Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

A obtenção de álcool etílico por fermentação é conhecida há vários séculos, mas os fundamentos científicos só foram estabelecidos no século XIX, por meio dos trabalhos de Louis Pasteur, que mostrou que a fermentação é provocada por processos vitais de microrganismos, como as leveduras.

O caldo de cana e(ou) o melaço, utilizados para produção, por fermentação, de álcool etílico, são ricos em sacarose. Porém, a levedura forma álcool etílico somente a partir de monossacarídeos. Para isso, é necessária a hidrólise da sacarose — que é facilitada pela enzima sacarose inverta-se fornecida pelas leveduras —, cuja equação é mostrada a seguir.

Se o álcool etílico for obtido a partir do melaço, é necessário reduzir a concentração de sacarose de 85% para 17% em massa, utilizando-se água e formando uma solução conhecida como mosto. Como nutrientes adicionais para as leveduras, são acrescidos sulfato de amônio — (NH4)2SO4 — e fosfato ao mosto. Com o intuito de facilitar a atividade da levedura e suprimir as castas selvagens e as bactérias, é acrescentado H2SO4 para manter o pH do meio entre 4,0 e 5,0. As leveduras ocupam 5% do volume total desse mosto. A fermentação ocorre em recipientes de aço que, nas usinas modernas, são fechados para o recolhimento do CO2. A equação da fermentação é a seguinte.

Depois da fermentação completa, tem-se álcool etílico a 9% em volume. As leveduras são separadas por decantação e o líquido é destilado. A concentração máxima de álcool etílico obtida é de 95% em volume. Essa concentração máxima é limitada porque se forma uma mistura azeotrópica álcool/água.

A partir das informações do texto acima, julgue o item a seguir.

A sacarose, presente no meio de cultura das leveduras, é um alimento energético para os seres humanos.

Resposta:

A alternativa correta é letra A) Certo.

A sacarose é um dissacarídeo formado pela ligação de uma molécula de glicose e uma de frutose. Esses monossacarídeos são fontes de energia rapidamente disponíveis para o corpo humano, pois são absorvidos e utilizados pelas células durante o metabolismo energético. Portanto, a sacarose, ao ser consumida, é hidrolisada em glicose e frutose, que são utilizadas no processo de geração de ATP, a moeda energética das células, o que justifica a afirmação de que a sacarose é um alimento energético para os seres humanos.

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *