Continua após a publicidade..
A toxicidade de duas substâncias (X e Y) foram avaliados em um laboratório especializado, usando a enzima acetilcolinesterase plasmática como biomarcador. O gráfico a seguir representa os dados da cinética enzimática na ausência (curva A) ou na presença da substância X (curva B) e da substância Y (curva C).
Pela análise dos dados apresentados no gráfico, conclui-se que:
- A) a curva A representa uma cinética hiperbólica, indicando que acetilcolinesterase é uma enzima alostérica.
- B) a curva B indica que o composto X é um inibidor do tipo não competitivo, pois altera o Km afetando a velocidade máxima.
- C) a curva C indica que o composto Y é um inibidor do tipo misto, pois mantém o Km e diminui a velocidade máxima.
- D) a curva B indica que inibidor X é do tipo competitivo, pois altera o Km e mantém a velocidade máxima.
Resposta:
Resposta: A alternativa correta é a letra D).
Explicação: A curva B representa a cinética enzimática na presença do inibidor X. Neste caso, observa-se que o Km (constante de Michaelis-Menten) aumenta, enquanto a Vmax (velocidade máxima) permanece inalterada. Isso é característico de um inibidor competitivo, que compete com o substrato pelo sítio ativo da enzima, mas não afeta a capacidade máxima da enzima de catalisar a reação quando saturada com substrato. Portanto, a presença do inibidor X aumenta a necessidade de concentração de substrato para alcançar a metade da Vmax (Km), mas não altera a Vmax em si, confirmando que é um inibidor competitivo.
Continua após a publicidade..
Deixe um comentário