-4 é mais abundante nas membranas celulares do músculo esquelético, cardíaco e tecido adiposo.
Deixe um comentário