A informação genética é armazenada no DNA por meio de um código, no qual a sequência de bases adjacentes determina a sequência de aminoácidos no polipeptídeo codificado. Mas esse código é considerado “degenerado”. Esse postulado de que o código genético é degenerado pode ser explicado afirmando-se que
- A) há códons que não especificam nenhum aminoácido.
- B) um mesmo códon não serve para dois aminoácidos.
- C) há mais de um códon com o mesmo significado.
- D) o códon somente identifica os aminoácidos com auxílio do RNAt.
- E) a base timina do DNA é substituída pela base uracila na formação do RNAm.
Resposta:
A alternativa correta é letra C) há mais de um códon com o mesmo significado.
O DNA é formado por uma sequência de bases nitrogenadas. Estas bases originam genes a partir da formação de sequências específicas de trincas, chamado de códon, formando aminoácidos. No DNA são encontrados quatro tipos diferentes de bases nitrogenadas: adenina, citosina, guanina e timina. As diferentes combinações de trincas de bases resulta em diferentes aminoácidos. Assim, o mesmo aminoácido pode ser formado por diferentes códons. Algumas vezes a troca de apenas uma das três bases não é suficiente para modificar outro aminoácido.
A partir da descoberta das inúmeras formas de combinações de trincas e a existência de um número limitado de aminoácidos, foi estabelecido que o código genético, é degenerado, pois há diferentes códons que formam o mesmo aminoácido.
Portanto, a alternativa correta é a Letra c) há mais de um códon com o mesmo significado.
Deixe um comentário