A lactase é uma enzima presente no intestino delgado que converte lactose em galactose e glicose. Algumas pessoas apresentam níveis baixos da enzima lactase e, por isso, podem ter dificuldade em digerir a lactose presente no leite. O diagnóstico dessa deficiência de lactase pode ser feito por meio de exames de sangue: são colhidas amostras de sangue e medidos os níveis de glicemia após 12 horas de jejum e após 30 e 60 minutos da ingestão de lactose dissolvida em água. Nos pacientes com níveis normais de lactase, ocorre aumento da glicemia em 20 mg/dL ou mais em pelo menos um dos intervalos de tempo (30 e 60 minutos). Em pacientes com níveis baixos de lactase, o aumento da glicemia nas duas dosagens após a ingestão de lactose é menor que 20 mg/dL. Considerando a deficiência de lactase e o teste descrito no texto, é correto afirmar:
- A) Devido à deficiência de lactase, a glicose chega inalterada ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo gases e ácido láctico.
- B) Um aumento de pelo menos 20 mg/dL na glicemia indica que o paciente tem deficiência de lactase, pois houve acúmulo de lactose no sangue.
- C) Em pacientes com deficiência de lactase, a lactose ofertada no teste é convertida somente em galactose, motivo pelo qual não há aumento da glicemia.
- D) Em pacientes sem deficiência de lactase, um aumento de pelo menos 20 mg/dL na glicemia indica síntese adequada de lactose pela ação da lactase.
- E) Se houver aumento da glicemia maior que 20 mg/dL após a ingestão de lactose, significa que houve conversão adequada da lactose em glicose pela ação da lactase.
Resposta:
A alternativa correta é letra E) Se houver aumento da glicemia maior que 20 mg/dL após a ingestão de lactose, significa que houve conversão adequada da lactose em glicose pela ação da lactase.
Gabarito: Letra E
A lactase é a enzima responsável por hidrolisar a lactose em galactose e glicose, por meio da seguinte reação:
Lactose + H20 → D-galactose + D-glicose
A intolerância à lactose ocorre em adultos devido a perda da atividade da lactase intestinal após a infância. A lactose não digerida vai ao intestino grosso e é convertida em produtos tóxicos pelas bactérias, resultando em diarreias.
Acerca da função da enzima lactase, analisemos as alternativas:
a) Devido à deficiência de lactase, a glicose chega inalterada ao intestino grosso, onde é fermentada por bactérias, produzindo gases e ácido láctico.
ERRADO: A própria lactose chega inalterada ao intestino grosso, não a glicose, como afirma a alternativa.
b) Um aumento de pelo menos 20 mg/dL na glicemia indica que o paciente tem deficiência de lactase, pois houve acúmulo de lactose no sangue.
ERRADO: Nos pacientes com níveis normais de lactase, ocorre aumento da glicemia em 20 mg/dL ou mais em pelo menos um dos intervalos de tempo (30 e 60 minutos). A aumento da glicemia indica atividade em pelo menos 20 mg/dL indica atividade normal da lactase, uma vez que a glicose é produto da ação desta enzima.
c) Em pacientes com deficiência de lactase, a lactose ofertada no teste é convertida somente em galactose, motivo pelo qual não há aumento da glicemia.
ERRADO: Em pacientes com deficiência de lactase, a lactose ofertada no teste não é hidrolisada. Portanto, não haverá aumento dos níveis tanto de glicose como de galactose no sangue, uma vez que ambas são produtos da hidrólise da lactose pela lactase.
d) Em pacientes sem deficiência de lactase, um aumento de pelo menos 20 mg/dL na glicemia indica síntese adequada de lactose pela ação da lactase.
ERRADO: Nos pacientes com níveis normais de lactase (sem deficiência), o aumento da glicemia em 20 mg/dL ou mais indica atividade normal da lactase. Entretanto, a enzima lactase não sintetiza lactose, mas sim a hidrolisa em glicose e galactose.
e) Se houver aumento da glicemia maior que 20 mg/dL após a ingestão de lactose, significa que houve conversão adequada da lactose em glicose pela ação da lactase.
CERTO: O aumento da glicemia em 20 mg/dL ou mais indica atividade normal da lactase, ou seja, há a conversão adequada da lactose em glicose pela ação da lactase.
--
Referências:
1) Nelson, D. L.; Cox, M.M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6ª Edição. Porto Alegre: Artmed, 2014. 1220p.
Deixe um comentário